terça-feira, 3 de julho de 2018

Onze questões para Sousa Cintra

Bem sei que o ambiente entre a Comissão de Gestão / nova administração da SAD do Sporting e a Comunicação Social anda bastante cordial e muito mais desanuviado do que no tempo de Bruno de Carvalho, mas as notícias dos últimos dias têm levantado muitas questões que se mantêm em aberto e que os sócios e adeptos gostariam de ver respondidas e esclarecidas.

Como tal, gostaria de apelar aos jornalistas que colocassem as onze perguntas que se seguem ao presidente Sousa Cintra em futuras conferências de imprensa. Seria um grande serviço que prestariam aos sportinguistas.


Sobre a contratação de José Peseiro:

1. Existe alguma cláusula que permita à futura direção dispensá-lo sem encargos antes do final do primeiro ano de contrato?

2. Quem foi o empresário que intermediou a vinda de José Peseiro?

3. O empresário que intermediou a vinda de José Peseiro participará na contratação de jogadores durante o atual período de transferências? Se sim, quantos jogadores lhe foram pedidos?


No caso de se concretizar o hipotético regresso de jogadores que rescindiram:

4. Os jogadores comprometem-se a fazer pelo menos mais uma época no Sporting?

5. Foi ou será pago algum valor aos jogadores, sob a forma de aumento salarial, prémio de assinatura ou qualquer outro tipo de gratificação?

6. Foi ou será pago algum valor aos empresários dos jogadores ou intermediários, sob a forma de comissão ou qualquer outro tipo de gratificação?

7. Foi ou será atribuída alguma percentagem dos direitos económicos ou percentagem de venda futura aos próprios jogadores?

8. Foi ou será atribuída alguma percentagem de venda futura a algum empresário ou intermediário?

9. Ficou acordado entre o clube e jogadores algum valor abaixo da cláusula a partir do qual o clube será obrigado a aceitar uma transferência?

10. Ficou acordado entre o clube e empresários a garantia de intermediação de um futuro negócio destes ou de quaisquer outros jogadores?


Sobre o mercado de transferências:

11. Esta administração, nomeada pela Comissão de Gestão, compromete-se a divulgar no final do mercado os valores de transferência, comissões, cláusulas e intermediários que participaram em cada uma das compras e vendas, dando assim continuidade à política de transparência seguida pela direção anterior?



São questões que têm de ser colocadas porque tocam em temas muito importantes para os sócios. Apesar de Bruno de Carvalho ter sido destituído, tenho a certeza de que a esmagadora maioria dos sportinguistas continua a rever-se na estratégia que o ex-presidente implementou para estas áreas - e como a Comissão de Gestão e atual administração não foram mandatados para seguir um caminho contrário, seria importante que nos assegurassem que os interesses do clube continuam a ser devidamente protegidos.

25 comentários:

  1. Em relação à 1ª questão eu tinha lido que o contrato de Peseiro era de apenas 1 ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ano mais outro de opção. O Peseiro disse que não havia cláusula que permitisse a sua saída sem encargos antes do final do 1º ano, mas já ouvi uns zunzuns em contrário, pelo que gostava de ter a confirmação da boca de quem nada.

      Eliminar
  2. Quero é ver resolvida a questão da reestruturação financeira!

    Estava muito bem encaminhada até iniciar a 'Crise no Sporting'.
    E agora?

    ResponderEliminar
  3. Duvido muito que alguem pergunte e que alguem explique/informe.
    Esta situação toda da CG cada vez me parece mais com a anedota do tipo que decidiu fazer quimioterapia porque nao gostava de ter que rapar a cabeça.

    ResponderEliminar
  4. Arranja uma cadeira confortável enquanto esperas.

    ResponderEliminar
  5. Artista deixe-me dar aqui a opinião ponto por ponto:

    1- é contraproducente estar a falar na dispensa do treinador quando ainda nem começou a trabalhar, de qualquer forma num contrato de um ano mesmo não tendo clausula essa questão julgo ser de pormenor.

    2- acho irrelevante pois só diz respeito ao próprio que tem o direito de escolher quem o representa.

    3- não vejo qual o sentido desta pergunta, cada atleta tem o seu empresário, se a questão é o intermediário Sporting já tem essas soluções.

