sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Os direitos de uma futura venda de José Gomes

José Gomes é um jovem de 18 anos que faz parte da equipa B do Benfica e um dos mais promissores futebolistas da sua geração. Chegou ao Benfica na época de 2012/13 e teve uma ascensão rápida nos escalões de formação, jogando quase sempre num patamar acima daquilo que a sua idade permitia. Atualmente ainda tem idade de junior, mas tem jogado sobretudo na equipa B (apesar de também ter feito alguns jogos nos sub-19).

Na época passada, graças a uma série de lesões nos jogadores de ataque do plantel ao serviço de Rui Vitória, José Gomes chegou a fazer alguns jogos pela equipa principal, estreando-se em setembro de 2016 em Arouca, tendo tido, à boa maneira da propaganda benfiquista, uma pequena dose de hype artificialmente gerado por alguma comunicação social. É impossível esquecer a capa do jornal Record em que se escreveu "José Gomes estreou-se e ficou a centímetros do golo", ou o grande destaque de capa do jornal A Bola após ter ganho dois penáltis num jogo particular.

Em outubro de 2016, ou seja, um mês depois da sua estreia em jogos oficiais pela equipa profissional, José Gomes passou a ser representado pela Gestifute de Jorge Mendes.


A ligação ao super-agente haveria de dar frutos um ano mais tarde: em agosto de 2017, José Gomes renovou o seu contrato com o Benfica até 2022.


Agora, uma curiosidade. Em fevereiro de 2017, ou seja, meses depois de José Gomes ter assinado com Jorge Mendes e meses antes de ter renovado contrato com o Benfica, Luís Filipe Vieira recebeu um email de um seu colaborador que continha vários ficheiros com os dados da situação contratual de todos os jogadores do plantel principal, equipa B, emprestados e ainda alguns jogadores das camadas jovens. Entre os dados existentes nesses ficheiros podem encontrar-se os anos de contrato, salários mensais e anuais, prémios por objetivos, cláusulas de rescisão ou detentores dos direitos económicos e direitos de imagem. Dados atualizados, conforme se pode ler no email.


No ficheiro relativo à equipa B, é possível consultar os dados de José Gomes. Vou cobrir o salário mensal e anual, mas posso garantir que em fevereiro de 2017, José Gomes ganhava o mesmo que a maior parte dos restantes jogadores da formação benfiquista que estão nos juniores e na equipa B. Entre esses dados, pode ver-se que...


... a Gestifute tem direito a 20% das mais-valias de uma futura transferência por contrato de intermediação. Ou seja, está definido que Jorge Mendes será o intermediário de uma futura venda (o que não é surpreendente), e que terá direito a 20% das mais-valias por esse papel, seja a venda feita a quem for. 

De referir que num jogador da formação, as mais-valias correspondem à quase totalidade da venda, pois não houve custos com a sua contratação. Portanto, na prática, isto é equivalente a entregarem-lhe 20% dos direitos económicos.

E agora, a pergunta mais complicada: por que razão teve Jorge Mendes direito a 20% das mais-valias? Há empresários que conseguem esse tipo de direitos aquando das transferências ou renovações dos seus atletas (por exemplo: a Promosport, que mediou a renovação de André Silva com o Porto, ficou com direito a 10% das mais-valias de uma venda futura), mas, em fevereiro de 2017, Jorge Mendes ainda não tinha assinado nenhum contrato com o Benfica enquanto representante de José Gomes - a renovação só aconteceria em agosto desse ano.

Não tenho nada a ver com isso, mas se fosse um jogador do meu clube iria gostar de saber por que razão foi dado este direito a Jorge Mendes e, já agora, se lhe foi dado algum direito adicional na renovação de José Gomes que aconteceu meses mais tarde. Da mesma forma que perguntaria se era mesmo necessário o Benfica entregar 10% das mais-valias futuras de uma venda de Gedson Fernandes, outra das joias da formação benfiquista, para além de ter pago 400.000€ de comissão pela sua renovação...

