quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Varandas e Benedito na frente



A sondagem apresentada hoje pelo jornal A Bola coloca Frederico Varandas e João Benedito como líderes destacados na preferência dos sportinguistas. Foi realizada às portas do Estádio José Alvalade no passado sábado, dia do Sporting - V. Setúbal, exclusivamente a pessoas que se identificaram como sócias, e, como tal, parece-me mais credível que as habituais sondagens por via telefónica - em que não existe qualquer forma de comprovar sequer o clube do entrevistado. De referir também que, tendo sido efetuada no dia 18, a sondagem realizou-se antes do início dos debates eleitorais.

A ordem das preferências de voto não me surpreende. Esperava que Varandas e Benedito disputassem de forma destacada a sondagem, mas confesso que pensava que Ricciardi estivesse bastante mais próximo e que Dias Ferreira tivesse vantagem maior em relação aos três últimos candidatos. É bem possível que a agressividade demonstrada por Ricciardi no frente a frente de ontem com Varandas tenha sido reflexo do conhecimento prévio destes resultados.

De referir que a soma das percentagens de cada um dos candidatos perfaz 74,4%, o que significa que uma significativa parte dos sportinguistas ainda não se decidiu em relação em quem irá votar.


Benedito tem maior percentagem de apoiantes mais jovens do que Varandas, o que, em teoria, significa que isso beneficiará Varandas no que diz respeito ao número médio de votos dos seus apoiantes.

Uma coisa é certa: esta diferença de 7% entre Varandas e Benedito não é significativa e estou certo que não haverá certezas sobre qual dois dois sairá vencedor até os resultados serem anunciados no final do dia 8.