segunda-feira, 12 de março de 2018

Vieira contra-ataca

No último sábado, após o final do Benfica - Aves, Luís Filipe Vieira dirigiu-se à sala de imprensa do Estádio da Luz para fazer as suas primeiras declarações sobre os casos judiciais que envolvem o seu clube. Uma declaração que, por um lado, pecava por tardia, mas que, por outro, seria sempre completamente inútil, pois sabia-se à partida que de nada serviria para alterar a perceção dos adeptos que acompanham toda esta situação. A partir do momento em que Vieira e a administração do Benfica afirmaram manter a confiança total em Paulo Gonçalves, quaisquer palavras que pudessem proferir sobre o assunto seriam escusadas.

A decisão da SAD em solidarizar-se com o seu assessor jurídico não foi minimamente surpreendente. As mesmas notícias que, a serem verdadeiras, não deixam qualquer margem de dúvida de que Paulo Gonçalves terá mesmo feito aquilo de que é suspeito - cópias de documentos em segredo de justiça encontrados nas buscas, fotografias que o colocam junto à toupeira numa zona VIP do Estádio da Luz, escutas que confirmam que o mesmo Paulo Gonçalves terá levado a toupeira até Vieira -, também levam a crer que, na melhor das hipóteses, é improvável que Vieira não tivesse conhecimento da natureza das ações de Paulo Gonçalves. Na pior das hipóteses, Vieira poderia não só ter conhecimento da natureza de tais atividades, como também as poderia ter instigado e as conheceria pormenorizadamente. 

Como tal, Vieira não disse nada de novo ou surpreendente no sábado - nem poderia ter dito. Só com muita boa vontade se pode catalogar as suas palavras como esclarecimentos. Nada foi esclarecido, porque não apresentou nenhum dado novo e, estando a falar em causa própria, bizarro seria se admitisse alguma conduta imprópria ou ilegal. Quem quer acreditar na sua inocência e na inocência de Paulo Gonçalves e da SAD, verá nestas palavras a resposta que se impunha. Quem não quer acreditar na sua inocência e na inocência de Paulo Gonçalves e da SAD, não ouviu nada que possa contrariar as suas suspeitas.

Pessoalmente, como acho que os indícios tornados públicos são demasiado concludentes, vi nestas palavras de Vieira uma mera manobra populista e demagógica. Andar a carpir mágoas por causa do estado do segredo de justiça e estar a exigir justiça sem clubite, quando um seu funcionário é suspeito de violar o segredo de justiça e quando é sabido que o seu clube tem por hábito fazer operações de charme à justiça através de uma série de cortesias que se aproveitam precisamente da clubite - como poderão observar nos documentos seguintes -, é um exercício de completa hipocrisia.

Documento Word publicado no blogue Mercado de Benfica, com uma lista de nomes e moradas de juízes (LINK)

Documento carta.juizes, publicado no blogue Mercado de Benfica,
com a minuta da carta enviada aos juízes com o convite para assistirem ao jogo
Benfica - Basileia no camarote presidencial do Estádio da Luz

Documento publicado no blogue Mercado de Benfica, com a lista dos 25 juízes para quem foram enviados convites; 23 aceitaram

Documento publicado no blogue Mercado de Benfica, com a lista dos juízes convidados para o Benfica - Sporting disputado em novembro de 2011

Vieira apelou também à união dos benfiquistas contra os inimigos externos - resta saber se considera a justiça como inimiga -, mandando mais uma série de sound bites à volta da obra feita, como o património construído, os títulos conquistados, o facto de ser o único clube que tem futuro (yeah, right...), e que nunca deixou de pagar aos seus profissionais (Talisca - LINK - e Bernardo Silva - LINK - riram-se).

Vieira defendeu-se ao seu estilo, e passou depois para o ataque, prometendo agir criminalmente contra todos aqueles que mancharem a marca do Benfica, sejam eles administradores (?), jornalistas ou marcas. Curioso que um arguido do processo Lex por corrupção a um juiz esteja tão preocupado com os danos provocados à marca por terceiros, quando ele próprio é, neste momento, o maior fator de ameaça à marca que diz querer defender.

Também aqui será curioso ver como reagirá a classe dos jornalistas e a ERC. Se Bruno de Carvalho foi alvo de críticas públicas imediatas por ter apelado a que não se consumisse determinado jornalismo - sem nunca apelar a algum tipo de condicionamento do trabalho da comunicação social -, o que farão agora que um outro presidente que está a ameaçar jornalistas com ações judiciais se fizerem aquele que é precisamente o seu trabalho?

