quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Godinho Lopes em entrevista

                                                                                                                                                        
Godinho Lopes, como qualquer cidadão, tem o direito de se defender na praça pública das acusações que lhe foram feitas. Optou por não fazê-lo na AG do clube - o que até compreendo, pois o ambiente seria claramente hostil e até pouco propício para que o ex-presidente apresentasse a sua versão dos factos - preferindo por defender-se publicamente num programa de televisão.


Godinho Lopes vai hoje ser entrevistado na estreia do programa 4x4x3, na RTP Informação. Optou, portanto, por fazer a sua defesa 2 dias antes do Porto - Sporting. O timing escolhido para falar é extraordinário, mostrando que a torrente de asneiras que fez ao longo da sua presidência não foi mero acaso. Se esperasse uma semana (depois dos jogos com Porto e Schalke) não seria bem mais adequado?

Não acredito que aquilo que Godinho Lopes tenha para dizer afete o balneário, mas terá certamente o condão de agitar o clube de alto a baixo. A verdade é que a escolha desta data revela que Godinho Lopes tem um inigualável talento em não colocar os melhores interesses do clube como a principal prioridade nas decisões que toma. 

Dirão algumas pessoas que o ex-presidente já não tem essa responsabilidade a partir do momento em que o clube abriu uma ação judicial contra ele. Discordo. Um sportinguista deve pensar sempre no melhor para o clube, e deve saber separar o que são as ações de uma direção e o amor ao emblema. Só assim se explica que tantos sportinguistas tenham continuado a apoiar o clube durante a desastrosa época de 2012/13 que Godinho Lopes nos proporcionou.

Veremos a postura da RTP perante um homem que em dois anos conseguiu a proeza de falir o clube ao mesmo tempo que alcançava a pior época desportiva da história do Sporting. Com 30 minutos de preparação, não será difícil aos jornalistas perceberem ao que Godinho Lopes irá tentar agarrar-se para se defender. Também não será complicado de fazer um contraditório pertinente. Por exemplo, se Godinho Lopes mencionar o nome Shikabala para demonstrar que todos estão sujeitos a fazer más contratações, que tal comparar o que custou o egípcio ao clube com os valores envolvidos na renovação de Izmailov e nas incompreensíveis aquisições de Jeffren e Rodriguez? Se Godinho Lopes mencionar as palavras "gestão", "responsável" e "equilibrada" na mesma frase, basta perguntar-lhe como foi então possível o clube ter tido resultados financeiros desastrosos durante a sua presidência.

O programa será conduzido por Alexandre Santos, um jornalista de quem tenho boa impressão. Pelo que já vi dele, nunca será por falta de coragem que deixará de fazer as perguntas certas. Resta saber se a direção da RTP Informação terá outros objetivos ao escolher Godinho Lopes como primeiro convidado para o seu novo programa. Nada como aguardar por mais logo.