quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Gente doente na CMTV

Palavra de honra: sempre que vejo os programas sobre futebol da CMTV, fico à espera que, a qualquer momento, apareça uma equipa de enfermeiros encorpados e munidos de coletes de forças para levar a maior parte dos intervenientes para o manicómio.

Retiro deste grupo Fernando Mendes que, das poucas vezes que vi o programa, defende muito bem o Sporting, com um nível de saúde mental e honestidade intelectual incomparavelmente superior ao dos seus companheiros de painel.

Ontem à noite, o público português teve a possibilidade de assistir a mais um momento de pura insanidade, que teve como protagonistas Jaime Antunes e Octávio Lopes. A ânsia em atacar Bruno de Carvalho é tanta, que... que... bem, o melhor é mesmo verem o que eles disseram.


Trinta jogadores contratados na época passada por Bruno de Carvalho, disse Jaime Antunes, citando o que um sócio do Sporting teria dito uns tempos antes na CMTV. Não sei que sócio era esse, mas também poderia ser internado de imediato. Fernando Mendes respondeu prontamente, e bem. Entre jogadores do plantel principal e da equipa B, o Sporting contratou treze jogadores em 2014/15 (e estou a incluir Nani nessas contas).

Mas mais deliciosa foi a intervenção de Octávio Lopes, o jornalista especialista em desporto do Correio da Manhã (a aplicação do itálico não é inocente). Dizer que a maior parte dos jogadores do atual plantel do Sporting foram contratados por Godinho Lopes, dá vontade de rir. E usar como exemplos Rui Patrício, Adrien e William Carvalho é de rebolar no chão à gargalhada. Rui Patrício, que está no Sporting desde 1999! Adrien, que está no Sporting desde 2002! E William, que está no Sporting desde 2005!

O único mérito que se pode dar a Godinho Lopes na gestão destes jogadores é a venda ao desbarato de percentagens dos seus passes, como foi o caso de William Carvalho: o nosso ex-presidente alienou 40% do passe por €400.000.

Mas para não correr o risco de estar a ser injusto com Octávio Lopes, dei-me ao trabalho de fazer uma tabela com o responsável pela contratação dos 28 jogadores do plantel da equipa A:


Ou seja, temos 11 jogadores formados na Academia, 16 contratados por Bruno de Carvalho, enquanto que Godinho Lopes foi responsável por... 1 (um, uno, one, un, ein): precisamente Carrillo, que, como todos sabem, até está de saída...

(obrigado, @vasco_sm!)