sábado, 16 de setembro de 2017

Jogo de alto risco

Jogo de alto risco: é o que sinto em relação ao embate de logo com o Tondela, por vários motivos. Em primeiro lugar, por causa da tendência que temos para desperdiçar estupidamente pontos na sequência de jogos das competições europeias. Em segundo lugar, por causa da tendência que temos para desperdiçar estupidamente pontos em jogos em casa com o Tondela.

Há dois anos, empatámos 2-2. Penálti e expulsão de Rui Patrício mal assinalados ainda no primeiro quarto de hora (obrigado, Luís Ferreira!), 0-1 para o Tondela. Com menos um conseguimos dar a volta para 2-1, mas deixámo-nos empatar perto do fim. No ano passado empatámos 1-1 (na sequência de um jogo europeu), com Campbell a evitar a derrota nos últimos momentos dos descontos (e a festejar de forma exuberantemente idiota o golo marcado).

Sinal de que o público e, principalmente, treinador e jogadores, deverão respeitar o adversário de hoje É proibido facilitar, é proibido pensar que o jogo se irá resolver mais cedo ou mais tarde, e é definitivamente proibido pensar que o jogo está resolvido se conseguirmos obter uma vantagem de 2 ou 3 golos. Este Tondela, contra nós, tem valido sempre mais do que aquilo que a tabela classificativa deixa pressupor.