quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ein Kopf für eine Hand

Perder com uma equipa que está num momento de forma avassalador como o Wolfsburgo não é nenhuma vergonha. Menos vergonha é se considerarmos a excelente primeira parte que fizemos, sobretudo na forma como nunca deixámos o adversário construir jogo através de uma pressão constante que se estendia a todo o campo. As poucas oportunidades de que os alemães dispuseram durante os 45 minutos apareceram através de cantos ou de um ou outro erro individual nosso, mas também tivemos o golo nos pés de Carrillo. E ainda houve aquele penálti absurdo que o só o árbitro não viu. Com um pouco mais de felicidade (e justiça) teríamos chegado ao intervalo a vencer e muito provavelmente saído da terra dos Beetles com um resultado bem mais favorável.

A segunda parte não podia ter começado pior. A intensidade defensiva que todos os jogadores aplicaram na primeira parte ainda não tinha regressado do balneário. Enquanto Adrien e Tobias pressionavam Naldo, nenhum dos 4 homens da frente (por ordem de proximidade: Nani, Montero, João Mário e Carrillo) desceu para apoiar. Equipa partida, Jefferson demorou tempo demasiado a reagir para tapar o lugar de Tobias e estava feito o primeiro. A confiança cresceu nos homens da casa na mesma medida em que desceu nos nossos, e a partir daí o domínio alemão foi bastante mais evidente. Valeu-nos novamente São Patrício a manter-nos dentro da eliminatória, e ficamos a lamentar aquele cabeceamento de João Mário perto do fim que podia assegurado um preciosíssimo golo fora.



Positivo

A concentração e atitude da primeira parte - apesar de não termos criado praticamente nenhuma ocasião de golo, ninguém pode apontar o dedo ao empenhamento e personalidade dos onze jogadores que Marco Silva lançou. Pressão no campo inteiro e uma enorme raça que fazia com que ganhássemos a maior parte das bolas nas disputas a meio-campo. Se jogássemos sempre com esta atitude no campeonato teríamos transformado facilmente em vitórias a maior parte dos empates que somámos até agora.

Assim se distinguem os grandes guarda-redes - todos os guarda-redes erram, mas uma das características que distingue os melhores dos restantes é a forma como não se deixam afetar por más exibições. Rui Patrício fez um enorme jogo, salvando alguns golos certos e estando irrepreensível em tudo o que teve para fazer. Não podia fazer mais nos dois golos - nem sequer no segundo, já que o cruzamento é feito de forma rasteira e suficientemente longe do seu alcance. 

A afirmação de Tobias - mais um jogo de grande nível. Não esteve bem na construção de jogo, falhando muitos passes, mas nos despiques individuais esteve insuperável. Foram poucos os lances em que se deixou ultrapassar, mostrando mais uma vez que temos central para os próximos anos. Nem sempre a solução está no banco: pode estar também na equipa B. À atenção de Marco Silva.


Negativo

A produção ofensiva - Montero não existiu; Nani e Carrillo ainda apareceram a espaços e ainda deixaram algum perfume da sua classe, mas tiveram exibições insuficientes; João Mário foi o elemento mais esclarecido no nosso ataque, mas falhou aquele golo cantado perto do fim; Adrien, Rosell e Jefferson não existiram; Cédric subiu muito e ainda conseguiu alguns bons momentos, nomeadamente aquele cruzamento para João Mário. Mas tudo junto foi muito pouco para aquilo que se exigia.

O alheamento de Jefferson no primeiro golo - deveria ter antecipado o passe de Naldo no primeiro golo e acabou por condicionar ainda mais uma exibição que não estava a ser famosa. Sem Slimani acaba por se tornar num jogador muito menos valioso porque sabe que não pode cruzar sempre que tem condições para o fazer. Acabou por estabilizar defensivamente perto do final e salvou ainda duas ou três situações muito complicadas. Mas o mal já estava feito.

Alguma vez teria que ser Paulo Oliveira - o ex-vimaranense fez uma enorme primeira parte, destacando-se aquele corte fenomenal que saiu rente ao poste. No entanto, cometeu alguns erros - ficou ligado ao 2º golo ao deixar Dost marcar nas suas costas - e pareceu perder algum controlo emocional na segunda parte - coisa que não é nada habitual nele. Todos têm direito a ter dias menos conseguidos. Hoje, pela primeira vez desde que é titular no Sporting, foi a vez de Paulo Oliveira.

