terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Já ouviu falar de Leander Siemann?

Falando por mim, não me lembro de alguma vez ter ouvido falar deste jogador. Até ontem. Leander Siemann é um defesa alemão que foi contratado no início da época de 2014/15 pelo Porto, vindo das camadas jovens do Arsenal, para fazer parte da equipa B.


Ao longo dessa época, o jogador realizou apenas 5 partidas.


Durante essa meia época, em que alternou sobretudo entre a bancada e o banco de suplentes, teve o seu maior período de utilização em janeiro. No entanto, depois dos jogos contra o Chelsea e Marítimo B, nunca mais foi convocado.

A razão deste afastamento das convocatórias explicar-se-á, muito provavelmente, com uma observação feita en passant na reportagem sobre doping que a RTP exibiu no último sábado no programa Linha da Frente.

(vejam pelo menos o primeiro minuto do vídeo)

Leander Siemann, jogador do Porto B, é o único jogador suspenso por doping nos últimos 3 anos, e está neste momento a cumprir uma suspensão de um ano.

Como é possível nunca ter ouvido falar nisto?

Para confirmar se esta suspensão efetivamente era verdadeira, procurei notícias sobre o assunto. Não se encontra nenhum artigo sobre o assunto na internet. Zero. Mas acabei por encontrar o comunicado do Conselho Disciplina que prova que a suspensão realmente existe.


O jogador foi suspenso a 8 de abril devido ao facto de ter acusado substâncias proibidas no controlo, tal como a reportagem da RTP referiu.


Verifiquei também as edições impressas dos jornais desportivos de dia 9 de abril. Não há qualquer referência a esta suspensão n' A Bola, Record ou O Jogo (apesar de ser prevísivel que este último escondesse o caso tão bem quanto pudesse). Como é possível que os três jornais desportivos tenham passado completamente ao lado desta suspensão?

Nem imagino como seria se isto se tivesse passado com um jogador ligado ao Sporting.

Neste momento, Leander Siemann já não se encontra vinculado ao Porto. Desconheço se terá sido por rescisão de contrato ou se por o contrato ter chegado ao fim.