37 comentários :

  1. Como diria o midas (segundo afirmou à CS) o Benfica recompensa quem lhe permite bons negócios, fica-se na incerteza se o bom negócio foi o melhor alcançável para o clube ou se...

    ResponderEliminar
  2. Mestre, claro que temos muito a ver com isto…. Não gosto de ver amigos meus que são sócios do benfica, comer GELADOS COM A TESTA. Não foi o Orelhas, o grande Midas que disse numa assembleia do seu clube, não faz muito tempo, que o Mendes não tinha nenhum jogador do plantel ? Bem, se estes contratos fossem feitos pelo BDC….. era primeiras paginas dos jornais. Comer gelados pela testa não deve ser nada agradável, muito menos no inverno. Força Orelhas Midas!

    ResponderEliminar
  3. Cuscuvilhice em estado puro!
    E depois há um juiz que diz que isto não é concorrência desleal... duas empresas num mercado em que uma tem acesso a toda a informação de contratos da outra!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que eles gostavam era de coscuvilhar os contratos do Sporting. Conhece os contratos do Venfique já é concorrência desleal. Apaguem tudo!

      Eliminar
    2. zZzZzZzZzZz devias agradecer lampião.

      Eliminar
    3. Nuno, verdade, verdadinha, até os sócios do teu clube estão a ter acesso às negociatas do vosso grande líder.
      A ti, curiosamente, não preocupa que a tua mulher ande a enganar-te; o que te preocupa é que os teus colegas saibam e queiram aproveitar-se!...

      Eliminar
    4. Nuno, verdade, verdadinha, até os sócios do teu clube estão a ter acesso às negociatas do vosso grande líder.
      A ti, curiosamente, não preocupa que a tua mulher ande a enganar-te; o que te preocupa é que os teus colegas saibam e queiram aproveitar-se!...

      Eliminar
    5. Quem não se lembra do Pedro Guerra declarar na TVI24 o valor dos salários do Coates aquando da sua chegada ao Sporting.

      Vai rezar missas ao caralinho !...

      Eliminar
    6. Cuscuvilhices ?,não.Serão mais Periquitices...

      Eliminar
    7. O Football Leaks o quê, oh martinholas?!?!?! Aí já gostaste de "analisar" a informação "íntima" do Sporting... que troll... ou melhor, que palhaço miserável que tu és... essa postura de capacho sabujo que assumes nos blogs do teu clube, assenta-te que nem uma luva...

      Eliminar
    8. Coscuvilhice era eu meter os salários todos aqui. O tópico está completamente centrado nos 20% de mais-valias que já entregaram à Gestifute, sem que essa informação fosse pública.

      Eliminar
    9. Estou desconfiado que este deve ser o panilas José Nuno Martins da BTV. Que nojo de gente.

      Eliminar
    10. Nuno, pobre lamparina, a única coisa de jeito que se pode retirar do teu comentário é que finalmente aprendeste uma palavra. Continuas, no entanto, a não atingir o contexto em que a aplicas. É verdade que não deixa de ser uma evolução, mas continuas um analfabeto funcional. No entanto, e se te mantiveres neste caminho, o bom, és capaz até de acabar por mandar arranjar os dentes. Não desistas. Estamos cá para te ajudar.

      Eliminar
    11. ... e mesmo assim, ainda há que fazer o esforço homérico para substituir o u pelo o. Decididamente o caminho faz-se caminhando.

      Eliminar
    12. Se calhar se não existisse este e outros blogues sportinguistas a expor a verdade desportiva e a denunciar esquemas, tráfico de influências e afins de outros clubes, continuavas a acreditar que estavas numa luta igualitária pelo campeonato. aos rabolhos lampiões que preferem comer gelados com a testa, que continuem.

      Eliminar
    13. porra,a grande precupação n é o mendes sorver o clube?