As noções de anatomia na Alemanha - pelos vistos, para aquelas bandas, bola na cara é penálti e mão na bola não é. Duas deslocações à Alemanha, dois lances que podem muito bem ter-nos custado a permanência em 2(!) competições na mesma época.



O apuramento não é uma impossibilidade, mas atendendo à capacidade ofensiva do adversário, à necessidade que teremos em correr mais riscos do que hoje e ao fraco momento de forma de alguns jogadores chave, só mesmo um jogo perfeito do Sporting poderá permitir-nos dar a volta à eliminatória. Não gosto de atirar a toalha ao chão, mas confesso que não me chatearia se decidíssemos poupar alguns jogadores na próxima quinta-feira, de forma a irmos nas melhores condições possíveis ao Dragão. 

43 comentários :

  1. Haja alguém de nos acusar de não conseguir transformar jogadores medianos em craques. Aquele cepo do Naldo parecia o Messi... Foda-se!

    Agora, Mestre, descansar jogadores para o dragão? Só podes estar a brincar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a brincar, Férenc. :)

      Vejo-nos com bastantes menos hipóteses de passar a eliminatória do que ir ganhar ao Dragão. O problema é que há jogadores que estão numa má fase e que precisam do descanso: Adrien, Nani, Carrillo, Montero. É uma questão de prioridades. Agrada-me não meter a carne toda no assador na 2ª mão? Não, mas temos que gerir o plantel sob pena de quebrar fisicamente.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Se me dessem a escolher entre um 0-1 no Dragão ou um 3-0 na 5ª não tenho dúvidas que escolhia o 0-1 no Dragão, é muito mais importante lutar para garantir o acesso aos milhões do que jogar numa taça que dá milhares e que nos vai tirar o foco do resto das competições, a única coisa boa que pode vir da Liga Europa é se pelo menos chegares à final, tudo menos que isso é quase desperdício de tempo.

      Eliminar
    3. Precisamente, Fernando. E jogando duas vezes por semana rapidamente a equipa acumula um desgaste que nos prejudicará no campeonato. Um abraço.

      Eliminar
  2. MdC, não concordo nada com esse teu ultimo paragrafo. Descansar jogadores para o dragão? Por amor de santa. Eu quero é a equipa na máxima força para tentármos passar a eliminatória. Se há jogadores que não estão em forma então porque não vão buscar outros? gauld e walyson não têm qualidade?
    Vai ser dificil dar a volta? sim vai, mas não é impossivel e com ambição e amor à camisola tudo se consegue...

    Se para voçês, estar melhor que há 2 anos é suficiente como já vi em comentários no outro teu post, para mim não é, só fico descansado quando começarmos novamente a ganhar titulos.
    Vitórias morais, estou farto delas e até na época do godinho as tivemos, como no jogo das meias finais em bilbao por exemplo.

    A nossa equipa pode e deve dar mais e sim, o nosso treinador tem obrigação de evitar substituições como as que fez hoje e no restelo. O Sporting tem que ganhar jogos e não manter resultados de 0-0 e 2-0.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yazalde, não acho que Marco Silva tenha estado mal ontem. Não podemos desvalorizar o adversário que estávamos a defrontar. Se desguarnecêssemos o meio-campo arriscaríamo-nos a perder a eliminatória definitivamente. Para todos os efeitos há mais 90 minutos para jogar. Um abraço.

      Eliminar
  3. Não concordo nada com poupanças.

    Aliás a equipa não está a corresponder nesta fase difícil. Não aguenta resultados e não ataca como anteriormente.

    Claro que o slimani faz falta mas não explica tudo.

    Se calhar o presidente tem de se zangar com o treinador de novo para ver se a equipa rende mais.

    Sl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que se zanguem, mas que o façam no gabinete, Green Lantern. Não sei se aguento outra novela como aquela... :) Um abraço.

      Eliminar
  4. Eu acrescentaria mais um ponto aos negativos:

    Marco Silva - Mais uma vez demorou demasiado tempo a ler o jogo e a fazer substituições que se impunham. Sofreu um golo logo aos 46m, ok não estava nos planos. A equipa já aos 55m pedia uma substituição (Rosell estava em campo a fazer o quê? E já com 1 amarelo) e só aos 68m fez a 1ª, não sem antes ter sofrido outro golo. Mas o mais "hilariante" foi quando fez a 2ª substituição.....aos 80m. Absolutamente patético. Ridículo.

    Eu culpo a perda deste jogo em 90% no treinador. Mete sempre os mesmos jogadores, não dá hipótese a Gauld e Wallyson que são claramente jogadores talentosos, insiste sempre na mesma tática, sempre no mesmo tipo de jogo independentemente do adversário, não se adapta a ninguém e demora muito a ler o jogo.

