segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A cronologia da contratação de um treinador


Este post é sobre Jorge Jesus e o Benfica, mas não tem nada a ver com o Sporting. Ou melhor, por acaso até envolve diretamente um Sporting e indiretamente o Sporting. Aquilo que terão oportunidade de ler de seguida é uma cronologia do processo de transferência de Jorge Jesus do Sp. Braga para o Benfica, em 2009. Então e o que é que isso tem a ver com o Sporting, perguntam-me? Já vão ver. Acreditem que vale a pena ler até ao fim.

(obrigado pela ideia, José!)


28 de maio de 2009

Cinco dias depois do final da época, o Benfica já estava em negociações com Jorge Jesus. De recordar que Braga e Jesus tinham contrato válido até ao final da época de 2010/11, enquanto que Benfica e Quique tinham um contrato válido até ao final da época de 2009/10. Vários jornais chegaram inclusivamente a dar conta da existência de um contrato, notícia que o Benfica desmentiu neste mesmo dia em comunicado à CMVM.

Fonte: zerozero.pt


8 de junho de 2009

Onze dias depois de terem sido noticiadas as conversas entre Jesus e Vieira, o Benfica contacta pela primeira vez a direção do Braga no sentido de contratar o treinador.

Fonte: MaisFutebol


8 de junho de 2009

Nesse mesmo dia o Benfica viria a anunciar a rescisão de contrato com Quique Flores.

Fonte: zerozero.pt


13 de junho de 2009

Durante dias parece haver um impasse na obtenção de um acordo entre Benfica e Braga, ao ponto de Jesus ameaçar rescindir o contrato por prémios em atraso.



15 de junho de 2009

No dia 15 as negociações entre Benfica e Braga são retomadas.
Fonte: MaisFutebol


16 de junho de 2009

No dia seguinte, o Benfica comunica à CMVM que chegou a acordo com o Braga e que tem um acordo de princípio com Jorge Jesus.

Fonte: zerozero.pt



Ou seja, todo este processo prolongou-se pelo menos entre 28 de maio (é bem possível que tenha começado antes disso) e 16 de junho. Mas na realidade esta cronologia ainda não está completa. É que pelo meio, precisamente nos dias 10 e 11 de junho, foram divulgadas duas notícias que na altura não suscitaram grande polémica, mas que à luz das acusações que o Benfica faz hoje a Jorge Jesus e ao Sporting ganham toda uma nova relevância:

Fonte: Correio da Manhã
Portanto, cinco dias antes de o Benfica ter chegado a acordo com o Braga e anunciado oficialmente a existência de um acordo de princípio com o treinador, Jesus já tinha indicado pelo menos dois potenciais reforços para o Benfica: Djalma e Tixier (em declarações no dia 10 de junho à Antena1), cuja entrevista podem ouvir de seguida:


Segundo Tixier, Jorge Jesus, ainda treinador do Braga, falou com ele e com o seu empresário no sentido de os convencer a optarem pelo Benfica. Faz-vos lembrar alguma coisa? E acabou tudo com processos em tribunal?


Recapitulando:

1. O Benfica iniciou conversações com outro treinador ainda tendo um contrato válido com Quique Flores.

2. O Benfica iniciou conversações com um treinador que ainda tinha um contrato válido com outro clube, à revelia dos dirigentes desse clube.

3. Jorge Jesus, numa altura em que ainda era treinador do Braga, indicou e contactou jogadores que lhe interessava ter na época seguinte no Benfica.

Creio que ficamos conversados em relação à moral que o Benfica tem para estar a pedir indemnizações milionárias a Jorge Jesus.