quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O céu a cair em cima do Twente?

Na terça-feira, durante a manhã, a Holanda descobriu a existência do Football Leaks e, em particular, dos documentos que revelam os pormenores do acordo entre o Twente e a Doyen para a cedência de percentagens de passe de sete jogadores.


Os documentos foram assinados antes de 1 de maio de 2015, ou seja, antes de a partilha de passes com fundos ter passado a ser ilegal, mas o que está a gerar polémica é o facto de existirem cláusulas nestes documentos que retiram independência ao clube para gerir os seus próprios assuntos - algo que já era proibido pela FIFA antes desta última alteração ao regulamento de transferências.

Cá em Portugal é do conhecimento generalizado que estes contratos contêm cláusulas que podem limitar a autonomia dos clubes - foi precisamente esse um dos argumentos utilizados pelo Sporting para considerar nulos os contratos com a Doyen - mas, para agravar a situação, diz-se que o Twente terá entregado à KNVB (federação holandesa) versões dos contratos que excluíam as cláusulas polémicas. Ou seja, a versão oficial que o Twente entregou à federação não coincidia com a versão assinada com a Doyen.

Uma vez tendo o assunto chegado à comunicação social holandesa, assistimos a uma demonstração de como as coisas funcionam de forma muito diferente naquele país: na tarde do mesmo dia a KNVB pediu explicações ao Twente, e à noite o presidente do Twente, Aldo van der Laan, demitiu-se do cargo. Neste momento fala-se em penalizações para o Twente que poderão ir da simples multa até ao afastamento completo dos campeonatos holandeses, passando por sanções intermédias como a retirada de pontos, a impossibilidade de inscrição de novos jogadores ou a descida de divisão.

Na realidade, este tipo de castigos não são novidade para o Twente. Apesar de ter o apoio  da Doyen, ainda na época passada o clube holandês foi penalizado em duas ocasiões com perda de pontos devido a problemas financeiros. E apesar de ter o apoio da Doyen, neste momento encontra-se em 15º lugar no campeonato, apenas um ponto acima das posições de despromoção.

Como é evidente, o facto de este caso se estar a desenrolar tão rapidamente também pode significar que nem tudo foi devidamente analisado, podendo haver novos esclarecimentos ou desenvolvimentos nos próximos dias. Mas confirmando-se estas primeiras impressões, falamos de uma sequência de acontecimentos que poderão ter muito interesse para o Sporting. Não só porque é mais uma evidência daquilo que o Sporting vem alegando na luta contra os fundos, mas também porque...


... o presidente do Twente foi uma das testemunhas apresentadas pela Doyen no TAS no âmbito do processo Rojo. Confirmando-se a existência de um conluio entre o clube deste senhor e a Doyen para contornar os regulamentos, e havendo mais uma posição pública de uma federação de futebol a considerar ilegais este tipo de acordos, poderá ainda ir a tempo de servir de argumento adicional que ajude o TAS a tomar a decisão certa.