    4- não acredito que nenhum jogador volte a vestir a camisola do Sporting, mas se acontecer não podemos depreender outra coisa senão o empenho total, até porque é o futuro das carreiras deles que está em jogo.

    5- essa é uma boa questão, sem duvida fracturante, deve ser gerida caso a caso tendo em vista o retorno desportivo ou financeiro.

    6- idem aspas

    7- idem aspas

    8- muito importante saber, até porque tem implicações nos capitais da SAD

    9- idem aspas

    10- julgo ser um mal necessário

    11- não devemos esperar esse tipo de transparência, devemos exigi-la mas não espera-la até porque tenho a certeza que muitos negocios serão feitos com base na confidencialidade. de qualquer forma essa transparencia deve fazer parte do programa da proxima direcção por exigencia nossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A intenção das perguntas iniciais passou-lhe ao lado.

      Relativamente à dispensa em Setembro do pé frio, é um pormaior porque se todas as listas trouxerem o seu próprio treinador não vão querer ficar com este durante uma época inteira (hipotecando-a).
      A questão do agente de Peseiro e jogadores que voltarem é uma forma menos óbvia de perguntar se o Jorge Mendes está por trás de todas estas motivações. Não podemos ser ingénuos, e deixar tudo andar porque cada um "tem o direito de escolher quem o representa". Especialmente tendo em conta a quantidade de casos de corrupção a que temos assistido.

      Relativamente à 4 nem a interpretação faz sentido:
      "4- não acredito que nenhum jogador volte a vestir a camisola do Sporting, mas se acontecer não podemos depreender outra coisa senão o empenho total, até porque é o futuro das carreiras deles que está em jogo."

      O artista não está a falar sobre empenho, quer é saber se eles não estão a voltar a fazer meia dúzia de treinos para depois serem despachados antes de Setembro ou em Dezembro (por haver um acordo).

      Eliminar
    2. A pergunta 2 não é irrelevante por causa da pergunta 3. Convém lembrar que existe a figura do intermediário, que não sendo o representante direto do atleta ou treinador, tem um papel mais importante no fecho do negócio.

      Eliminar
    3. Perguntas 2 e 3 servem para se saber se a assinatura de Peseiro por apenas um ano não terá outras contrapartidas financeiras, que poderiam ser pagas através de mais valias/comissões sobre novas contratações de jogadores trazidos pelo empresário comum.

      Eliminar
    4. E se uma eventual dispensa do Peseiro em setembro tiver encargos? Com certeza que serão sempre menores do que a dispensa do Mihajlovic que teria 3 anos de contrato a ganhar 4 milhões ao ano. Esta CG não está lá para tomar decisões boas, está lá para tomar más decisões, porque só têm hipótese de decidir entre o mau e o péssimo. Mentalizem-se que não existem boas soluções neste momento.

      Eliminar
  6. Quando vejo as entrevistas de grandes jogadores do Sporting na Sporting Tv, quase todos tem um ponto lamentavelmente comum. A saída do clube, em conflito ou com emoção azeda. Foi assim com Futre, Figo, Manuel Fernandes, Litos, Balakov, Eurico, Inácio, F. Mendes, etc etc. Pensava que eram situações irrepetiveis. E agora acrescentamos Rui Patricio, William e Gelson. A lista é extensa. E não é um questão de estes jogadores serem mercenários. Se bem que para mim, os casos mais graves são o Futre e estes 3 ultimos !!!

    ResponderEliminar
  7. Os principais clubes do mundo tem relações com Jorge Mendes,é um erro estratégico virar as costas ao maior empresário do mundo.A academia Sporting deixou de fornecer petróleo,se tal não fosse,queria que o Mendes se fod......Mas temos que seguir o caminho de não estar contra ninguém,o que não invalida que não defendamos os nossos interesses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adrien João Mário e Slimani não tiveram dedo do Mendes.Acabou por indirectamente lucrar com Adrien porque é sócio do fundo que detinha 25% do passe e não devido a intermediações. Ele não é necessário.

      Eliminar
    2. Pois mas não tens Adriens nem Slimanis nem João Marios.....Eu detesto o Mendes,mas na vida e quem está no mundo empresarial já aprendi com custos que não se podem fechar certas portas sob pena de ficar para trás.

