sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Delírios godinhescos


Não estava à espera que Godinho Lopes me conseguisse convencer que é uma injustiça o clube estar a pô-lo em tribunal por gestão danosa. Não estava à espera, mas Godinho conseguiu. Fiquei efetivamente convencido que é um erro colocar Godinho Lopes em tribunal. Godinho Lopes tem é que ser posto num manicómio, após uma hora de entrevista em que demonstrou um total alheamento da realidade e um festival de delírios e alucinações que fariam as delícias de Egas Moniz no desenvolvimento da lobotomia como técnica a aplicar em casos psiquiátricos graves.

Ou então Godinho Lopes não sofre de delírios e alucinações: é apenas desonesto e pensa que os sportinguistas comem gelados com a testa.

Aqui ficam alguns exemplos que Godinho Lopes usou para defender a sua gestão, seguidos do meu comentário:
  • As 29 contratações são um detalhe, foram feitas numa ótica de investimento e não de custo - é falso, muitos dos jogadores contratados vieram por valores de aquisição (que corresponde ao investimento) razoáveis, mas com salários (que corresponde ao custo) incomportáveis. Jogadores como Bouhlarouz, Jeffren, Labyad, Bojinov, Onyewu, Schaars foram um enorme peso para o clube sobretudo graças aos seus salários - e se analisarmos a relação custo - benefício, o panorama ainda é mais assustador.
  • De 2012/13 (último ano de GL) para 2013/14 (1º ano de BdC) não houve aumento de receitas - depois da pior classificação da história, que implicou o afastamento das competições europeias, e com um clube à beira da bancarrota, com que margem de manobra é que o novo presidente ficou para vender gameboxes, realizar mais-valias com jogadores e renegociar contratos de patrocínio?
  • Não renega responsabilidades pelo 7º lugar, mas Bruno de Carvalho também tem a sua quota-parte na pior classificação da história do clube - outra piada de mau gosto. O presidente que tomou posse estava de mãos atadas e não podia fazer muito para inverter o desastre em que a época já se tinha transformado. Mas como um pé-frio é sempre um pé-frio, então entremos no jogo de Godinho Lopes:
Com Godinho Lopes: 23 jogos, 6 vitórias, 9 empates e 8 derrotas, 27 pontos, 10º lugar. Com Bruno de Carvalho: 7 jogos, 5 vitórias, 0 empates e 2 derrotas, 15 pontos, 7º lugar. Se a proporção de pontos destes 7 jogos tivesse sido mantida nos primeiros 23, o Sporting teria conseguido o 3º lugar de forma muito folgada.
  • Kléber (que segundo GL está a fazer uma grande época no Estoril) não veio para o Sporting por causa de umas declarações públicas da mesa da AG, que assustaram uma entidade brasileira que detinha parte do passe; com o Porto já estava tudo acertado - se isso é verdade, então Eduardo Barroso merece os meus sinceros agradecimentos pela oportunidade das suas palavras.
  • Mostrou-se revoltado por não terem deixado que terminasse a presidência apenas no final de 2012/13, para que pudesse ser avaliado pela época toda; segundo GL, já tinha em marcha uma série de medidas cujos efeitos se veriam em junho - outra anedota, em duas épocas o Sporting teve €90M de prejuízo, e quer convencer-nos que o cenário seria muito diferente se ele tivesse ficado à frente do clube mais 3 meses? 
  • Diz que fez um programa para 3 anos e que cumpriria os seus desígnios se levasse o mandato até ao fim - só se o programa consistia em fechar definitivamente as portas do clube.
  • Diz que vendeu Insua pelo triplo que custou e Van Wolfswinkel pelo dobro que custou, e mais tarde confirmou que deixou o clube com um mês de salários em atraso; segundo GL isso era prática corrente - isso apenas demonstra que foram vendas em desespero. E ainda queria ficar mais 3 meses na presidência? Imagino o rombo que teria sido no plantel.
  • Congratulou-se por não ter vendido Bruma e Ilori - bom, bom, teria sido renovar com eles antes de os lançar como titulares na equipa principal.
  • E a pièce de résistance: diz que renovou com Izmailov com base em critérios racionais, nomeadamente em função do potencial que o russo tinha para gerar uma grande venda - só mesmo Godinho para ver potencial num jogador de 29 anos, indisciplinado e coxo.

Houve mais, muito mais, mas infelizmente não tive capacidade para absorver tudo o que Godinho Lopes disse. Não só não tomei notas que me poderiam ajudar a escrever este resumo, como posso ter ficado momentaneamente atordoado em algumas alturas da entrevista por exposição excessiva à bactéria faltadevergonhacilus.

Ponto positivo desta entrevista: faz-me apreciar ainda mais a liderança que agora temos.