    A partir do minuto 55 era claro e obvio o que havia a fazer: tirar Rosell (que mais uma vez não faz nada no jogo desde o 1º minuto) e colocar Tanaka, descendo Montero um pouco para aproveitar a sua construção de jogo.

    Para mim, pior que a oportunidade de golo flagrante do J.Mário é a FALTA de oportunidades de golo que a equipa não consegue criar. E, claro, mais uma vez, terminamos um jogo com mais faltas feitas que os adversários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os 2 lances do golo que o Sporting teve, foram clarissimas.
      Falhar uma entende-se, falhar as duas.....a do João Mário então, devia dar direito a castigo.
      É que nem acerta na baliza.
      E malhar no Rossel agora, tb não se entende. Bem pior teve o Adrien por exemplo.

      Eliminar
    2. J.,

      Eu estou a malhar no MS. O Rosell é apenas um jogador banal no meio disto tudo e não tem culpa que o coloquem a jogar. Entre Rosell e Adrien prefiro o Adrien, o que não quer dizer que goste de Adrien (e não gosto, pelo menos a 8, já gosto mais a 6).

      Eliminar
    3. Mike, não estou de acordo. Temos efetivamente um problema de banco para este nível competitivo. Um abraço.

      Eliminar
  5. O certo é que há jogadores que vão ter que sair da equipa para dar lugar a outros.
    O plantel não é assim tão vasto, mas Montero não pode continuar a titular por exemplo.
    Que se aposte no Tanaka, pior que agora não podemos ficar.
    Acho que Jefferson também pede uns jogos no banco, que entre o Jonathan outra vez.
    Carrillo tem perdido gás, neste ultimos jogos, que jogue o Mané.
    E no meio campo, acho que Adrien tem acumulado algum desgaste. Pois que jogue A.Martins a 8. Ou então que se aposte em Wallyson ou Gauld.
    O plantel do Sporting apesar de ser curto, oferece muitas mais opções que no ano passado onde tinhamos Magrão, Vitor ou Piris como opções de banco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. J, é verdade que o nosso plantel é melhor que o do ano passado, mas esta época estamos envolvidos em mais competições e temos muito mais jogos nas pernas...

      Mas concordo que há que dar descanso a alguns jogadores, nomeadamente a Adrien, que é o mais sacrificado e joga numa posição onde há mesmo alternativas: André Martins, Wallyson e Gauld.

      Um abraço.

      Eliminar
  6. A piada do contra quem joga o Benfica dura mais uma semana... Aproveitem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha todos no grupo vos cagaram em cima e ainda vens com piadinhas !...tristes lampiões.

      Eliminar
    2. Mestre, em que é que este merdas contribuiu para a discussão com este comentário? Nada! Só para lançar confusão. Às vezes é preciso usar a vassoura para permitir a quem quer "ser Charlie" que o seja... Este não quer "ser Charlie". Só quer provocar.

      Eliminar
    3. Este vem cá quando se faz um post sobre o benfas reclamar que só falamos do benfas. Pois temos aqui um post em que nem se toca no nome do benfas e lá vem ele trazer o nome à baila.

      Enfim, coerência.

      Eliminar
  7. E que não aparecesse o nome do Benfica no meio desta discussão...

    ResponderEliminar
  8. Independentemente do penalty gamado, com o árbitro de frente para jogada sem ninguém a tapar a visão, fomos uns anjinhos. E temos claramente que mudar quase meia equipa. Há jogadores a dar o berro. Montero e Adrien são flagrantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Francis. São dois jogadores muito desgastados e para os quais à alternativa. Um abraço.

      Eliminar
  9. Não concordo com as poupanças que referes Mestre.
    Não é assim, abdicando de objectivos, que conseguimos criar uma mentalidade vencedora neste grupo.

    Já agora, achas que este plantel tem sido obrigado assim a tanto trabalho físico?
    A taça da liga foi disputada pela nossas segunda opções e equipa B.
    A taça de Portugal, com excepção do jogo no dragão, também tem sido disputada por muitos dos não titulares.
    Parece-me que a maioria dos titulares estará a jogar mais ou menos o mesmo que a época passada, pelo que a justificação de precisarem de descanso é para mim inaceitável.

