quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Godinho Lopes em entrevista

                                                                                                                                                        
Godinho Lopes, como qualquer cidadão, tem o direito de se defender na praça pública das acusações que lhe foram feitas. Optou por não fazê-lo na AG do clube - o que até compreendo, pois o ambiente seria claramente hostil e até pouco propício para que o ex-presidente apresentasse a sua versão dos factos - preferindo por defender-se publicamente num programa de televisão.


Godinho Lopes vai hoje ser entrevistado na estreia do programa 4x4x3, na RTP Informação. Optou, portanto, por fazer a sua defesa 2 dias antes do Porto - Sporting. O timing escolhido para falar é extraordinário, mostrando que a torrente de asneiras que fez ao longo da sua presidência não foi mero acaso. Se esperasse uma semana (depois dos jogos com Porto e Schalke) não seria bem mais adequado?

Não acredito que aquilo que Godinho Lopes tenha para dizer afete o balneário, mas terá certamente o condão de agitar o clube de alto a baixo. A verdade é que a escolha desta data revela que Godinho Lopes tem um inigualável talento em não colocar os melhores interesses do clube como a principal prioridade nas decisões que toma. 

Dirão algumas pessoas que o ex-presidente já não tem essa responsabilidade a partir do momento em que o clube abriu uma ação judicial contra ele. Discordo. Um sportinguista deve pensar sempre no melhor para o clube, e deve saber separar o que são as ações de uma direção e o amor ao emblema. Só assim se explica que tantos sportinguistas tenham continuado a apoiar o clube durante a desastrosa época de 2012/13 que Godinho Lopes nos proporcionou.

Veremos a postura da RTP perante um homem que em dois anos conseguiu a proeza de falir o clube ao mesmo tempo que alcançava a pior época desportiva da história do Sporting. Com 30 minutos de preparação, não será difícil aos jornalistas perceberem ao que Godinho Lopes irá tentar agarrar-se para se defender. Também não será complicado de fazer um contraditório pertinente. Por exemplo, se Godinho Lopes mencionar o nome Shikabala para demonstrar que todos estão sujeitos a fazer más contratações, que tal comparar o que custou o egípcio ao clube com os valores envolvidos na renovação de Izmailov e nas incompreensíveis aquisições de Jeffren e Rodriguez? Se Godinho Lopes mencionar as palavras "gestão", "responsável" e "equilibrada" na mesma frase, basta perguntar-lhe como foi então possível o clube ter tido resultados financeiros desastrosos durante a sua presidência.

O programa será conduzido por Alexandre Santos, um jornalista de quem tenho boa impressão. Pelo que já vi dele, nunca será por falta de coragem que deixará de fazer as perguntas certas. Resta saber se a direção da RTP Informação terá outros objetivos ao escolher Godinho Lopes como primeiro convidado para o seu novo programa. Nada como aguardar por mais logo.

19 comentários :

  1. O direito de defesa do Godinho Lopes deveria ser exercido na assembleia geral do clube ou da SAD.Um timing completamente errado pois todos sabem que este tipo de entrevistas podem agitar o clube.

    Dar cabo de mais de 100 milhões de euros em duas épocas não é para qualquer um,possivelmente vai anunciar que vai indemnizar o clube !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, vai anunciar que paga já os 7 milhões que estourou naqueles 3 jogadores... :)

      Eliminar
    2. Toda a razão na questão do timming. Crítico agora o Godinho como critiquei o BdC com a sua entrevista maliciosa ao record em véspera do jogo em Guimarães quando com o Domingos lutavamos pelo primeiro lugar.

      Espero apenas que o BdC não venha armar-se em virgem criticar este timming. Neste aspecto estão bem um para o outro e o que menos precisamos é de hipocrisia.

      Quanto aos erros nas contratações. .. é de facto uma questão de números. Agora há menos, gasta-se menos. Se tiver paciência Mestre, faça um comparativo dos erros por comparação ao investimento. Se calhar...

      Abraço

      Eliminar
  2. Não é de quem come muito queijo é de quem tem um queijo no lugar da cabeça.

