quinta-feira, 21 de maio de 2015

Jesus no Sporting?


Em primeiro lugar, deixem-me dizer que este rumor já me tinha chegado aos ouvidos de duas origens completamente diferentes, ambas tradicionalmente bem informadas (nenhuma delas ligada ao Sporting), a primeira das quais na sexta-feira passada (ou seja, 5 dias antes da notícia ter sido divulgada pelo jornal). Tanto quanto sei o jornal A Bola já estava a par disso na altura, ou seja, optaram - por motivos que facilmente se percebem - por soltar a notícia apenas após a conquista do título.

Mas estas coisas valem o que valem, e sinceramente parece-me que as probabilidades de esta notícia ser verdadeira são quase nulas. Não que o Sporting - confirmando-se o divórcio com Marco Silva - não estivesse teoricamente interessado em Jesus, mas acima de tudo porque não faz sentido que:
  • Jesus abandone o seu atual posto para ir para o Sporting, onde iria dispor de um orçamento muito inferior ao que tem atualmente e, pior ainda, passaria para o lado de fora do sistema;
  • Se o objetivo de Jesus é conquistar visibilidade internacional, como é evidente faria mais sentido ir para um clube (não necessariamente de top europeu) de uma das principais ligas do que ficar em Portugal no Sporting ou mesmo no Benfica.

Acho bem mais provável que esta história tenha partido do principal interessado em toda esta novela , ou seja, o próprio Jorge Jesus. É preciso não esquecer que há dois anos tivemos direito a uma novela semelhante, mas que envolveu o Porto como potencial interessado. O resultado na altura foi a renovação pelos valores e duração que Jesus quis.

Ou então - não nos podemos esquecer que a notícia sai no jornal A Bola - poderá ter tido origem no próprio Benfica, que desta forma acaba por legitimar junto dos sócios um novo adiamento da antiga promessa de contenção orçamental. Aliás, no próprio dia da notícia, José Manuel Delgado defende no seu editorial que a renovação de Jesus com o Benfica traria vantagens mútuas. Se fosse mesmo verdade que Jesus quisesse sair, se houvesse uma possibilidade real de isso acontecer, Delgado já teria iniciado o processo de descredibilização do treinador em vez de continuar a defender a renovação.