terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Em permanente evolução


Esta mensagem da Nike faz justiça a uma das mais importantes qualidades de Cristiano Ronaldo, e que tem sido fundamental para alcançar e manter o nível de desempenho durante tanto tempo: é obcecado por ser o melhor. 

Muitos chamam-lhe ego desmedido - e até pode ser verdade -, mas acaba por ser um excelente combustível para manter a motivação bem acesa. À ambição e motivação permanente, Ronaldo consegue juntar um nível de talento e capacidade de trabalho verdadeiramente excecionais, para além da inteligência revelada na forma como tem sabido evoluir e adaptar o seu jogo em função do avançar da idade e das dificuldades que os adversários tentam colocar-lhe. E é pela conjugação de todos esses fatores que se tem mantido no topo do futebol há praticamente oito anos.

--- INTERLÚDIO ---


--- FIM DO INTERLÚDIO ---


Ronaldo está a prestes a completar 30 anos. Muitos dos grandes jogadores do passado chegaram a esta idade já em claro declínio. No entanto, para Ronaldo, "declínio" é uma palavra que ainda parece tardar em se aplicar, apesar de na história do futebol o calendário competitivo nunca ter sido tão preenchido e desgastante como é agora. Aliás, olhamos para Messi - que tem menos 2 anos - e não conseguimos ter as mesmas certezas para o desempenho que terá nos próximas 2 ou 3 temporadas.