quinta-feira, 13 de novembro de 2014

M*rdas que só mesmo connosco, nº 3: A inexperiência de Schmeichel

Época 1999/2000, 8ª jornada, Sporting - Braga. O Sporting, com um início complicado de campeonato que já tinha causado a troca de liderança técnica de Materazzi por Inácio, era 4º classificado a 7 pontos do líder Benfica, a 3 pontos do Porto e a 2 do Guimarães.

Num lance de ataque do Braga, há um remate fraco que é amortecido com o peito / barriga por Schmeichel (uma das suas imagens de marca), que de seguida apanha a bola com as mãos. O árbitro entendeu (incorretamente) que Schmeichel já tinha dominado antes a bola com as mãos, e assinalou livre indireto contra o Sporting.

A partida foi dirigida por uma jovem promessa da arbitragem, que fazia a sua estreia em jogos dos grandes. Vejam lá se adivinham quem era:


Exatamente, Duarte Gomes. A espalhar o perfume da sua incompetência seletiva desde 1999.

Tentem lembrar-se quantas ocasiões destas aconteceram em alta competição (e já nem falo só dos "grandes" portugueses) nos últimos quinze anos. Quem se lembrar de mais 2 ou 3 casos destes passará a ser para mim considerado como uma enciclopédia viva do futebol.

Tendo isso em consideração, quais são as probabilidades de uma coisa destas acontecer num jogo em que está em campo um dos melhores guarda-redes da história do futebol? Grandes, se o árbitro da partida for Duarte Gomes e se uma das equipas em campo for o Sporting.

Resta dizer que Schmeichel defenderia o livre indireto, avançando destemidamente contra o remate de Barroso, e o Sporting venceria o jogo por 2-0. A desvantagem pontual acabaria por ser totalmente anulada à 26ª jornada, quando o Sporting recebeu e venceu o Porto por 2-0 e saltou para a liderança isolada do campeonato. Do resto da história certamente que todos se lembrarão.