      Eliminar
  8. Tanto queriam o Bruno fora do Sporting... e agora é que pensam nas preguntas? O que acontece c a sad, com os traidores que rescindiram, com o contrato da Nos, com todo o patrimonio para vender....Deviam ter pensado nisso antes.
    Os 71% que respondam... nao sera esta cg a faze-lo....estamos no verao...muita gelado com 71% de promoção
    SL :mrgreen:

    ò

    ResponderEliminar
  9. A Comissão de Gestão não tem poder para deliberar sobre estes assuntos só para questões de âmbito corrente, o que não é o caso. A Dignidade do meu clube exige-o e não tem preço.

    ResponderEliminar
  10. que importa isso tudo?
    que importa que AGORA o Sporting tenha entrado em crise, que se esteja a auto-destruir?

    importa é que já não há posts de facebook.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então não há postas no Facebook? Saiu o outro entrou a outra a fazer o trabalho por ele

      Eliminar
  11. Estou a vez que deves acreditar em histórias da carochinha...

    Todas essas tuas perguntas respondem-se com uma outra muito simples...

    Mas alguém acredita que um dirigente que contrate um treinador chamado José Peseiro esteja minimamente preocupado em defender os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal?

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o artigo original e, simultaneamente, considero importante ficar esclarecida a seguinte informação adicional:

    - O Jimmy Hoffa desapareceu em Julho de 1975 ou em Junho de 1976?
    - O "Ultimo Tango em Paris" é, na verdade, um musical ou um filme sobre relações humanas?
    - O Lebron James é, ou não, um Laker desde que nasceu?
    - O Trump vai ou não conseguir nomear mais um juiz para o Supremo?
    - A Austria virou à esquerda. Concordam?
    - O Paulinho - património do nosso Clube - vendeu um bilhete de lotaria vencedor ao saudoso (insert LOL) Major Valentim Loureiro. Confirmam?
    - Confirma-se que o Sousa Cintra prefere Navalheiras a Santola?

    Enfim, estas são as questões mais prementes que acho que temos que ter respostas primeiro para posteriormente podermos avaliar, de forma isenta, o desempenho destas sanguessugas que têm a mania que conseguem salvar o nosso Clube.

    ResponderEliminar
  13. Eu preferia ver outro tipo de perguntas como:
    BdC pode ou não candidatar se, Fernando Mendes da Juve Leo não dá entrevistas exclusivas a CMTV porquê? A auditoria forense serve para o que mesmo? A gala do Sporting foi cancelada devido a ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A gala foi adiada porque o presidente se vai casar... Ah não, isso foi o ano passado.
      Acham mesmo que nesta altura fazia algum sentido uma gala? Lamento informar, mas o clube passou nos últimos meses o período mais negro da sua história e não é invenção da comunicação social.

      Eliminar
  14. POR FAVOR LEIA!!!! POR FAVOR LEIA!!!! POR FAVOR LEIA!!!! POR FAVOR LEIA!!!!

    Ei pessoal Estou tão feliz por ter o meu de Mike Fisher. Meu cartão bancário em branco pode sacar US $ 2.000 por dia. Eu recebi de Ele na semana passada e agora tenho $ 14.000 de graça. O caixa eletrônico em branco retira dinheiro de qualquer caixa eletrônico e não tem nome, não é rastreável e agora eu tenho dinheiro para os negócios e dinheiro suficiente para eu e minha família vivermos. Estou muito feliz por conhecer Mike Fisher porque conheci duas pessoas antes dele e eles pegaram meu dinheiro sem saber que eram fraudes. Mas estou feliz agora. Mike Fisher enviou o cartão pela DHL e eu recebi em dois dias. Obtenha o seu próprio cartão de ele agora ele não é como outro scammer fingindo ter o cartão ATM, ele está dando de graça para ajudar as pessoas, mesmo que seja ilegal, mas ajuda muito e ninguém nunca é pego. Sou grato a Mike Fisher porque ela mudou minha história de repente. O cartão funciona em todos os países, exceto no Mali e na Nigéria. O endereço de e-mail do Mike Fisher é blackatm369@gmail.com

    ResponderEliminar