    Ainda para mais, um plantel com uma média de idades tão jovem tem de ter capacidade para dar resposta neste momento exigente da época.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, vejo muitos jogadores abaixo do seu melhor rendimento. Adrien, Montero, Nani, Carrillo, Cédric têm tido pouco ou nenhum descanso. E acho que a Liga Europa é uma competição em que temos muito mais a perder do que a ganhar: prémios monetários baixos, adversários de grande qualidade, jogos à 5ª feira que prejudicam a preparação do campeonato. Se me derem a escolher entre uma carreira longa na Liga Europa e uma qualificação direta para a Champions, prefiro a 2ª. Não vejo que haja profundidade de plantel para nos aguentarmos em tantas frentes.

      Um abraço.

      Eliminar
  10. MdC

    O que eu acho é que eles não precisam de descansar mas sim de trabalhos forçados !...o mal deles não é jogarem mal com os pés é terem o cérebro do tamanho de uma ervilha.

    É claro que o árbitro também ajudou à festa mas o Sporting pode-se queixar de si próprio e se o árbitro deu 15 minutos de descanso não deu 16 pois possivelmente alguns jogadores esqueceram-se que o jogo já tinha começado.

    Falhas em momentos importantes dos jogos só dão derrotas.Continuem com a atitude da segunda parte que nem ao Nacional ganham.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. King Lion, ontem cometemos alguns erros completamente escusados, mas não estávamos a jogar contra uma equipa qualquer. O Wolfsburgo está em grande forma, fisicamente é uma equipa poderosíssima e tem jogadores fora-de-série. É normal que uma equipa como a nossa cometa alguns erros.

      Gostei mesmo muito da primeira parte. Está bem que os jogos têm 90 minutos e os intervalos apenas 15, mas devemos valorizar também a excelente atitude que os jogadores tiveram.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. MdC

      Não basta fazer uma parte boa e outra má,tem de haver regularidade,atitude e mais concentração.Fazem asneiras de principiantes e isso é falta de categoria.

      Abraço

      Eliminar
  11. Boa sorte para as próximas jornadas do campeonato... Este fds já estreiam a nova contratação? O ivaianov..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó lampião senão ganhas esta merda de campeonato a jogar com 14 o que vai ser de ti ...triste lampião.Enrabado por todos na Champions.

      Eliminar
    2. Anda a câmara de Vila Real a gastar dinheiro público num inútil que passa a vida na net a insultar gente de bem.

      Eliminar
    3. Mais um comentário extremamente adequado do lampião. Tem tudo a ver com o post.

      Mestre, daqui a pouco vamos nos 50 comentários e nem 20 falam do tema...

      Eliminar
    4. Nuno, o Ivaianov é árbitro, por isso já tem dono.

      Eliminar
    5. Qual insulto Tiago? Nem sequer chamei sportem como vos chamam os vossos profissionais da comunicação.

      Eliminar
    6. Anda a enganar se sem necessidade nenhuma....é um grande Sportinguista e não o quer /sabe /pode reconhecer ! Vê o nosso canal de televisão...comenta nos nossos blogs...visita assiduamente o site do nosso clube esperando nervosamente os novos comunicados..... segue os nossos jogos ( se calhar ao vivo ) . Bem vindo Nuno Martins . O nosso clube , o nosso grande amor, tem grandeza e elevação suficiente para receber um filho extraviado . eheh

      Eliminar
    7. MdC

      Aposto que ele vai logo comprar uma Gamebox !...

      Eliminar
    8. Mdc não faça isso. Mas para quem critica o número de sócios do Benfica e ter um site que nem uma quota tem de pagar para ser sócio... Coerência!

      Eliminar
    9. Nuno, quando tornei o meu pai sócio, só depois de fazer o pagamento é que me apareceu o nº provisório. Mas não sei como funciona quando o pagamento é por multibanco.

      Eliminar
    10. A propósito, Nuno, quantos sócios o Vieira angariou para o clube dele com a campanha zero euros? (pergunta honesta, não me lembro de terem divulgado os números finais)

      Eliminar
    11. Nuno, deves ser uma "ser vivo" triste, isolado e sem amigos. A sério, tenho muita pena de ti. Não queres ir a um psiquiatra ? Eu não me importo de pagar. Até já começo a pensar que tivestes uma relação mal sucedida com um sportinguista. Triste vida a tua....

      Eliminar
    12. Mdc não sei nem me interessa muito... So me meto nesse assunto devido ao vosso fascínio sobre o nr de sócios do Benfica.

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Mestre, neste momento o número de sócios do Carnide é de 90000000, mas anda tudo de olhos fechados.....em termos de neurónios o número é bastante inferior.

    ResponderEliminar