No arquivo dos emails de Luís Bernardo, é possível encontrar uma troca de mensagens data de novembro de 2016, em que estão a ser definidos os objetivos estratégicos da comunicação externa para a época de 2016/17. Esse plano contém também algumas iniciativas para alcançar esses objetivos, sem se entrar em grandes detalhes.
Após alguns conselhos e pedidos de correção ou afinação do conteúdo do documento em causa, os objetivos da equipa de Luís Bernardo foram aprovados por Domingos Soares Oliveira. Eis, então, quais foram as grandes linhas orientadoras para a comunicação externa do Benfica para 2016/17:
Destaquei a amarelo alguns pontos que achei mais interessantes. Por exemplo, é objetivo do Benfica desenvolver um plano informal que permitisse ao clube controlar os meios de voto eletrónico (interpreto isto como o resultado dos televotos de programas como o Dia Seguinte ou Tempo Extra) e fóruns, de forma a obter 75% de opiniões que lhe fossem favoráveis. Também achei curiosa as 50 notícias positivas para a afirmação de Luís Filipe Vieira e da estrutura do Benfica, e ainda a "implementação de mecanismo de resposta e guerrilha institucional".
Mas não é nenhum destes tópicos que me traz aqui hoje. A história que eu quero contar refere-se à célula do Excel que contém a seguinte informação: "10 novos blogs". Como interpretar isto? A conclusão mais óbvia é que o Benfica tinha como objetivo a criação de dez novos blogs que ajudassem a passar a sua mensagem.
Dos emails que existem no arquivo de Luís Bernardo, não há nada que sugira que os dez novos blogs tenham sido efetivamente criados, mas é possível perceber que houve pelo menos uma tentativa, não muito bem sucedida, para criar um. Tudo começou assim, alguns meses mais tarde:
Janela quer um "Blog de grande qualidade e impacto" e quer tê-lo em funcionamento o mais rápido possível. Os trabalhos devem ter começado de imediato, pois, uma semana mais tarde, surge uma proposta de logotipo. Janela pediu a opinião a Luís Bernardo...
... que decidiu envolver os seus designers para fazerem uma proposta alternativa.
Aparentemente, ou os designers não estavam disponíveis, ou Janela não achou que se justificasse a espera, ou então simplesmente borrifou-se para a opinião de Luís Bernardo, pois o logotipo foi aprovado no próprio dia.
Vou poupar-vos algum tempo, resumindo os mails que se seguiram: depois do logo, foi o registo do domínio, depois questões sobre o layout. João Pedro fazia propostas a Janela, Janela pedia aprovação a Luís Bernardo que, por sua vez, chegou a pedir a opinião a uma colega sua da WL Partners. As coisas avançaram rapidamente, não tardando a aparecer algo palpável. Uma semana depois, estava tudo pronto para começar. Janela faz a sua proposta para as primeiras publicações.
O conteúdo é hilariante: não é mais do que uma versão modificada das cartilhas, dentro do mesmo estilo que já todos conhecemos. Isto é tão mau, que fico com dúvidas se Janela queria ou não fazer passar o Verdade Desportiva por um blogue isento.
Alguns dias mais tarde, novo mail com novos conteúdos...
... ficando perfeitamente claro que o que Janela quer é ter um blogue semelhante ao de Hugo Gil, mas com melhor português. E assim, lá continuaram as cartilhas online...
... até ao dia 5 de abril de 2017, data em que o blogue Verdade Desportiva publicou o seu último artigo:
O projeto de qualidade e impacto idealizado por Carlos Janela e Luís Bernardo acabou por ter uma vida curta e discreta - eu, que me considero uma pessoa relativamente atenta ao que se vai escrevendo em espaços do Sporting e dos seus rivais, não me lembro de ter alguma vez ter tido conhecimento deste blogue até estes emails terem sido divulgados. Ainda assim, mesmo considerando a pobreza dos conteúdos cartilhescos, confesso que não percebo como é que um blogue apoiado pelo Benfica tenha tido um voo que só pode ser equiparável ao de um milhafre depenado. Talvez seja melhor pedirem a outra pessoa para liderar o projeto dos nove blogues que ainda estão por criar...