segunda-feira, 12 de agosto de 2013

"O Sporting é nosso outra vez"

Tinha preparado um post para o final desta semana sobre o agendamento do Sporting - Arouca para uma segunda-feira, sem que nada de aparente o justificasse. A conclusão era que o slogan "O Sporting é nosso outra vez", tão utilizado por Bruno de Carvalho, tinha que passar pela proteção dos sócios e adeptos que fazem sacrifícios para poderem ir assistir os jogos ao vivo. Parte do que tinha escrito nesse projeto de post era:

Daí ser incompreensível a marcação do Sporting - Arouca para uma segunda feira. É uma golpada tão dolorosa pelo inesperado que foi. Os sócios e adeptos também fazem sacrifícios pelo clube quando vão ver um jogo: gastam dinheiro e usam uma significativa parte do seu tempo livre em que estão longe da família (se não os acompanharem). E as pessoas compreendem: se a equipa jogou durante a semana e do ponto de vista desportivo faz sentido jogar à segunda, ninguém levanta a voz porque o bem do clube também é o seu bem.

O jogo entretanto foi reagendado para um Domingo às 15h45, mostrando que a preocupação de devolver o clube aos sócios é real. Jogo numa tarde de Domingo é o melhor horário possível para as famílias irem à bola, e é uma excelente notícia para os sportinguistas.

Bem, na verdade parece não ser bom para todos os sportinguistas. Já há argumentos contra por causa da temperatura (vai estar calor apenas para os jogadores do Sporting), de colidir com o 12º fim-de-semana de praia deste ano, ou por a mudança do horário ter sido comunicada pessoalmente por BdC, que só aparece nos momentos bons. Eu acrescentaria que estraga uma excelente tarde de televisão, pois é no domingo à tarde que os nossos canais generalistas nos oferecem o "Verão Total", "Portugal em Festa" e outros programas do mesmo tipo.

Voltando ao tema dos jogos à segunda, para suportar as críticas que fazia, estive a analisar o agendamento dos jogos das últimas duas épocas para ver se encontrava situações semelhantes em relação aos grandes. Como acho que até tem algum interesse (agora menos devido à mudança do horário de jogo), aqui fica a análise que fiz.



Os adeptos do Sporting nos últimos anos tiveram muitos jogos em horários pouco simpáticos, devido à participação na Liga Europa, que se realiza às quintas. Daí muitos jogos da liga serem empurrados para segunda. Estive a analisar o horário dos jogos nas duas últimas épocas e cheguei a estes números:


A coluna Dom. 18h refere-se a jogos realizados durante a tarde ou final de tarde, enquanto a coluna Dom. 20h refere-se em jogos realizados à noite.

Na época 2011/12, em que o Sporting chegou às meias finais da Liga Europa, quase 50% dos jogos foram em horários péssimos, do ponto de vista de quem tem que se levantar cedo no dia seguinte para trabalhar. Para quem viaja de longe de Lisboa para assistir aos jogos ainda pior. Mas nunca ninguém reclamou por isso, e se tivesse havido mais um jogo na segunda que sucedesse a final da Liga Europa, melhor seria. No ano passado foi melhor devido à péssima campanha europeia do Sporting.

Fazendo a mesma análise para Benfica e Porto, vemos que:


Os jogos às segundas são quase inexistentes e são trocados por alguns à sexta, devido a jogos da Liga dos Campeões às terças. Tudo normal. O Benfica chegou longe à final da Liga Europa, mas foi obrigado a jogar principalmente aos domingos porque na fase a eliminar os jogos das duas mãos são jogados em semanas consecutivas.

Benfica e Porto também tiveram jogos às segundas. 

retirado de zerozero.pt
 
Nesses três casos, houve sempre um jogo a meio da semana anterior que o justificasse. No caso do Porto, o jogo anterior foi uma partida em atraso devido ao "dilúvio" que nesse dia caiu no Bonfim, com o anedótico teste de relvado de Pedro Proença, curiosamente poucos dias depois de o Sporting ter jogado em condições infinitamente mais adversas contra o Videoton.

Portanto, nos últimos dois anos nunca um clube grande jogou à segunda feira sem ser para benefício seu, ou seja, para conseguir um dia adicional de descanso após um jogo a meio da semana anterior.