quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

De volta à Alemanha

Apanhar um adversário como o Wolfsburgo na primeira eliminatória desta fase da Liga Europa é uma maldade pregada pelo destino. É ter a fama mas não ter o proveito. Defrontamos um adversário que está furos acima de vários clubes que estão ainda a disputar a Liga dos Campeões, mas sem o palco, a pompa e as recompensas que essa prova dá a quem lá está.

Um clube que, ao contratar Schurrle ao Chelsea, gastou quase o equivalente a 1 orçamento e meio do Sporting, que tem sido um autêntico rolo compressor nas últimas semanas na Bundesliga - a quem nem o próprio Bayern escapou -, será inevitavelmente um pesadelo para o Sporting se os nossos jogadores não se apresentarem ao seu melhor nível. Como se não bastasse, temos as ausências de William e Slimani - que nos deixam mais vulneráveis ao nível do jogo aéreo do Wolfsburgo -, e o mau momento de forma recente de Nani e Carrillo.

Mas será isto motivo para atirar a toalha ao chão? Nem por sombras. Marco Silva tem sabido preparar muito bem a equipa contra os adversários mais complicados, e tem sido precisamente nesses jogos em que o melhor Sporting tem aparecido - incluindo dois jogos com o Schalke em que fomos muito superiores. Para além disso, também os alemães terão baixas de peso, sobretudo naquele que já é o seu ponto fraco - o setor defensivo. 

Marco Silva já confirmou que Rosell será o substituto de William, o que deixa o assunto do meio-campo fechado - já que Adrien e João Mário são escolhas óbvias para um jogo destas características. Na frente, colocaria Mané no onze inicial e deixaria Carrillo para ser lançado na segunda parte numa altura em que o jogo estará mais partido. Montero terá que ser titular, já que este jogo é mesmo à medida das suas características - servir de ponto de referência no lançamento dos contra-ataques, segurando e distribuindo para as subidas em velocidade dos nossos extremos.


Será fundamental uma total concentração e disciplina no momento de defender, e inteligência e eficácia no aproveitamento das oportunidades que certamente aparecerão. Se assim for, certamente que poderemos alcançar um resultado que nos permita encarar com confiança a segunda mão da eliminatória.