quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

O regresso de Montero

Fredy Montero foi anunciado esta manhã como novo reforço do Sporting. É um regresso que muitos sportinguistas saúdam - nomeadamente aqueles que nunca concordaram com a sua saída do clube há dois anos -, mas que eu, que na altura compreendi perfeitamente a decisão da SAD em vendê-lo, não vejo com particular entusiasmo.

No papel, Montero tem características que o tornam um candidato muito forte ao acasalamento (para usar a expressão de Jesus) com Dost: é um jogador inteligente que sabe movimentar-se entre linhas, tem excelente técnica de receção e passe, e, tão ou mais importante que isso, é um jogador com golo, muito por causa do seu killer instinct e do seu remate fácil e forte. O problema é o que depois acontece na prática. Não sendo um jogador intenso, o seu rendimento num dado dia depende demasiado do estado da sua inspiração.

Os números que Montero registou na Liga durante a meia época que fez com Jesus definem bem, na minha opinião, o tipo de jogador que é: nos cinco jogos que fez a titular, não marcou nenhum golo e só fez os 90 minutos num deles (na derrota com o União da Madeira); e marcou um total de três golos - todos eles decisivos, contra Nacional, Braga e Académica -, sempre na condição de suplente utilizado. Sempre que mostrava serviço e conseguia levar o treinador a apostar em si como titular, dava-lhes sequência com exibições frouxas em que parecia passar ao lado do jogo, e que terminavam, quase sempre, com a sua substituição.

É precisamente assim que vejo o regresso de Montero: um jogador que poderá ser útil em determinadas circunstâncias, mas que duvido que se consiga impor como titular num plantel que apresenta muitas e boas alternativas. Resta saber quando essa utilidade se começará a revelar, pois o último jogo que fez - ao serviço dos Vancouver Whitecaps, por empréstimo do Tianjin Teda - foi realizado no longínquo dia 3 de novembro. Considerando que o campeonato chinês apenas começa em março, não me parece que tenha sequer treinado nas últimas semanas, o que significa que a sua pré-época começará agora. A seu favor, o conhecimento que tem do clube, do treinador, de alguns dos companheiros (sobram Patrício, Tobias, William, Gelson, Bryan - e cruzou-se brevemente com Bruno César e Coates), do futebol português e dos adeptos ajudarão muito seguramente na sua reintegração.

Não serei o mais adepto mais entusiasmado com esta contratação, mas, como é óbvio, fico a desejar os maiores sucessos individuais para o colombiano - seria um sinal muito bom para o cumprimento dos nossos objetivos coletivos. Bem-vindo de volta, Fredy!

12 comentários:

  1. Este regresso do Montero embora não me desagrade de todo, faz lembrar uma música do Rui Veloso que começa "Nunca voltes ao lugar, onde já foste feliz..."! Nem sempre este regressos resultam!

    ResponderEliminar
  2. Vejo o mais como uma alternativa do que um titular. Precisamos tanto de titulares como de suplentes por isso ainda bem que veio o Montero em vez de continuarmos a depender de um suplente como o Alan Ruiz

    ResponderEliminar
  3. Partilho da mesma opinião. A sua vinda não me entusiasma, mas também não me faz torcer o nariz. É um jogador que poderá ser útil e será certamente melhor que Alan Ruiz. Porém, não mês esqueço que era um jogador irregular. Tanto aparecia nos momentos críticos, como estava jogos inteiros sem se dar por ele em campo.

    Por outro lado, o talento dele poderá ser melhor exponenciado com gente mais talentosa à volta dele para combinar com ele.

    ResponderEliminar
  4. Do que já li hoje percebo que a maioria está a olhar para esta contratação simplesmente espelhando o rendimento do Montero de há 2 anos e a coloca-lo no presente sem analisar o contexto.

    O Montero chegou como principal avançado e passou para alternativa a Slimani num plantel que poucas mais alternativas ofensivas tinha.
    Ou seja, por um lado pedia-se a Montero que compreendesse a perda da titularidade e por outro que rendesse sempre que entrava.

    O Montero que vem agora é para complementar.
    O Sporting, felizmente, nesta fase tem mais opções. Montero vem para somar.
    Acresce que Montero ao lado de Bas Dost faz muito mais sentido do que ao lado de Slimani.
    Slimani era mais móvel e tinha menos golo.

    O que significa que Montero para ter impacto na equipa não precisa de marcar tantos golos mas o Sporting precisa da sua inteligência, capacidade de segurar a bola facilidade em servir Bas Dost, etc.
    Quando não render... Há RR7, há Podence, há Doumbia, há B. Ruiz para além de Gelson, Acuña, Bruno Fernandes, etc.

    No entanto, como disse em cima, entendo o Montero como um complemento excecional ao Bas Dost e por isso fiquei entusiasmado.
    Mas se não render, certamente que não custou o mesmo que custou quando veio ou que rendeu quando saiu e o SPorting não ficará tão órfão do seu rendimento.

    Excelente aposta na minha opinião.

    SL,
    Xait

    ResponderEliminar
  5. Só deixo uma "achega" na questão... Quando o Montero jogou com JJ a titular, fazia-o como ponta de lança de referência. A sua contratação no actual plantel só se justifica para, pontualmente poder substiuir o Dost (mas aí já temos o Doumbia, que até ver não saiu), mas sobretudo para jogar nas costas do Dost, e essa pode fazer toda a diferença. Esperemos.

    ResponderEliminar
  6. Não convence. Começar em Vietto e terminar em Montero não é bom sinal.

    ResponderEliminar
  7. Já se sabe por que valores regressa?
    Ou é mais um negócio manhoso como aquele que levou à sua dispensa, em que ficaram uns milhões a voar?

    ResponderEliminar
  8. Também estava um pouco reticente.. mas acabei de ver o vídeo de apresentação que partilhou e já me passou tudo :)) Há coisas que não se explicam, só se servem :) Bem-vindo a casa, Monteiro! Vamos lá fazer o que ainda não foi feito:)

    ResponderEliminar
  9. Não entendo este regresso. Se ele não casava com o Slimani e nessa época teve de chegar o Téo Gutierrez, porque é que haveria de teoricamente conseguir casar com o Bas Dost? Cheira-me mais a substituto do Doumbia do que opção para 2° avançado.

    ResponderEliminar