sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

A Blog's Tale

No arquivo dos emails de Luís Bernardo, é possível encontrar uma troca de mensagens data de novembro de 2016, em que estão a ser definidos os objetivos estratégicos da comunicação externa para a época de 2016/17. Esse plano contém também algumas iniciativas para alcançar esses objetivos, sem se entrar em grandes detalhes.

Após alguns conselhos e pedidos de correção ou afinação do conteúdo do documento em causa, os objetivos da equipa de Luís Bernardo foram aprovados por Domingos Soares Oliveira. Eis, então, quais foram as grandes linhas orientadoras para a comunicação externa do Benfica para 2016/17:


Destaquei a amarelo alguns pontos que achei mais interessantes. Por exemplo, é objetivo do Benfica desenvolver um plano informal que permitisse ao clube controlar os meios de voto eletrónico (interpreto isto como o resultado dos televotos de programas como o Dia Seguinte ou Tempo Extra) e fóruns, de forma a obter 75% de opiniões que lhe fossem favoráveis. Também achei curiosa as 50 notícias positivas para a afirmação de Luís Filipe Vieira e da estrutura do Benfica, e ainda a "implementação de mecanismo de resposta e guerrilha institucional".

Mas não é nenhum destes tópicos que me traz aqui hoje. A história que eu quero contar refere-se à célula do Excel que contém a seguinte informação: "10 novos blogs". Como interpretar isto? A conclusão mais óbvia é que o Benfica tinha como objetivo a criação de dez novos blogs que ajudassem a passar a sua mensagem.

Dos emails que existem no arquivo de Luís Bernardo, não há nada que sugira que os dez novos blogs tenham sido efetivamente criados, mas é possível perceber que houve pelo menos uma tentativa, não muito bem sucedida, para criar um. Tudo começou assim, alguns meses mais tarde:


Janela quer um "Blog de grande qualidade e impacto" e quer tê-lo em funcionamento o mais rápido possível. Os trabalhos devem ter começado de imediato, pois, uma semana mais tarde, surge uma proposta de logotipo. Janela pediu a opinião a Luís Bernardo...


... que decidiu envolver os seus designers para fazerem uma proposta alternativa.


Aparentemente, ou os designers não estavam disponíveis, ou Janela não achou que se justificasse a espera, ou então simplesmente borrifou-se para a opinião de Luís Bernardo, pois o logotipo foi aprovado no próprio dia.


Vou poupar-vos algum tempo, resumindo os mails que se seguiram: depois do logo, foi o registo do domínio, depois questões sobre o layout. João Pedro fazia propostas a Janela, Janela pedia aprovação a Luís Bernardo que, por sua vez, chegou a pedir a opinião a uma colega sua da WL Partners. As coisas avançaram rapidamente, não tardando a aparecer algo palpável. Uma semana depois, estava tudo pronto para começar. Janela faz a sua proposta para as primeiras publicações.


O conteúdo é hilariante: não é mais do que uma versão modificada das cartilhas, dentro do mesmo estilo que já todos conhecemos. Isto é tão mau, que fico com dúvidas se Janela queria ou não fazer passar o Verdade Desportiva por um blogue isento.


Alguns dias mais tarde, novo mail com novos conteúdos...


... ficando perfeitamente claro que o que Janela quer é ter um blogue semelhante ao de Hugo Gil, mas com melhor português. E assim, lá continuaram as cartilhas online...


... até ao dia 5 de abril de 2017, data em que o blogue Verdade Desportiva publicou o seu último artigo:


O projeto de qualidade e impacto idealizado por Carlos Janela e Luís Bernardo acabou por ter uma vida curta e discreta - eu, que me considero uma pessoa relativamente atenta ao que se vai escrevendo em espaços do Sporting e dos seus rivais, não me lembro de ter alguma vez ter tido conhecimento deste blogue até estes emails terem sido divulgados. Ainda assim, mesmo considerando a pobreza dos conteúdos cartilhescos, confesso que não percebo como é que um blogue apoiado pelo Benfica tenha tido um voo que só pode ser equiparável ao de um milhafre depenado. Talvez seja melhor pedirem a outra pessoa para liderar o projeto dos nove blogues que ainda estão por criar...


