quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Depois das contratações, as saídas

Com as contratações de Rúben Ribeiro, Misic, Wendel e Montero, era expectável que o Sporting começasse a procurar colocações para jogadores com pouca ou nenhuma hipótese de terem tempo de jogo no que resta da época em curso.

À hora em que escrevo este texto, ainda só houve confirmação oficial em relação a um dos casos, mas os rumores - e certos posts de jogadores ou fotografias colocados nas redes sociais - levam a entender que há alguns atletas muito perto da saída.


Iuri Medeiros

Dos jogadores considerados dispensáveis, Iuri é aquele que mais me custa ver sair. O seu imenso talento está à vista de todos, mas isso nem sempre é suficiente para se conseguir impor numa equipa - nomeadamente quando a concorrência é grande - como o Sporting. Não posso dizer que as suas prestações me tenham desiludido - com exceção da forma como entrou em Moreira de Cónegos -, porque nunca foi aposta com a continuidade que precisaria para ser verdadeiramente útil à equipa. O seu destino pareceu ficar traçado com as críticas que Jesus lhe fez sobre um nível de aplicação nos treinos inferior ao exigível. Nem eu nem ninguém poderá avaliar a justiça desta dispensa, pois é algo que somente poderá ser avaliado por quem acompanha diariamente o grupo de trabalho.

Iuri vai para o Génova por empréstimo, com cláusula de compra que, segundo o que tem sido noticiado, rondará os 10 milhões de euros. Um negócio bastante razoável para o Sporting, considerando o rendimento que tem tido, mas que se arrisca a saber a pouco caso Iuri consiga afirmar toda a sua magia em Itália.

Boa sorte, Iuri!


Alan Ruiz

Segundo as últimas notícias, Alan Ruiz será emprestado ao Colón com uma cláusula de opção de compra de 7 milhões de euros.

Um empréstimo a um clube argentino - ou sul-americano - raramente ou nunca se traduz noutra coisa que não seja uma desvalorização adicional do atleta. Como tal, não me parece que esta seja uma boa opção para o Sporting do ponto de vista financeiro, apesar de se deixar de pagar o salário e o clube se ver livre, por agora, de um jogador problemático.

Tendo sido uma das contratações mais caras do Sporting na época anterior, as expectativas para o rendimento de Alan Ruiz eram grandes. No entanto, a inqualificável forma física com que chegou foi um péssimo prenúncio para o que aí viria. Apesar de nunca lhe terem faltado oportunidades para jogar, Alan Ruiz tardou a ser minimamente útil à equipa. Realizou uma boa 2ª volta, que seria interrompido por uma lesão em Braga que lhe acabaria com a época. Esperava-se que, na nova época, Alan Ruiz desse continuidade a essas boas exibições, mas nunca conseguiu dar nada à equipa - e não foi por falta de oportunidades.

Apesar de ter sido (demasiado) bem tratado pelo treinador e pelo clube, o comportamento fora das quatro linhas deixou muito a desejar. Por tudo isto, resta-me desejar-lhe boa viagem de volta para a Argentina e que arranje forma de ficar por lá em definitivo. Ah, e que não se esqueça de levar o irmão com ele.


Mattheus Oliveira

O Sporting anunciou o empréstimo ao V. Guimarães no final da tarde de ontem. Um desfecho expectável de um jogador cuja contratação nunca pareceu fazer grande sentido. Mattheus teve poucas oportunidades, é certo, mas isso é mais reflexo de possuir características que dificilmente encaixariam nas exigências que Jesus tem para os seus médios. A pergunta que se colocava na altura da sua vinda e que se continua a colocar agora é: era mesmo necessário contratar Mattheus?

O empréstimo ao V. Guimarães é uma boa oportunidade para puxar pelo jogador, pois colocá-lo-á num patamar de exigência mais adequado ao seu valor atual - maior que no Estoril, inferior ao que encontrou no Sporting.


Outros casos para resolver

Jogadores que, na minha opinião, não têm espaço no plantel atual - seja por haver demasiada concorrência, seja por não terem nível suficiente para serem opções fiáveis, seja por serem opções demasiado caras para a utilização que se antevê: Petrovic, Douglas, Jonathan Silva e Bryan Ruiz.