sexta-feira, 23 de outubro de 2015

A rivalidade é saudável, a violência é intolerável

A rivalidade entre clubes é saudável e recomenda-se. Sempre que a nossa equipa ganha de forma convincente ficamos de barriga cheia, mas a satisfação total só existe quando o adversário que derrotamos é o nosso maior rival. O facto de termos do outro lado alguém que deseja uma derrota nossa tanto quanto nós desejamos a sua derrota é uma espécie de piri-piri do futebol. Nas quantidades certas torna tudo ainda mais saboroso, mas quando se exagera é coisa para estragar completamente o prato. Infelizmente, há pessoas que não percebem os limites do que é razoável.

Não será surpresa para quem costume ler este blogue que considero a atual direção do Benfica um cancro que faz muito mal ao futebol. A maior parte dos benfiquistas dirá o mesmo sobre a direção do Sporting. Nós achamos que temos a razão do nosso lado, eles acham que têm a razão do seu lado. Mas é um disparate que qualquer sportinguista ou benfiquista pense que resolve alguma coisa cometendo atos violentos contra os adeptos da outra equipa. Quando o fazem, estão apenas a causar danos irreparáveis aos agredidos, ao que resta da sua consciência, e ao seu próprio clube.

Um Sporting - Benfica ou um Benfica - Sporting é muito mais que um jogo de futebol, mas ao mesmo tempo é apenas um jogo de futebol. A única batalha que se deseja entre adeptos é a do apoio fervoroso às respetivas equipas. No final o vencedor terá como prémio poder divertir-se à custa dos amigos que torcem pelo clube adversário durante os dias que se seguirão. É assim que tem que ser, e é bom que possa continuar a ser assim.

Vem isto a propósito do oportuno post escrito ontem pelo Shadows no NGB. Infelizmente, no que toca a violência nos estádios e nas imediações, todos temos telhados de vidros. É irrelevante estarmos nestes dias a comparar a gravidade dos atos violentos que uns e outros cometeram no passado. Se isso servir como desculpa para o quer que seja, ficaremos muito mais próximos de fazer igual ou pior do que aquilo que acusamos os outros de terem feito.

A rivalidade entre clubes é saudável e recomenda-se. A violência é intolerável em qualquer circunstância.