quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Miguel Sousa Tavares e os domingos de futebol

Com o começo do campeonato regressaram também os jogos domingo à tarde. É de bom tom, ou é mesmo genuíno, saudar o regresso às tradições de antanho. Não é o meu caso: gosto do futebol ao final do dia, principio da noite. Por razões climáticas, particularmente no Verão; por razões técnicas: não há sol a incomodar os artistas ou os operadores de câmara que, como se viu na transmissão televisiva do Marítimo-Benfica, não conseguem adaptar a lente à transição sol-sombra, deixando metade do campo à adivinhação; e, enfim, por razões de organização familiar: um jogo a meio da tarde de um domingo arruína o domingo, destrói um fim-de-semana. O que eu gosto mesmo é do horário da UEFA para a Champions: 20.45. E gosto de um jogo dos grandes em cada dia do fim-de-semana; um à sexta ou à segunda, outro ao sábado e outro ao domingo. Por favor, não se armem em ingleses!
 Miguel Sousa Tavares in A Bola, 20/08/2013

Várias considerações:
  • "por razões técnicas: "não há sol a incomodar os artistas ou os operadores de câmara" - os artistas que treinam todos os dias de manhã e à tarde? Nunca ouvi falar de treinos à noite, a não ser que seja para se adaptarem à luz artificial de um estádio do adversário, nas competições europeias. E os operadores de câmara? Se qualquer máquina fotográfica de 50€ consegue automaticamente ajustar a abertura em função da luz ambiente, será que aparelhos profissionais não fazem o mesmo?
  • "um jogo a meio da tarde de um domingo arruína o domingo, destrói um fim-de-semana" - engraçado, para adeptos que gostam de ir ver a sua equipa ao estádio, jogos a meio da tarde de um domingo é o melhor programa que podem ter. Mas pronto, MST deve preferir ir à caça e depois beber uns copos e fumar uns charutos com os amigos enquanto limpam os canos às espingardas. Tem direito à sua opinião, cada um gosta do que gosta e ninguém tem nada a ver com isso.
  • "e gosto de um jogo dos grandes em cada dia do fim-de-semana; um à sexta ou à segunda, outro ao sábado e outro ao domingo" - em tom de brincadeira costumo dizer que as semanas deviam ter 3 dias para trabalhar e 4 para descansar. Pelos vistos para MST isso já é uma realidade. Espera, nas segundas à noite ele não está na SIC a fazer comentários?

A sério, pagam a este tipo para escrever barbaridades destas?

“Nós já temos um palhaço." - MST, 24/05/2013