quinta-feira, 21 de maio de 2015

Überlampião

Muito interessante o vídeo feito pelo @captomente a partir das declarações de Rui Gomes da Silva no último Dia Seguinte:

vídeo retirado do blogue Com quem joga o Sporting

Afinal a responsabilidade é toda da polícia. É extraordinária a forma como o vice-presidente do clube - repito, o VICE-PRESIDENTE DO CLUBE - sacode a água do capote com tanta facilidade. Aliás, toda a argumentação de Rui Gomes da Silva é absurda, mas justificar tudo o que aconteceu pela hora e meia em que os adeptos foram deixados à espera na bancada ultrapassa todos os limites da razoabilidade e do bom-senso. 

Se a moda pega vou passar a ter mais cuidado quando usufruir de serviços públicos como urgências hospitalares ou conservatórias do registo civil para renovação do cartão de cidadão. Atendendo aos tempos médios de espera, será um milagre se não me vir envolvido no meio de um motim. 

A determinada altura Rui Gomes da Silva usa como termo de comparação a forma como se processam as saídas dos adeptos adversários em Alvalade, Luz e Dragão. Mas lembro-me pelo menos de uma situação em que essa saída não se processou de forma assim tão rápida:


Sim, é verdade: num dia em que a cobertura do Estádio da Luz se desfazia aos olhos de todos, em que foi dada ordem de evacuação de toda a assistência por motivos de segurança, os adeptos sportinguistas ficaram mais de uma hora à espera para poderem abandonar as bancadas. E tanto quanto me lembro não houve relatos de casas-de-banho vandalizadas ou bares saqueados.

Mas a cereja no topo do bolo do raciocínio de Rui Gomes da Silva foi a forma como se referiu aos roubos ao armazém da loja do Estádio D. Afonso Henriques. Pelos vistos agora as pilhagens passam a ser definidas como acontecimentos urbanamente desaconselháveis. Alguém devia ter avisado as autoridades de Baltimore para abrandar a perseguição aos desordeiros -- perdão, aos cidadãos menos urbanos. Há realmente quem decrete estados de emergência por muito pouco. (relaxem, estou a exagerar propositadamente - os acontecimentos de Guimarães e Baltimore não são comparáveis, como é óbvio)

Não compreendo: custava-lhe assim tanto condenar uma atitude claramente reprovável de uma pequena minoria dos milhares de adeptos benfiquistas que estavam naquela bancada? Ainda para mais quando tantos benfiquistas tiveram o carácter de se demarcarem dessa gente e desses acontecimentos? 

Há os benfiquistas. Depois há os lampiões. E depois ainda há Rui Gomes da Silva.

P.S.: aplicando o raciocínio de Rui Gomes da Silva a outros episódios de vandalismo, podemos então assumir que o fogo posto por sportinguistas no Estádio da Luz em 2012 afinal foi responsabilidade da polícia?