sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Template VieiraNoBalneárioApósFracasso.dotx

Na edição de ontem do Record, foi noticiado que Luís Filipe Vieira se deslocou ao balneário logo após a derrota com o Zenit:


A primeira coisa que reparei é que Vieira fez muita questão (mesmo) em estar presente nas horas más, como os bons presidentes fazem: Luís Filipe Vieira "fez questão de se deslocar ao balneário", e que também "fez questão de permanecer junto à saída do balneário a aguardar pela passagem dos jogadores". OK, já percebemos.

Para além disso, a jornalista Vanda Cipriano escreveu que Vieira "dirigiu, certamente, algumas palavras de ânimo aos futebolistas". Isto fez soar algumas campainhas num dos recantos do meu cérebro. É que ainda em fevereiro passado o Record, através do jornalista Nuno Pombo, na sequência do empate do Benfica em Barcelos contra o Gil Vicente, publicou a seguinte notícia:


A curiosa coincidência no uso de expressões idênticas como "ânimo" e o advérbio "certamente", por dois jornalistas diferentes, em circunstâncias em que não sabem ao certo o que se passou e apenas podem especular (daí o certamente), deve ter uma explicação simples: o Record dispõe de uma bateria de templates prontos a usar quando o Benfica tem um resultado menos positivo. É algo perfeitamente compreensível, pois nem sempre uma pessoa consegue criar textos inspiradores e motivacionais no meio da tristeza de uma derrota.

Recorrendo a expedientes menos lícitos conseguimos acesso ao template utilizado nas duas notícias. Aqui fica: