segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Victory by a landslide

Victory by a landslide (landslide = desabamento de terra) é uma expressão que os americanos costumam utilizar em eleições em que um dos candidatos ganha de forma esmagadora, como que apanhando tudo o que há por apanhar, levando tudo o que lhe aparece à frente. Em dia de eleições legislativas parece-me o título que melhor ilustra a noite do Sporting. Vitória arrasadora e, apesar de todos os condicionalismos (o anúncio dos resultados da eleição, noite de muita chuva, horário do jogo), com mais de 31.000 pessoas a comparecer no estádio para testemunhar ao vivo a melhor exibição da época do Sporting.



Positivo

Os três golos de Slimani - acabou por ser a figura da partida pelos três golos que marcou, mas mais uma vez a sua utilidade não se ficou por aí: forneceu o voluntarismo do costume em todos os momentos do jogo, coroado por um sprint para tentar ajudar a parar um contra-ataque adversário. Em sete jornadas já leva cinco golos marcados.

O regresso a casa do Rei - em estreia em Alvalade, é impossível não sentir a diferença de ter no meio-campo um monstro como William. Faz parecer simples as ações que protagonizou de destruição de várias iniciativas atacantes do Guimarães, mas foi sobretudo com bola que deu nas vistas. Foi um autêntico facilitador nas ações ofensivas, seja descendo para a linha dos centrais para ser o primeiro construtor de jogo, seja como distribuidor já no meio-campo adversário. Grande, grande exibição. E ainda terminou com a braçadeira de capitão no braço.

As alterações no onze - Era esperado que Jesus voltasse a mexer bastante na equipa titular, mas o treinador surpreendeu ao não apresentar nenhum extremo puro de início. A ideia resultou: tanto João Mário como Ruiz (e depois Gelson) procuraram constantemente terrenos interiores deixando via aberta para as subidas dos laterais. Aproveitou melhor Jefferson, que apesar de ter feito um jogo discreto, acabou por fazer duas assistências para golo pelo seu flanco. O lado direito funcionou melhor, com João Mário a fazer o cruzamento para o primeiro golo da partida. Esgaio precisa de mais confiança para aproveitar de forma mais decisiva todo o espaço de que acaba por dispor, mas de qualquer forma fez uma exibição positiva.

#CriseNaFormação - após o intervalo, subiram ao relvado sete (7) jogadores da formação: Rui Patrício, Esgaio, Tobias, William, Adrien, João Mário e Gelson. E ainda havia Mané no banco.


Negativo

Bolas paradas defensivas - o Guimarães foi uma equipa que causou pouquíssimos problemas a Rui Patrício, mas quando o fez foi sobretudo através de lances de bola parada - uma das quais deu golo. Foi a única nota negativa de uma exibição muito agradável e consistente.



Parece pacífico que estivemos perante a melhor exibição da época. No entanto há que ter em consideração que o Sporting não criou mais ocasiões de golo do que já tinha feito noutras partidas - simplesmente tivemos (finalmente) um nível de eficácia finalizadora mais normal, o que pode ser importantíssimo para recuperar a confiança que pareceu perdida durante alguns jogos. Mesmo a tempo do derby, que começou já ontem com as palavras de Octávio no final do jogo.