35 comentários :

  1. Lindo vão ser o Benfica ser penta e vocês não ter nenhum motivo extra futubol para justificar o vosso fracasso. Com a PJ a vigiar os movimentos do Benfica desde setembro ,este será o título mais limpo da história do futebol.
    A cereja no topo era festejar o título em Alvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se dão pentas na segunda divisão, mas temos tempo para ver.... ou serás que não sabes escrever pente?

      Eliminar
    2. Lindo vai ser o benfica na segunda divisão!!!

      Eliminar
    3. a cereja no topo do bolo é conseguir juntar crimes suficientes para colocar o orelhas ao lado do joão azevedo na prisão da carregueira.

      corromper um juiz já deve dar mais de 5 anos de cana.

      Eliminar
    4. Se isto fosse um país sério, o teu presidente já devia estar a seguir as pisadas do vale e azevedo e o teu clube a seguir as pisadas da juve na segunda divisão.

      Eliminar
    5. Esquece lá o peta imbecil...

      Vais é conseguir suplantar o Belenenses como campeão na Prio e na Ledman.

      Eliminar
  2. No último parágrafo está a razão da produção das próximas piadas: a possibilidade prática de comparação de comportamentos e reacções da chusma de patetas. Tão burros são que continuam a fornecer material essencial para a paródia!

    ResponderEliminar
  3. Efectivamente a reacção só peca por tardia. Mas veio forte, firme e concisa.
    O MdC escusa de andar a divagar sobre quem serão os inimigos externos e se a justiça será um deles. A justiça só o será se um juiz declaradamente andrade resolver divagar sobre a divulgação de emails privados, não a considerando violação de correspondência, algo que 3 outros juízes isentos e de cargo mais alto rejeitaram por completo.
    Os inimigos externos estão bem identificados; o insolvente e a corja que o rodeia, Soraiva e blogues avençados como o Autista do Dia e o Clister do Café. Cofinas e jornais como o Rascord e o Nojo.
    Mas o MdC parece que se esqueceu do gabinete recém criado. Vai entrar hoje em funções e posso-lhe garantir que já está de olho neste artigo. E preste muita atenção se divulga por aqui mais algum email. Tem 200 000 boas razões para não o fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui! ca medo! abriram a mercearia "gabinete de crise" para agilizar a distribuição em massa de nabos. Dança Rena, dança!

      Eliminar
    2. lol os inimigos serão os clubes da segunda divisão, para onde o carnide irá brevemente, mas apenas ser despojado de todos os titulos conquistados.... vai ser uma risota, com autocarros no seixal para ver o carnide jogar... e perguntas tu, estupido do crl, porque não iriam jogar na latrina? porque terão de a vender para pagar as dividas.

      Eliminar
    3. A ameaçar é que voces são bons .. onde já se viu a justiça investigar o todo poderoso e intocavel benfica! o todo poderoso e intocavel vieira e o seu gang..
      Vieira fez bem em colocar-se ao lado de PG, assim não pode negar conhecimento de nada, e quando cair um caem todos!!
      Depois dos processos ao Jesus, o do 1€ por cada lampião, sms, roubo informatico, etc, etc .. os tristes lampiões ainda acreditam que é com ameaças de processos futeis que se safam dos crimes que fizeram!
      E depois de se descobrir a cartilha, pagamentos a jornalistas, criação de blogues, etc .. acreditar que são os outros que controlam a CS é de rir.

      Eliminar
    4. Não é por acaso que os nomes estão escondidos. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Ameaça velada ao MdC? A PIDE voltou es obufos estão em acção. Tendo em conta que o bufo para além de um espião é uma ave, condiz uma coisa com a outra.

      Eliminar
    6. Vão abrir um stand de gelados?

      Eliminar
    7. Não Jotinha, o Stand previsto é com t-shirts vermelhas gravadas com uma mão branca com os 5 dedos bem abertos.

      Eliminar
  4. O LFV tem os mesmos genes do Trump e há um que falta aos dois - o gene da vergonha.
    Eles por e simplesmente não sabem o que isso é.

    Pela quantidade de juízes que se veem nestas listagens, o LFV está muito seguro que um qualquer Juiz o safe do imbróglio em que está metido.

    Os Juízes que não conseguem afastar a clubite, à semelhança dos jornalistas, deviam ter vergonha.
    Os cidadãos que pensam que estão seguros com o sistema judicial que têm, têm de tirar o cavalo da chuva pois para alguns Juízes, o Benfica está primeiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso, ia jurar que até a imprensa comparou Trump com um presidente mas não foi com LFV.
      https://oartistadodia.blogspot.pt/2018/01/a-capa-do-i-sobre-bruno-de-carvalho.html

      Eliminar
  5. O Autista do Dia continua a masturbar-se em público. Faz pena!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz sim senhor, autista do dia. Faz sim senhor.

