sábado, 2 de setembro de 2017

Narrativando I: O salário de Gabriel Barbosa

Ainda sobre a forma como as notícias se vão dando por cá - inseridas num cenário mágico repleto de arco-iris e unicórnios a saltitar em prados avermelhados quando os visados são uns, e anunciadas acompanhadas pelo som das sete trombetas apocalípticas quando são outros -, acho interessante fazer um apanhado de alguns exemplos.

Começo pela transferência de Gabriel Barbosa. Como todos sabem, é um jogador em que o Sporting esteve interessado em obter também por empréstimo. O Sporting queria Gabriel Barbosa, e Gabriel Barbosa parecia querer o Sporting, chegando ao ponto de, a determinada altura, ter passado a seguir o clube na sua conta de Instagram. O problema é que, segundo as notícias que foram sendo publicadas, Bruno de Carvalho queria que o Inter assumisse o pagamento da totalidade do salário do brasileiro.

O interesse mútuo acabou por esfriar ainda antes de o Porto ou o Benfica terem demonstrado interesse em contratá-lo. Suponho, portanto, que o Inter não terá concordado com as condições que o Sporting propunha - nomeadamente o pagamento integral dos salários.

No entanto, olhando para a primeira página d' A Bola de ontem, pode ler-se que...


... os italianos pagam a totalidade do salário. Estranho, considerando que a transferência para o Sporting terá caído precisamente pelo facto de os italianos não quererem ficar responsáveis por 100% do salário. O que oferecia o Benfica a mais? A determinada altura, falou-se na inserção de Lisandro Lopez no negócio...


... mas, como também se sabe, isso acabou por não acontecer.

Mais estranho fica quando olhamos para o que os jornais italianos escreveram sobre o assunto:

in Gazzetta Dello Sport

Traduzindo do italiano: "O clube português assumirá quase metade do salário. Em Milão aguarda-se pelos documentos para fechar o negócio. Nas últimas horas foi feita uma sondagem por Lisandro Lopes. A operação pelo defesa central argentino de 28 anos com passaporte espanhol acabaria por ser colocada numa operação autónoma à que diz respeito da transferência do brasileiro. Para se confirmar a operação, falta também o acordo iminente entre Marselha e Mitroglou. Os franceses estavam interessados em Gabigol, mas acabaram por preferir o grego."

Segundo outras versões que já li por aí, o Benfica assume 40% dos 2,7 milhões limpos (que corresponde a cerca de 6 milhões brutos) que Gabriel Barbosa aufere. Ou seja, nesse cenário, caberá ao Benfica o pagamento de um total de 2,4 milhões em salários. Bastante abaixo do teto salarial do clube, mas, ainda assim, muito diferente do custo zero apregoado pelo jornal A Bola.

Gazzetta ou A Bola: algum dos dois jornais deu uma notícia errada. A lógica dirá que a discrepância entre as duas versões se explica com mais uma tentativa de uma das habituais fontes da Travessa da Queimada em dourar a pílula. Como sabemos, os responsáveis pelo jornal não se costumam armar em esquisitos para moldar determinadas realidades.