50 comentários:

  1. Ainda ontem falei com amigos Benfiquistas(não LAMPIÕES) e que me dizem que estão enojados com tudo o que se tem passado com o seu clube. LAMENTÁVEL!

    ResponderEliminar
  2. Sou obrigado a concordar que, com esta nova descoberta emailiana do MdC, agora sim, o Benfica arrisca-se a descer de divisão. Promoção de LFV e das suas entrevistas, criação de blogues, grave, gravíssimo. Até se dão ao desplante de discutir um logo.
    By the way, já foi notificado pelo Benfica pelo descarregamento dos gigas ou chegaram-lhe directamente da fonte saraivosa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os corruptos do Sul agora têm uma aplicação de marketing? É a única razão para enviarem "notificações".
      Devem ter cuidado com isso, que com o GDPR a ficar efectivo em Maio basta uma ou duas denúncias e arriscam-se a multas pesadas...

      Eliminar
    2. Gostas tanto de comer gelados que nem vês o ridículo de esquemas em que vive o teu clube ó Cudolfo?

      Enquanto ganham ninguém quer saber como ganham.
      O pior é quando as notícias saltam cá para fora e aí, uma rena avençada como tu soa ainda mais ridículo que o Janela...

      Eliminar
    3. Isso, continua a assobiar para o lado.

      Será "guerrilha institucional" será "controlo de fóruns" ... bem que te esforças ;)

      Eliminar
    4. Não passas de um KPI, palhacito. Tu e os outros que para aqui vêm. Benfiquistas a sérios não se dignam a escrever o que escreves.

      Eliminar
    5. Estou preocupado pois como já li uns 50 mails não faço ideia da indemnização que vou ter de pagar ao escroque do Janela.

      Não sei se os lampiões que também leram os mails vão ter de pagar uma indemnização... pelo sim pelo não a ti ó sardinheiro vai-te preparando para um desconto na avença .

      Ó palhaço hoje a tua agremiação corrupta poderia ser eliminada da taça da liga mas estamos a falar de um satélite que vai ficar pior que o Alverca...

      Eliminar
    6. Tb vou ser notificado? Eu e mais uns bons milhares de portugueses? Notificado por quem mesmo? Agora o seu clube também já é um dos aplicadores da justiça num estado de direito? Agora o seu benfica já se substitui aos tribunais? O estado lapmionico vive assim tanto num universo paralelo que se julga (tenho a certeza que sim!!) mais do verdadeiro estado nacional...legislaliza (ou acha que as leis só se aplicam aos outros e por isso acha que esta acima de tudo e todos), julga (esta tentativa de notificaçao é hilariante!!!) Até o chamado 4 poder (medias) acha que consegue controlar (aqui é talvez a unica situaçao que o seu clube tanto trabalhou, e se existisse uma ERC digna do seu nome era uma limpeza em varios orgaos de CS). Por ultimo, ejá que estamos numa de perguntas e respostas, explique me lá (e sem recurso a linguagem dirigida a todos aqueles que adoram comer gelados com a testa) como é que podem/querem intimidar sobre a existençia de uns emails que são (segundo a cartilha oficial e oficiosa) FALSOS/DETURPADOS/NÂO SE PASSA NADA?! Vejam lá se orientam se um bocado..senão daqui a pouco passam ( ou já se é assim) uma imagem de "burros", "energumenos", "malucos" e "ididotas"!!!!

      Eliminar
    7. Caro Cartilhado Rudolfo. Se não acha grave, porque realmente em comparação com os crimes do SLB não é assim tão grave, então porque durante tanto tempo acusaram o Sporting de fazer exactamente isto? Esta é mais uma prova que o SLB acusa os outros sempre do que faz, só falta provas das malas e dos favores, tudo o resto já está provado. Pode andar nos blogs de rivais à vontade mas o que recebe é mal pago pois não engana ninguém.

