segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Final... como todas as outras daqui para a frente

O jogo desta noite em Guimarães tem que ser considerado tão importante como o do Benfica. Não pode ser de outra forma. Pior do que perdermos um jogador por lesão ou por castigo para a próxima jornada, é chegarmos ao dérbi com menos de 3 pontos de vantagem sobre o nosso rival. Com o afastamento da Taça da Liga e da Liga Europa, agora acabou em definitivo o tempo das rotatividades. Os melhores jogadores que estejam aptos fisicamente são os jogadores que devem ser lançados lá para dentro, estando ou não em risco de suspensão.

O Vitória será um adversário extremamente complicado e nenhum sportinguista estará a contar com facilidades no Estádio D. Afonso Henriques. É uma equipa que não perde desde que defrontou o Benfica (muito por causa da péssima arbitragem de Carlos Xistra), e tem tido, desde então, uma produção ofensiva assinalável, nunca ficando em branco e marcando 3 ou mais golos em metade das partidas. Mas, por outro lado, também se tem mostrado permeável na defesa. Em 2016 só o Porto não lhes marcou golos. 

A verdade é que o Sporting se tem dado muito bem contra equipas com estas características. Mas isso só tem acontecido porque os jogadores têm sido inexcedíveis na aplicação colocada em campo. Se isso voltar a acontecer no jogo de hoje, estaremos muito mais próximos de o vencer do que de um empate ou uma derrota.