segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Negro

O resultado é uma vergonha. Uma segunda parte inimaginável com a equipa a estilhaçar-se emocionalmente a partir do 2-0, altura em que deixou de haver cabeça e organização para estancar o vendaval que o Benfica gerou. Mas mesmo até esse momento decisivo, em que houve mais equilíbrio e as oportunidades de golo se repartiram, o Sporting revelou demasiados problemas que lançam um panorama muito negro para o que poderemos esperar desta época.

Falta de ideias com bola. O perigo que o Sporting criou foi, sobretudo, em jogo direto ou em remates de meia distância. Em situações em que o Benfica estava organizado na defesa, o Sporting demonstrou uma constrangedora incapacidade para entrar na área adversária - o que faz antecipar problemas na maioria dos jogos do campeonato - em que os adversários estarão estacionados no último terço à espera do erro dos nossos jogadores.

Defeso desperdiçado. Foram utilizados 13 jogadores que já estavam no plantel da época passada. Tudo bem que Rosier e Camacho estão lesionados, mas é incompreensível que, conhecendo os problemas que existiam na época passada, o treinador não tenha conseguido integrar nem um jogador para além do experiente Neto para trazer algo de novo à equipa no início da época oficial. Keizer limitou-se a dar ritmo a jogadores que já se conheciam com a Supertaça em mente em vez de preparar a integração dos reforços. Ah, e provavelmente este terá sido o último jogo de Bruno Fernandes. E agora?

Finalização. Não só não conseguimos criar oportunidades em número aceitável para finalizar na área, como também fomos incompetentes naquelas que tivemos. Bas Dost, à volta de quem deveria estar a ser construído o sistema, é um elemento a menos. Para além de Dost, Raphinha foi o único a aparecer com alguma frequência na área adversária. Como é suposto marcarmos golos desta forma?

Desnorte. Não foi uma equipa nova - em experiência ou idade - que se destroçou em campo. Como se explica um descalabro destes?

Thierry. Foi o único ponto positivo da noite. Não podia fazer muito mais no primeiro golo - Pizzi aparece solto em zona proibida e faz um passe açucarado que dificilmente podia ser contrariado pelo jovem lateral. Mas também no positivo podemos ver um problema: por que razão Keizer andou a utilizar Ilori ad nauseum na pré-época?

P.S.: também é vergonhosa a atitude da realização da RTP à procura de grandes planos de crianças a chorar nas bancadas. Que direito têm de as exporem desta forma?