      Eliminar
    8. Paulo Marques, eu vou explicar para que a tua idade mental perceba.
      Antes destas novas tecnologias, o BPSM (se não sabes o que é procura) juntou uma quantidade enorme de notas falsas que entretanto foram recebendo dos depósitos e passaram despercebidas.
      Uns mânfios, que já tinham o assalto programado, roubaram o BPSM dois dias depois, mas para desgraça deles o assalto resumiu-se a roubar notas falsas.
      Foram apanhados uns dias depois. Na tua santa ignorância, achas que não vão presos por as notas serem falsas? Ou vão ser punidos pelo assalto?

      Eliminar
    9. Depende, rudolfo. Se for o Vieira a roubar o BPSM quem vai ser punido é o seu ex-motorista e amigo de longa data.

      Eliminar
    10. E as pessoas que sacaram os emails e os leram roubaram alguma coisa ao Venfique, oh labrego de merda? É que dignidade nunca o SLolB teve.

      Eliminar
    11. O Rabolholfo e mais uma das suas analogias patéticas.

      Como se notas falsas e um assalto à mão armada a um Banco, tivessem alguma coisa que ver com mails *VERDADEIROS* que provam declaradamente tráfico de influências e fortes indícios de chantagem e corrupção sobre agentes desportivos exercidas pelo slb.

      Esse pobre homúnculo pensa que está a escrever para a cáfila adepta do Folclórico e Desportivo Rabolhense.

      Eliminar
    12. Queres tu dizer quem mandou assaltar foi o Orelhas ?.Explica-te melhor que ninguém te entende .

      Já percebi os mails foram "produzidos" para afinal a malta ser apanhada e assim o clube dos rabolhos ganhar mais uma pipa de massa em indemnizações !... #NuncaAcabes .

      Aquela indemnização por danos putacionais ao clube dos rabolhos não chega ?.Aquela merda está preta .

      Não estejas preocupado que o Orelhas trouxe da China mais uma mala mas é cheia de merda.

      Eliminar
    13. Para quem fala da idade mental alheia, é um tijolo com dois olhinhos no que toca a direito.

      Eliminar
  3. Sera que ao dizerem 10 NOVOS blogs quer dizer que ja existiam outros blogs?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei algo parecido: se os 10 "novos" blogs não poderiam ser o rectrutamento de blogs já existentes para o gang dos vomitadores de cartilhas...

      Eliminar
  4. Mestre, esta gente é tão incompetente em tudo o que faz que até dá dó...

    Mas dou mais relevância à tal tabela com que inicia o seu post do que a estes pseudo blogues do Janela, sobretudo dou importância à necessidade de plantar notícias positivas sobre o clube e estrutura na comunicação social.

    Tenho quase a certeza que ainda se vai cruzar com mails onde consta o pagamento das avenças ao Farinha e ao Serpa.

    E certamente que encontrará as facturas de telefone do Fernando Pedro Guerra Santos pela utilização massiva do televoto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sporting até morrer,

      "Mestre, esta gente é tão incompetente em tudo o que faz que até dá dó..."

      com todo o respeito, discordo completamente!!!

      se chamas um tetra incompetência então nao sei o que será competência...

      eles sao competentes e bem competentes("corruptamente" falando, claro)

      nao fosse esta fuga dos emails e o penta o hexa e por ai fora já estava no bolso mas sem grande esforço, esta fuga apenas veio baralhar um bocado e vai obrigar a pensarem em novas estratégias, mas podes escrever que vao ser penta este ano, é ver os jogos, nao há vergonha, é tudo à descarada mesmo depois de tudo estar cá fora. os padres continuam lá...os padres que também sao Var também estao lá...os observadores sao os mesmo tambem estão lá...os proprios dirigentes que estao ILEGAIS nos cargos ninguem mexe nada, tudo é igual...

      isto era suposto entrar em modo automático e se no fcp foram 30 anos disto, no slb seriam séculos atrás de séculos..obviamente nao ganhando todos os anos, porque nem o fcp ganhava todos os anos.

      tudo isto que esta a vir a lume, desde a "simples" cartilha aos vouchers passando pelos tentáculos do polvo no resto das áreas, tudo contribuiu para esta "hegemonia" do slb que depois é traduzida em vitórias dentro do campo com os padres, não só a ajudá-los, como a prejudicar quem lhes tente fazer cócegas.

