quinta-feira, 31 de agosto de 2017

A grande bomba do mercado 2017/18

É verdade que o mercado enlouqueceu neste verão, que levou a que se assistisse a transferências por valores que, até há bem pouco tempo, se julgavam impensáveis. Mas, dentro dessa loucura, ainda se consegue vislumbrar algum tipo de racional a orientar quem toma determinadas decisões. 222 milhões é um valor absolutamente astronómico, sim, mas, ainda assim, Neymar é, aos 25 anos, um dos três melhores jogadores mundiais da atualidade e, provavelmente, não tardará a ser o melhor (face à idade mais avançada de Cristiano Ronaldo e Messi). O PSG pagou uma obscenidade ao Barcelona por um jogador, mas pode estar a garantir para os próximos 7/8 anos aquele que eventualmente será o melhor do mundo a breve prazo.

Havendo dinheiro para gastar - e os donos do PSG têm esse dinheiro - é uma decisão que consigo compreender.

Esqueçam Neymar. Esqueçam Mbappé e Dembelé. Esqueçam Lukaku, Morata, Mendy ou mesmo Kyle Walker. A mais sensacional transferência do mercado 2017/18 que, segundo a imprensa portuguesa, está prestes a realizar-se, envolve um clube português e não é nenhum dos suspeitos do costume.


A primeira pergunta que inevitavelmente surge na cabeça de quem lê esta notícia pela primeira vez é: quem?!

Eu esclareço. Falamos de dois jogadores do Braga: Pedro Neto, de 17 anos, e Bruno Jordão, de 19. O primeiro acumulou 47 minutos na equipa principal na temporada passada e 7 minutos na atual, mais 1 jogo no Braga B, e tem 2 internacionalizações nos sub-18 e 9 internacionalizações nos sub-17. O segundo nunca jogou na equipa principal do Braga, fez 19 jogos pelo Braga B, e tem 2 internacionalizações nos sub-18 e 7 internacionalizações nos sub-17. 

Desconheço o talento dos jogadores, admito que possam ter potencial, mas certamente não estaremos a falar de predestinados - caso contrário teriam outros números para mostrar. Sobra, portanto, a outra hipótese: é um negócio intermediado por Jorge Mendes.

Ou seja, levando a sério esta notícia, a Lázio está disposta a pagar 26 milhões por dois desconhecidos que, em conjunto, somam 20 internacionalizações pelos escalões jovens portugueses. A mesma Lázio que...


... até agora, não tinha gasto mais do que 6,5 milhões por um jogador. A Lázio que vendeu Biglia ao Milan por 17 milhões, parece disposta a torrar esse dinheiro e mais 50% nos dois atletas do Braga. Uma decisão desportiva e financeira que, no mínimo, é discutível.

Mas discutível não chega para descrever a operação. Isto está ao nível de uma transferência do tipo Francisco Vera. Se se vier a confirmar, não se compreenderá se as autoridades não controlarem de imediato o fluxo do dinheiro que esta venda gerará na realidade.

De qualquer forma, há que dizer que o empresário Jorge Mendes parece estar em forma: despachou estes jovens por um camião de mendilhões ainda antes de o selecionador Jorge Mendes conseguir convocá-los para a seleção A.