segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Pérolas a porcos


No domingo de manhã, a propósito desta promo que a TVI24 fez para promover o programa Prolongamento, escrevi o seguinte no Twitter:



Sinceramente, estava longe de imaginar que a TVI me desse razão tão rapidamente. É que nem foi preciso esperar pela emissão do programa propriamente dito. O circo começou já ontem com uma entrevista de Judite de Sousa a Pedro Guerra em pleno Jornal das 8. A entrevista andou à volta da vida e "carreira" do próprio Pedro Guerra, e no final contou com a participação de José de Pina como convidado surpresa para uma espécie de preview daquilo que passará a acontecer todas as segundas-feiras.

Não está aqui em causa a capacidade de José de Pina para defender o Sporting - poucos serão capazes de o fazer com tanta inteligência, humor e frontalidade (e teve já ontem duas entradas a pés juntos bem à sua maneira) -, mas estou convencido que a sua transformação em nemesis de Guerra é estar a dar (figurativamente e... bem, quase literalmente) pérolas a porcos. Na minha opinião é um erro haver sportinguistas a aceitar participar no mesmo programa com Pedro Guerra. Por dois motivos: 

  • Toda a gente sabe que a TVI é um canal que é capaz de tudo, desde que isso garanta audiências. Pedro Guerra dá audiências pelo confronto que promove. Sem confronto, Pedro Guerra não dá audiências. Sem confronto, seria uma questão de tempo até Pedro Guerra ser posto a andar.
  • É um desperdício de tempo alguém tentar debater com um pau-mandado de Vieira, conhecido por abafar qualquer tentativa de debate grunhindo mais alto (mais uma vez, figurativamente e quase literalmente) e fazendo uso de uma argumentação rasteira e desonesta que (efetivamente) desconcerta qualquer pessoa com um mínimo de princípios e dignidade.

Note-se que esta minha aversão à figura de Pedro Guerra nada tem a ver com a qualidade das suas intervenções. Guerra tem zero de credibilidade. Mente e manipula o que for preciso se achar que isso beneficia a imagem de Vieira e do Benfica. O meu problema com Guerra tem a ver com o facto de ser um exemplo vivo do poder do Benfica em colocar quem quer na Comunicação Social, enquanto certas pessoas ligadas ao Sporting vão sendo vetadas (Carlos Dolbeth) ou afastadas (Eduardo Barroso). Sim, Eduardo Barroso saiu por iniciativa própria, mas apenas porque a TVI nem pestanejou - perante a evidente incompatibilidade entre intervenientes - perante a decisão de afastar Guerra ou deixar sair alguém que colaborava com a estação há muitos anos.

José de Pina pode achar que está a defender o Sporting ao aceitar fazer parte do painel, mas na realidade apenas estará a dar o troco de que Guerra precisa para dar audiências à TVI. Perante a cretinice e a má-formação não há inteligência e humor que valham. Bem sei que se Pina não aceitasse o convite, a TVI acabaria por conseguir encontrar alguém que não se importasse de fazer um frete que seguramente não será nada mal pago, mas aí cada um saberá de si.

Independentemente do sentido da minha opinião, fico a desejar sinceramente que José de Pina prove que estou errado.