      S.L.

      Eliminar
    2. Bom bom é por dinheiro na conta de um árbitro.

      Eliminar
    3. Mais um deficiente com uma bebedeira do caralho...ó bêbado em quem lances o Sporting foi beneficiado por esse árbitro "comprado" ?.ehehehehehehe

      Eliminar
    4. Pois é lampião burro. e foi condenado por denúncia caluniosa agravada e NÃO por corrupção porque não FALOU com o arbitro, NÃO coagiu o árbitro, NÃO escolheu o árbitro. Esclarecido?

      Eliminar
    5. Este cromo é novo. Benvindo!
      Não querendo maçar a nova aquisição da trupe "Gelado na testa", refiro apenas que basta uma procura na caixa de comentários de qualquer (!) post dest blog para encontrar outro imbecil a referir o PPC.
      Normalmente há sempre uma alma caridosa Sportinguista que explica a diferença entre calúnia e corrupção, porque ainda acreditam na capacidade de aprendizagem dos dromedários que vomitam este retórica diariamente.

      Um bem haja! Vai-se dar bem por aqui. :)

      Eliminar
    6. Começo a ficar ofendido!! ser gamado por complectos imbecis é insultuoso. Processos construídos por palermas funcionaram. Aliás, ainda estão a funcionar...

      Eliminar
    7. E os outros é que comem gelados com a testa!!
      Por dinheiro na conta de um árbitro é perfeitamente normal ..muito bom , continuem assim

      Eliminar
    8. Francisco,

      Total razão...nesse ponto de vista.
      SL

      Eliminar
  5. São tão ridículos que até mete PENA! Este Carlos Janela é um cancro do Futebol é demasiado rasca que até envergonha os suínos. Como é possível um clube como o benfica ser tão baixo…. E os adeptos engolem tudinho sem dizer nada. Sinceramente se fosse benfiquista estava muito envergonhado e sentia-me enxovalhado, humilhado, enganado com toda está vergonha. Temos pena presidente do benfica, mas o senhor está metido nesta pouca vergonha até a ponta dos cabelos e a sua sorte é que está comunicação social também está bastante podre. Benditos mail’s.

    ResponderEliminar
  6. eheheh "controlo de conteúdos produzidos por atletas" nas redes sociais (?) --- 100% de controlo.

    Queres mais pidesco que isto. Fonix que esta gente não se enxerga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode pode... proibir um atleta de ter um carro de determinada cor.

      Eliminar
    2. Isso nuninho, já agora cada um usa o equipamento da cor que quiser!! Lol! Tão perplexo ficas com a da cor do carro que ficas sem hombridade que sobre para analisar e digerir o merdelim que escorre dos emails.
      Tu, anormal, não passas de conteúdo de uma célula de excel.
      Lamentável, mas chega a ser divertido!

      Eliminar
    3. Conana eu discuto o conteúdo de qualquer email surgido até hoje. Não há um que prove um crime!

      Qual é a parte do carro de determinada cor que pode ser interpretada como cada um usa o equipamento da cor que quiser? Mas o anormal sou eu? Ok.

      PS. Quando quiseres discutir o conteúdo de um email... Põe aí o link e eu discuto. A comunicação do Benfica querer criar um blog... Uau.

      Eliminar
  7. Mestre não havendo qualquer tipo de jornalismo desportivo de investigação, o teu papel e do Mister do Café são fundamentais na denuncia de trafico de influencia, tentativas de controlo, intimidação...e todos os crimes que têm sido cometidos no consulado do Vieira, o maior aldrabão em Portugal.

    Continua a denunciar esta vergonha toda!

    O Carlos Janela é um triste...onde vai a cara de pau do bi-dente.

