Finalmente será publicada a edição em português do livro de Pippo Russo sobre a carreira e a influência de Jorge Mendes no futebol mundial: A Orgia do Poder. O livro estará nas bancas no dia 7 de junho, mas já está disponível para pré-venda em vários sites, como a FNAC ou Wook.
Deixo-vos a resenha distribuída pela editora do livro, a Planeta.
Ao longo de mais de 400 páginas, fundamentando a sua argumentação em milhares de notícias e documentos, Pippo Russo, jornalista italiano e sociólogo do futebol, especialista na economia paralela do futebol mundial, traça a meteórica ascensão de Jorge Mendes: do anonimato ao estrelato.
Jorge Mendes é o maior empresário de futebol do mundo. A revista Forbes calcula que em 2016 ganhou 60 milhões de euros em comissões de transferências e que em 2015 foram quse 85 milhões. Entre os seus cerca de 80 clientes estão Cristiano Ronaldo, James Rodriguez, Renato Sanches, Diego Costa, Thiago Silva, Ángel Di Maria, Radamel Falcao e José Mourinho.
- A que recursos e estratégias recorre para valorizar astronomicamente os seus jogadores?
- Que influência exerce nos três grandes, Benfica, Porto e Sporting?
- Que importância têm os mais pequenos Rio Ave, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães?
- E por que são cruciais para o seu "sistema" o Manchester United, o Mónaco, o Atlético de Madrid?
Descrevendo acontecimentos, relacionando factos e sublinhando coincidências, Russo traça um impressionante e absolutamente imperdível retrato da forma como Mendes conduz os seus negócios, em todos os aspectos, incluindo os menos conhecidos e os nunca contados.
Depois de ler este livro, vai olhar para o futebol mundial com outros olhos.