segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Manguito a Menezes

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, assegurou a construção do centro de estágios dos “dragões” numa altura em que os azuis-e-brancos procuravam construir um centro de treinos fixo nas redondezas do Porto. Candidataram-se Gaia, Maia e Santa Maria da Feira, mas a preferência de Pinto da Costa recaiu sobre a cidade da margem sul do Douro.

Notícias da época recordam que, só em terrenos, a Câmara de Gaia pagou 1,5 milhões de euros. A fundação PortoGaia foi constituída em Maio de 1999 e o centro de estágios inaugurado a 5 de Agosto de 2002, começando a ser utilizado pelos actuais campeões nacionais alguns dias depois, a 12 de Agosto.

Em 2004, uma reportagem da revista Visão citava um relatório da Inspecção-Geral de Finanças que, numa fiscalização à Câmara de Gaia, que concluía que a autarquia pagou a totalidade dos custos do centro de treinos: 16 milhões de euros. O FC Porto teria assegurado o direito de superfície dos terrenos por 50 anos e apenas paga uma renda mensal de 500 euros pelo centro de estágio.
in Jornal de Negócios, 3 de Agosto de 2012

Luís Filipe Menezes, não podendo continuar o seu tacho em Gaia (que transformou num dos concelhos mais endividados do país) devido à lei de limitação de mandatos, decidiu candidatar-se à Câmara do Porto, onde certamente pensaria que a vitória seria um facto adquirido.

No entanto, teve dois azares. Se esperava ter o apoio total dos adeptos de FC Porto devido à oferta do centro de estágios que fez ao clube (sem qualquer tipo de benefício para o concelho que presidia), o aparecimento do Dragão de Ouro Rui Moreira como candidato independente veio-lhe baralhar as contas. O segundo e principal azar é que os portuenses estão-se a borrifar para as preferências políticas de Pinto da Costa. Estamos a falar de eleitores que elegeram Rui Rio para 3 mandatos, mesmo tendo este as piores relações possíveis com o FC Porto. E estes dois azares deram nisto:

Menezes pareceu o Sporting em 2005, esteve muito bem posicionado para ganhar tudo, mas no final acabou em 3º



Os portuenses estiveram em grande estilo a fazer o manguito a Menezes. À falta de tribunais que analisem os desperdícios de dinheiros públicos do ex-presidente da Câmara do Gaia, é bom ver que pelo menos seja punido nas urnas de voto.