      Eliminar
    2. tu nasceste de uma masturbação à beira da estrada e andas aqui a fazer o quê ? Ainda andas à procura do teu pai ? Junta-te ao Rudolfo Dias, ao JF e outros rabolhos vermelhos e vão apanhar nas nádegas para o parque Eduardo VII

      Eliminar
    3. Uns masturbam se, outros mostram a excitação de ter leite na cara do orelhas como se fosse um creme da verdade.....

      Eliminar
  6. Uma mão cheia de nada para lampião papar. E paparam. Agora vamos ser inundados de acções maravilhosas e fantásticas da nação lampiã comandadas pelo grande estadista Luis Filipe.

    ResponderEliminar
  7. Eu espero que o bunker do orelhas leia tudo o que os outros escrevem... e se não conseguir ler, que os fanáticos lhe mostrem tudo. Segundo o pateta lá da chafarica, quem não é arguido, não é bom chefe de família.

    ResponderEliminar
  8. Foi assim que Hitler se suicidou... ao ver as tropas aliadas a começar a derrotá-lo formou o seu gabinete de crise e escondeu-se de todos, no fim tomou o seu comprimido de cianeto quando viu a PJ à porta...

    ResponderEliminar
  9. Eu mantenho a ideia de que vieira vem agora fazer esta (pifía) declaração porque sabe que as regras do jogo mudaram. Até agora podia manter-se calado e de vez em quando desmentir algumas noticias mais "comprometedoras" porque segundo parece sabia com antecedência os passos que a investigação ia dar. A partir do momento que as " toupeiras" foram apanhadas, o PG e por acréscimo o slb, fica às escuras em relação àquilo que vai acontecer e daí o discurso de vieira. Aliás, uma das frases que retive foi "... nada sabemos." Se as toupeiras não tivessem sido apanhadas vieira ainda se estaria rir e dizendo que o que sabia era tudo através dos jornais. Vejam a diferença entre 4a feira na reunião da Liga (sorrisos) e no sábado depois do carnidense ter ganho um jogo que os aproximou do 1° lugar(agressividade e voz embargada). Ele sabe que a partir de agora o cerco se vai apertar. SL

    ResponderEliminar
  10. Para mim há mais um dado interessante que vai ser ver quantos conhecidos lampiões, jornalistas, figuras publicas, juízes, politicos, se vão querer queimar (ou não...) com o caso dos e-mail's.

    ResponderEliminar
  11. Ahahahahahahahahahaha...
    Espera, FDias...
    Ahahahahahahahahahahahahahahahahah...
    Como diria uma certa ave, tenho as penas TODAS mijadas...
    Vá lá buscar o geladito para espetar na testa, vá... Ainda não veio o calor, mas hoje até está uma temperatura agradável, não vai estranhar o friosito na testa...
    Ahahahahahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ri-te ri-te que no fim do campeonato até te mijas todo.
      Mas ao rires não feches os olhos como o Triolho quando dorme.

      Eliminar
  12. Pessoalmente achas porque é a tua clubite a funcionar!Óbvio!

    ResponderEliminar
  13. Contra tudo e contra todos tem de englobar a PGR e PJ, certo Orelhas?
    O que eu me Rio com estes Gabinetes de Crise!

    ResponderEliminar
  14. O Gabinete de crise abriu hoje mesmo, pois já temos aqui uma série de avençados a metralhar neste blog.

    Se não lhes ligarmos nenhuma, rapidamente se vão embora. Agora o que vejo é que repetidamente lhes respondemos. Os posts que têm mais respostas, são os deles.

    Façam como eu. Quando começo a ler o nome de um destes avençados, passo ao comentário seguinte.

    Força Mestre e nunca se amedronte. Para esta gente temos de ser ainda mais fortes, mesmo sem termos um batalhão de advogados ao lado.

    ResponderEliminar
  15. Podiam tornar o Gabinete de Crise numa rúbrica do Chama Imensa, na BTV.

    ResponderEliminar
  16. A serem verdade os indícios que se lêem na comunicação social pergunta-se: o gabinete e advogados do slb que alegadamente teve o privilégio de poder usar informação interna do foro da justiça (supostamtne através da tal "toupeira") não deveria ser investigado pela Ordem dos Advogados? Ninguém se lembrou disto? Não é contra o código deontológico?

    ResponderEliminar