      Eliminar
  4. Continuo sem perceber porque colocam estas coisas aqui. Querem abrir os olhos aos lãpiões, é? Então quanto mais dinheiro eles tirarem ao clube melhor! Já sabemos há muito tempo que o pablo escobar está lá para espremer aquilo. Limitem-se há corrupção senão qualquer dia os lãpiões ainda vão exigir indemnizações ao pablo e isso não interessa mesmo nada até porque o pablo pela mão dele nunca vai sair de lá senão descobriam tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por que é que coloco isto aqui? Porque poucos o fazem. Porque temos uma comunicação social maioritariamente submissa, comprometida ou vendida que faria uma festa imensa se aparecessem dados destes do Sporting, mas que não tocam no assunto por ser do Benfica. Porque há campanhas sucessivas a atacar tudo aquilo que o Sporting faz, e tem de haver quem leve a bola para o outro lado do campo. No dia em que a comunicação social começar a fazer o seu trabalho, este blogue provavelmente desaparece. Até lá, é enquanto tiver força e paciência.

      Eliminar
    2. Que nunca te doem o dedos caro Mestre. O teu trabalho e o do Mister são importantíssimos, para desmascarar esta gentalha corrupta... e pela verdade desportiva.

      Eliminar
    3. Grande Mestre, continue com esta sua cruzada porque esses rabolhos não perdoam nada ao nosso Sporting.
      #NucaMaisDescemDeDivisão

      Eliminar
    4. Mestre, que essa força e paciência durem muito, porque bem falta faz este trabalho, que, como bem diz, os outros nao fazem!
      Um abraço, Miguel.

      Eliminar
  5. Não vá por aí, candeeiro não gosta de ter as verdades a cru, e já lhes custou o jogo de quarta e a notícia do poderio económico dos clubes de ontem.

    ResponderEliminar
  6. Caro Mestre,

    Não tendo nada a ver com o linha editorial seguida, não me lembro da última vez que li aqui algo sobre o nosso grande Sporting. Assim sendo, despeço-me com amizade e retiro-me da leitura diária deste espaço.

    Abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, há muitos outros espaços que falam do Sporting, não há muitos que falem sobre isto. Como tal, lamento a decisão - apesar de a achar legítima -, mas enquanto houver material deste para analisar, vou continuar a fazê-lo. Um abraço.

      Eliminar
    2. Pedro, aproveita e vai pagar as quotas do slmerda.

      Eliminar
    3. Ó Sportingado Pedro vai e não voltes

      Eliminar
    4. Até um impoluto adepto sportinguista se farta.
      Um blogue sportinguista que só fala do Benfica.
      E depois é ver as reacções como as do Toino Oliveira que não admite o contraditório, muito à semelhança do Kim Jong-un e do gémeo presidente do seu clube.

      Eliminar
    5. Quando se tem Bruno de Carvalho, Nuno Saraiva e Jorge Jesus como figuras principais, é normal escassear a vontade de falar do clube.

      Eliminar
    6. Será que o Pedro é um ex-internacional do Damaiense?

      Eliminar
    7. Lol! gosto desta nova abordagem! tentativa de chantagem emocional ... chuif chuif despeço-me ... chuif chuif amizade .. chuif chuif nosso grande Sporting...
      Vá, retira-te lá então, e baza lá para o camarote onde escrevem segundo a linha editorial q mais te agrada.

      Ca puta da plantação de melancias! é grande como o c@r@l#0 ...

      Eliminar
    8. Puta rudolfa, podes sempre dizer aí ao pedrocas para ir ao ngb para poder, finalmente, ler o que ele prefere. Ao contrário de ti, aliás, que gostas do que é bom. Vai pela sombra.

      Eliminar
  7. Boas Artista :-)

    Onde estão disponíveis esses ficheiros Excel com os salários?

    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  8. Ou seja, no carnide está tudo nas mãos do Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nããããooo!... Há muitas sobras para o Vieira e o Domingos.

      Eliminar
  9. Então e quanto ganha mais ou menos um jogador da equipa B/junior?
    E no Sporting/porto ganham à volta do mesmo?

    ResponderEliminar