segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Jorge Jesus vs. Marco Silva, à 10 jornada

Apesar de os balanços definitivos só poderem ser feitos no final da época, parece-me interessante fazer uma comparação preliminar entre os números de Jorge Jesus e Marco Silva durante as primeiras 10 jornadas do campeonato.

Como é evidente, qualquer comparação fica condicionada por alguns fatores, como:

Calendário
  • À 10ª jornada Marco Silva já tinha defrontado Benfica e Porto, enquanto que Jorge Jesus apenas jogou contra o Benfica;
  • Marco Silva tinha realizado 5 jogos em casa e 5 jogos fora, enquanto que Jorge Jesus realizou 4 jogos em casa e 6 jogos fora.

Outras competições
  • Na Taça de Portugal, ambos os treinadores realizaram duas partidas: Marco Silva defrontou e eliminou o Porto fora e o Espinho, enquanto que Jorge Jesus defrontou e eliminou o Vilafranquense e o Benfica em casa;
  • Nas competições europeias, Marco Silva tinha realizado 5 partidas de intensidade máxima para a Liga dos Campeões (2xMaribor, 2xSchalke e 1xChelsea); Jorge Jesus realizou 2 partidas de intensidade máxima para a Liga dos Campeões (2xCSKA) e 5 jogos com poupanças para a Liga Europa (2xLokomotiv, 2xSkenderbeu e 1xBesiktas);
  • Jorge Jesus disputou e venceu a final da Supertaça.

Diferenças no plantel
  • Alguns dos jogadores do Sporting são jovens que, com Jorge Jesus, têm um ano de experiência adicional em relação ao tempo de Marco Silva (nomeadamente Paulo Oliveira, William, João Mário e Carlos Mané);
  • Jorge Jesus não pôde contar com Cédric e Nani, recebendo João Pereira e Bryan Ruiz;
  • Jorge Jesus só pôde contar com Carrillo nas primeiras 4 jornadas;
  • Jorge Jesus só pôde contar com William Carvalho a 100% a partir da 7ª jornada;
  • Jorge Jesus dispôs de Naldo para o centro da defesa (Ewerton só jogou 1 partida esta época para o campeonato), enquanto Marco Silva usou Maurício e Sarr (Paulo Oliveira já fazia parte do plantel);
  • Em qualidade de alternativas aos titulares com utilização significativa, Jorge Jesus ganhou profundidade na posição de ponta-de-lança (ganhou Teo) e no meio-campo (ganhou Aquilani); Bryan Ruiz pode ser considerado uma substituição direta de Nani, e João Pereira de Cédric.

Em termos de classificação no campeonato, a diferença não poderia ser mais clara:


Em dez jogos, o Sporting deste ano tem mais 9 pontos, mais 1 golo marcado e menos 5 golos sofridos. Já venceu por 8 vezes (contra 4 vitórias na época passada) e apenas cedeu 2 empates (contra 5 empates e 1 derrota na época passada).

É no entanto necessário recordar que o registo de Marco Silva melhorou muito após a 10ª jornada. Na realidade, o Sporting empatou e perdeu tantas vezes nas 24 jornadas que se seguiram como nas primeiras 10: entre a 11ª e 34ª jornada, o Sporting cedeu também 5 empates e 1 derrota, mas conseguiu 18 vitórias.

Voltando ao comparativo das primeiras 10 jornadas, a melhoria generalizada dos números do Sporting de Jorge Jesus não são fruto do acaso e encontram suporte noutros elementos estatísticos. Esta conclusão pode ser retirada a partir da análise comparativa feita pelo site goalpoint.pt (um excelente projeto feito por analistas - não são jornalistas) com base em dados Opta:


Como se pode ver, o Sporting tem metade dos golos sofridos como consequência direta de estar a permitir que os adversários efetuem apenas metade dos remates enquadrados e bastante menos passes para ocasião em relação à época passada, o que é um sinal de uma evolução na qualidade de processos defensivos da equipa. Ofensivamente, o Sporting de Jesus remata menos que o de Marco Silva, mas fá-lo em melhores condições. A bola circula muito mais entre jogadores (os passes certos aumentaram 27,5%), com maior acerto, e reflete-se na tal melhoria de remates enquadrados (41% contra 36%).

De destacar também o facto de o Sporting deste ano dispor de muito mais penáltis a favor. Foram assinalados 5 - o que até peca por defeito, pois apesar de haver 1 penálti mal assinalado a favor do Sporting, ficaram 6 (!) por assinalar -, o que é indicador claro de uma presença na área adversária bastante mais acutilante. Em relação aos penáltis contra, os números estão equilibrados (quer no número de penáltis assinalados, quer naqueles que ficaram por assinalar).