segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Entrada com três pés direitos

Depois de uma pré-época pouco entusiasmante, a estreia em jogos a sério era uma excelente oportunidade para termos alguns sinais positivos que nos dessem ânimo para a época que estava a começar. Mas como a vida de um sportinguista nunca é fácil, os deuses decidiram colocar um obstáculo adicional quando os jogadores estavam no aquecimento... com uma lesão de Viviano que o deixou de fora da partida. Entrou Salin no onze, o árbitro deu o apito inicial... e aos dois minutos tínhamos o capitão amarelado por protestos de forma absurda, aos seis minutos já estávamos a perder e aos doze minutos era a vez de Bruno Fernandes também ver cartão por protestos. 

Dispensava-se um teste sério à estabilidade emocional da equipa tão cedo, mas aí estava ele. Felizmente, mesmo sem jogar bem (muito longe disso), a equipa foi capaz de virar o rumo dos acontecimentos e entrar no campeonato com o pé direito (ou, para ser mais rigoroso, com três pés direitos que colocaram a bola na baliza adversária).




O patrão Bruno - foi o único jogador que pareceu sempre esclarecido a atacar e a defender. Pouco acompanhado nos momentos de construção, conseguiu, ainda assim, tirar dois coelhos da cartola que foram decisivos para a conquista dos três pontos: excelente trabalho no golo do empate, recebendo o bom cruzamento de Ristovski, a tirar da frente o marcador direto e pontapeando para a baliza de forma indefensável, e um passe de régua e esquadro a deixar Dost na cara de Jhonatan para o golo da tranquilidade.

Bis Dost - falhou incrivelmente um golo em cima da linha, mas redimiu-se na segunda parte com um penálti marcado com enorme frieza e um chapéu de classe que fechou o resultado. É bom vê-lo novamente a distribuir abraços pelos companheiros.

Um mal que veio por bem - Salin foi um titular improvável, mas acabou por ser uma das figuras da partida. Muito seguro sempre que chamado a intervir, bem no jogo de pés e a controlar a profundidade, e ainda sacou uma excelente defesa que impediu o 2-1 para o Moreirense. Agarrou com as duas mãos a oportunidade que lhe apareceu no caminho.

As substituições - tardaram a ser feitas, mas resultaram e tiveram um impacto imediato na partida. Peseiro optou por refrescar os extremos - tentando aproveitar as circunstâncias de um jogo que estava cada vez mais partido - e não tardou que Jovane e Raphinha conseguissem mostrar serviço. Jovane acabou mesmo por ser decisivo ao ganhar o penálti que nos deu a vantagem no resultado.

A gestão de jogo nos minutos finais - com uma vantagem tangencial, a equipa soube ir congelando o jogo e foi capaz de controlar o adversário mantendo-o longe da nossa área. E ainda deu para marcar o golo da tranquilidade.



Muito para melhorar - apesar da vitória, a exibição da equipa levanta mais pontos de preocupação do que de confiança. O Sporting nunca dominou o jogo até se ver em vantagem no marcador e, pior, não conseguiu sequer controlar o adversário em períodos alargados da partida. A organização ofensiva da equipa é constrangedora - o que não admira pois jogámos com demasiados médios que pouco contribuem nessa fase - e depende exclusivamente do que Bruno Fernandes e Nani conseguem desencantar. No momento defensivo não foi complicado ao Moreirense abrir espaços a aproveitar a falta de ligação entre os nossos setores e a falta de qualidade de alguns dos nossos jogadores. Ganhámos porque temos melhores individualidades, não por sermos melhor coletivo.

Amarelos por protestos - já se sabia que os amarelos saem de forma muito mais rápida para os jogadores do Sporting, mas aquilo que aconteceu ontem em Moreira de Cónegos foi ridículo. Tiago Martins decidiu mostrar um amarelo a Nani, o capitão, por protestos que nada tiveram de espalhafatosos... logo aos 2 minutos de jogo. Dez minutos depois, foi a vez de mostrar a Bruno Fernandes, e mais tarde faria o mesmo a Jefferson. Os locutores da Sport TV disseram que os árbitros têm instruções para serem mais duros com situações de protesto... mas tenho muitas dúvidas de que o critério seja idêntico quando outras equipas estiverem em campo.

O desabafo de Matheus Pereira - não pode vir para as redes sociais demonstrar o desagrado por ter ficado de fora. Esteve muito bem José Peseiro a referir-se ao caso na conferência de imprensa.



MVP - Bruno Fernandes

Nota artística - 2

Arbitragem - Tiago Martins esteve bem no lance decisivo do jogo, já que Heriberto derruba Jovane com o joelho. Esteve mal ao nível disciplinar, pelos motivos referidos mais acima.



Vitória importante para dar alguma tranquilidade ao grupo de trabalho e para entusiasmar os adeptos. Espero que seja uma semana boa ao nível das vendas de Gameboxes.