    ResponderEliminar
  8. Ainda vamos encontrar um e-mail com a lista de avencados que eles usam para propagar mentira e estupidez nos blogues , e encontrar os nomes do Rudolfo, do Martins, do bilhas, e tantos outros

    ResponderEliminar
  9. Está explicada a permanência dos metralhas nos blogues Leoninos. O estado lampiânico é especialista na corrupção, no tráfico de influências, na manipulação, na propaganda e no crime organizado, mas totalmente incompetente na criação de um "Blog de grande qualidade e impacto."

    ResponderEliminar
  10. UAU... a comunicação do Benfica queria fazer um blog.. e falhou! Distrital é pouco...

    Esta critica vinda de um adepto de um clube que tem um diretor de comunicação que se "safa" de um castigo por posts de FB porque o autor não é ele mas uma empresa de comunicação que gere FB e blogs... é o nu a falar do roto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó célula de excel, substitui aí 'roto' por 'desdentado' sff. Obrigado.

      Eliminar
    2. UAU... atingiste a tua quota de posts diários. Parabéns. Agora baza gordo!

      Eliminar
    3. Argumentos zero. Incrível.
      Começamos por um carneiro leitor do manual para burros com "gelados"... Uau.
      Passamos a um que tenta a gasta desculpa do avençado.. 0 pontos pela originalidade a que somamos outros 0 pela inteligência.
      Acabamos com uma tentativa de body shaming na Internet... O que só revela as frustrações de quem a faz.
      Tentem de novo... Como é que alguém de um clube que tem um diretor de comunicação cujos posts são escritos por uma empresa de comunicação têm moral para criticar outro clube que tenta criar um blog? Empresa essa que mantém um blog... O mister do café.. Assumido pelo Saraiva para safar a pele de um castigo.

      Eliminar
    4. martinholas, posso deduzir/assumir que o roto... és tu?! Não que tivesse grandes dúvidas, mas...

      Eliminar
    5. Tentativa de body shaming na Internet é excelente. Já ganhei o dia, gordo!

      Eliminar
  11. Questão: porque dar-se ao trabalho de enviar várias cartas para as empresas cujo funcionários fizeram o download dos emails se eles são falsos?!...

    ResponderEliminar
  12. Elá mais um prova que o BEnfica manda nisto tudo!! Fez um blog e ninguem sabe que existia, já os mister e os baluartes até à televisão vão!

    Benfica manda nisto tudo! O Filho do Adão já está na primeira divisão?


    Engraçado, mail de 2016, Luis Berardo, ou seja basicamente copy&paste da comunicação do Sporting.

    Compreendes a piada do teu brilhante trabalho de investigação!


    ResponderEliminar
  13. Não tinha pensado muito nisso de enviar à empresa de quem faz o download, mas fica a dúvida: como raio é que os corruptos do Sul sabem quem fez download?
    Há inúmeras fontes (mega; blogs; torrents), mas apenas os torrents poderão dar uma pista sobre quem está a sacar, sem se ter acesso à fonte.
    Os lamps não podem saber quem foi ao mega upload e sacou. Será que estamos perante um honey pot lampião, em que eles propositadamente criaram um site que permite o download, e assim registam os "prevaricadores"?
    Muito curioso...

    ResponderEliminar
  14. Bom, resumindo, a pergunta que se coloca é: Quem é carlos janela, o que faz e o que acrescenta estE personagem ao futebol português??? Estas questões é que deviam ser colocadas e debatidas nos forums dos programas desportivos!! Um "artista" que é o responsável pela cartilha do benfica, não o consegue admitir, diz aos cartilhados que " mais do que ter o poder é necessário que se dê a sensação de que o benfica manda e tem esse mesmo poder... que tem a pouca vergonha (enquanto fazedor de cartilhas do benfica) de vir dizer e PEDIR aos sócios responsáveis do sporting (hahahahahaha) que não votem em BdC... este sujeito, CJ, é NOJENTO!!

    ResponderEliminar
  15. Resumindo, queriam fazer um visão de mercado mas falharam no marketing.

    Tem piada, mas nada que tenha relevância para a descida de divisão iminente dos corruptos

    ResponderEliminar