    ResponderEliminar
  3. Mestre, se não gostasse do Alexandre Santos é que seria de estranhar.
    Ele nem é mau rapaz. Mas está para a defesa do verde quase ao nível da Quercus :)
    As reportagens dele quando mete o SLB é a mter lenha e a gerar atrito até mais não...

    Posto isso, quanto ao tema do Godinho Lopes, subscrevo tudo. Nem é só o timing, é a sensação de que vai para criar atrito e não para esclarecer. Ao menos que explique o tema do Golfe das Amoreiras :)
    E pensar que esta gente teve cargos de responsabilidade em diversas empresas.
    Espero que o jornalistas não passe com paninhos quentes nos temas e lhe faça as perguntas necessárias.
    Aliás, boa questão a que deixa no final: "Resta saber se a direção da RTP Informação terá outros objetivos ao escolher Godinho Lopes como primeiro convidado".

    Saudações
    sic transit gloria mundi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Stgm, coitado do homem, lá porque uma vez fez uma pergunta chata ao Rui Costa no aeroporto e não se calou quando o Enzo o mandou ao tal sítio, não faz dele um candidato ao prémio Stromp. :)

      Eliminar
  4. Off-topic. Imagino o que diria o Mestre se depois de um bom jogo da Argelia com um golo cada de Slimani e Brahimi o Record fizesse capa com o Brahimi e relegasse o Slimani para um canto da capa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se percebe aquela capa, Hugo, não faz sentido nenhum. Mas os blogues portistas já pegaram nisso, e com toda a razão. Um abraço.

      Eliminar
    2. Aliás, a capa até tem um momento cómico: Slimani está com o pé quente, mas o golo foi marcado de cabeça. :)

      Eliminar
    3. Acho que depois do Manha tentam agradar de toda a forma aos sportinguistas

      Eliminar
    4. Sim, acredito que estejam a tentar recuperar leitores que perderam no tempo do Manha. Da parte que me toca dispenso este tipo de estratégia.

      E aquele texto do Rui Dias sobre o Bernardo Silva? Valha-me Santa Engrácia... de certeza que se o próprio Bernardo leu aquilo não deve ter achado grande piada.

      Eliminar
    5. Génio Génio Génio,vai-lhe acontecer como ao Cavaleiro,meia dúzia de capas de jornais e no fim dizem que afinal o rapaz era bom mas a pisar uvas !...e que esteja caladinho !...lol

      Eliminar
    6. Razão tinha o Mestre se ainda se lembrasse do timing do bruninho no face. Andava a estudar para incendiário. E para o mais engraçado, o bruninho também já teve cargos de responsabilidade. É ver as empresas de um e outro. É só rir com os discípulos do banha da cobra.

      Eliminar
  5. Que argumento é esse do Shikabala? Se o tema é custo, então só significa que o dano é menor. Mas, pelos vistos, igualmente indemnizável. É o que resulta da sua argumentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enganos todos cometem. A escala dos enganos acumulados é que faz toda a diferença, ainda para mais considerando o estado miserável das finanças do clube.

      Eliminar
    2. Só o jogo que o Sporting fez no Egipto, durante a pré-época, pagou o Shikabala.

      Além de que o Shikabala não falhou nos exames médicos, e portanto não obrigou que o departamento médico saísse por não querer assinar os pareceres que dão os jogadores como aptos, como aconteceu nos casos de algumas contratações do Godinho Lopes.

      Portanto, nem sequer são coisas comparáveis.

      Eliminar
  6. O desporto da RTP tem, desde que me lembro (ou seja, há mais de 30 anos), um dono. Sabendo isso, estranho seria se a entrevista com o Godinho não fosse precisamente agora. SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JPT, para já dou o benefício da dúvida, tratando-se do Alexandre Santos. Se fosse o Paulo Sérgio ou o Hugo Gilberto ficava bem mais preocupado... :) Um abraço.

      Eliminar
    2. Toda a razão. Com o Bruno só havia declarações depois das derrotas.

      Eliminar