domingo, 11 de janeiro de 2015

Preparem as canelas: é dia de visita a Braga

Não creio que exista algum sportinguista que esteja iludido quanto ao grau de dificuldade da deslocação de logo: o Sporting vai encontrar em Braga um adversário tremendamente complicado. Quem apresenta como cartão de visita duas vitórias ao Benfica (e que por pouco não saiu do Dragão com um ponto) merece ser encarado com todas as cautelas e respeito. É que falamos de uma equipa que, à imagem do seu treinador, tem talento q.b. e doses industriais de agressividade que a tornam um osso efetivamente difícil de roer.

O facto de o árbitro escolhido ser Hugo Miguel, um juiz pouco dado a mostrar cartões, é um forte indício de que será um daqueles jogos em que valerá tudo menos arrancar olhos - a não ser, claro, que o agressor equipe de verde e branco. Esta nomeação traz também outras memórias pouco agradáveis: foi o árbitro do Guimarães - Sporting - que resultou na nossa única derrota nas competições nacionais até ao momento - em que o árbitro foi um complemento importante à nossa falta de garra nesse jogo ao validar um 2º golo irregular ao Guimarães e ao assinalar um penálti inexistente que fecharia o resultado em 3-0.

Todos os cuidados serão poucos, portanto. A nosso favor está a classe superior dos nossos jogadores e o facto de o Braga ser tradicionalmente um adversário com quem nos damos bem: nas últimas 4 temporadas temos 8 vitórias (incluindo um jogo para a Taça de Portugal) e apenas 1 derrota. Mesmo na nossa pior temporada de sempre ganhámos os 2 jogos, incluindo uma vitória por 3-2 na pedreira com 3 golos de Van Wolfswinkel, o último dos quais marcado nos descontos quando jogávamos apenas com 10 elementos.

Em relação ao onze, parece-me que assistiremos ao regresso de Maurício ao centro da defesa - apostar em Tobias num jogo destes envolve alguns riscos, apesar dos excelentes indicadores dados até ao momento (o banco será no entanto obrigatório para o jovem da academia) - e a aposta no 4x3x3 com Montero na frente e João Mário no meio-campo. Nas alas, claro, Nani e Carrillo.


Estou moderadamente otimista: a equipa atravessa um bom momento anímico e o equilíbrio entre Sporting e Braga não é aquilo que muitos jornalistas andam a tentar vender (com vantagem para nós, como é evidente), mas o ponto fulcral estará ao nível do sangue frio e estabilidade emocional que este confronto exigirá. A equipa terá que ser tremendamente inteligente e empenhada - e se o conseguir, temos talento de sobra para conseguir assegurar os três pontos.