segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A capa do i sobre Bruno de Carvalho

O jornal i fez hoje capa com a notícia de que Bruno de Carvalho está a ser investigado por tráfico de influências. A partir do momento em que tal investigação exista, é legítimo que tal notícia seja dada, mas não há nada que justifique tamanho destaque - visto que, feita uma denúncia, é obrigatório que exista uma investigação. Segundo a própria capa, ninguém foi constituído arguido, o que é sinónimo de que nenhum indício forte terá sido encontrado até ao momento - ao contrário do que se passa com outros clubes.

Bruno de Carvalho já reagiu à notícia... ao seu estilo. O presidente do Sporting escreveu na sua página de Facebook o seguinte:



Ora, não é preciso fazer um grande esforço de memória para perceber qual será o monte de esterco a que Bruno de Carvalho se refere:



Não sou de apostar, mas se tivesse esse hábito não teria dúvidas em colocar o meu dinheiro em como a denúncia de tráfico de influências assenta nas declarações de Bruno de Carvalho em off a jornalistas sobre o facto de o Sporting ter conseguido eleger Pedro Proença, o que é, obviamente, um total disparate. Estão a tentar transformar uma campanha para a presidência da Liga em que o poder de escolha está completamente descentralizado - sendo normal que uns clubes apoiem e façam por eleger o candidato que entendam melhor - em tráfico de influências, que significa o aproveitamento ilícito de um relacionamento priveligiado com o detentor de um cargo de poder para obtenção de favores ou benefícios. Isso, obviamente, não faz qualquer sentido.

É ridículo querer-se comparar isto aos fortíssimos indícios que recaem sobre o Benfica de tráfico de influências - como a utilização de Nuno Cabral, delegado da Liga, ou de Carlos Deus Pereira, presidente da AG da Liga, para obtenção de informação confidencial e outros biscates -, de corrupção - como o aliciamento a jogadores adversários ou as múltiplas borlas de bilhetes, viagens e alojamentos oferecidos a Ferreira Nunes - e de toda a teia montada de padres, meninos queridos e financiamento a clubes da I Liga para controlar o futebol português.

Nem o timing nem o meio escolhido para divulgar a não-notícia são coincidência: aparece na sequência da conquista do Sporting da Taça da Liga e numa altura em que vários órgãos de comunicação social vão dando eco de práticas de tráfico de influência e corrupção por parte do Benfica, usando, para tal, o i, um jornal que, para além de ter feito há meses uma capa em que compara Bruno de Carvalho a Donald Trump, até ao momento ainda não fez qualquer capa sobre o escândalo em que o Benfica está envolvido. E convém não esquecer que tem em Afonso de Melo - que recebe 1.000 euros por mês do Benfica por "questões políticas", como se pode ver neste LINK do Mister do Café - um dos seus redatores principais.

A linha editorial do i, no que toca ao futebol, é clara. Não engana absolutamente ninguém.

Portanto, o mais certo é que estejamos perante uma situação completamente fabricada pelo Benfica - que terá sido responsável pela denúncia e já está a fazer o subsequente aproveitamento propagandista da notícia do jornal i e da inevitável investigação, que, até ver, não produziu absolutamente nada que seja digno de registo. Não é mais do que uma patética tentativa de manipular os temas da semana, dois dias depois de o Sporting ter conquistado o seu primeiro título da época e de ter aparecido isto no Expresso.


P.S.: entretanto li o conteúdo de notícia, e dá para perceber que o essencial não são mais do que 10% do total da notícia (que marquei a amarelo na imagem abaixo). Na prática, a capa diz tudo. Os restantes 90% são palha para burro comer.


(via @bancadadeleao)

44 comentários :

  1. Muito bom, mas também devias referir que a notícia que faz capa depois subdivide-se em 4, com vouchers, fruta e vale e azevedo à mistura.
    Mas a capa é BdC.
    Estimo que o I se foda.

    ResponderEliminar
  2. UAU... Já denúncias de compras de jogadores para perder (em que alguns nem estavam no clube e os que estavam foram os melhores em campo) vindas de pessoas anónimas da cidade do Porto são super credíveis!

    O plano? Presidente da fpf administrador do FCP... Presidente da liga eleito pelo bdc desde a África do sul... Etc... Tente agora mas com factos e não com fantasia!

    6M a um treinador que só ganhou com emails e vouchers? Que humilha o clube cada vez que fala! Para ganhar 2 competições em 3 anos... Decidam se...o gajo ou é bom e merece ou só ganhou por corrupção e estão a ser enganados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno,

      Denúncias anonimas da cidade do Porto? Esse gelado que te enfiaram na testa deve ser saboroso, não? Não me parece que a pessoa tenha feito a denúncia anonima e dito que era da cidade do Porto, não faz o minimo sentido, mas cada um acredita naquilo que quer.

      Facto e não fantasia? Fantasia é achar que o Presidente da Liga se elege pelo voto de apenas um clube ou não? Você de democracia e eleições percebe pouco. Enfim foi o gelado que lhe espetaram na testa.

      O JJ? Isso é que é o cerne da questão? Está você preocupado com o JJ e não com aquilo que são factos que comprovam a prática de factos ilicitos pelo seu clubezeco? Nós agradecemos a sua preocupação pela instituição Sporting Clube de Portugal e pelo seu treinador, mas também a dispensamos. Somos da opinião de que deveria se preocupar com a sua própria casa.

      Nuno eu sei que ter a quarta classe à noite e ser lampião leva a que acreditemos em realidades paralelas completamente desfazadas da realidade, mas para sua informação os leitores deste blog são Sportinguistas portanto não padecemos da mesma doença que você. Tente contar essa piadas num blog lampião terá mais sorte.

      Eliminar
    2. Os teus níveis de hipocrisia envergonham o pior dos políticos...

      Eliminar
    3. Quem era o treinador do Porto no apito dourado? Ou achas que o Mourinho é mau ou que o Apito Dourado não existiu? És muito fraquinho...

      Eliminar
    4. A rena dança e tu, nuno, dás pulos furioso! mas as ramas abanam da mesma maneira. Quanto ao saraiva, lá mais para baixo, é que não se percebe se dança se pula. Todos juntos a tentar esconder o nabo!

      Eliminar
    5. Pedro a investigação era centrada na zona do Porto devido aos clubes envolvidos (Feirense e Rio Ave)... daí apareceram as denuncias anónimas.. 2+2.
      "Fantasia é achar que o Presidente da Liga se elege pelo voto de apenas um clube ou não? Você de democracia e eleições percebe pouco." FOi o seu presidente que assumiu... que tinha feito uns telefonemas da Africa do Sul. Mentiu?
      "Nuno eu sei que ter a quarta classe à noite e ser lampião leva a que acreditemos em realidades paralelas completamente desfazadas da realidade" ahahahaha... além de não me conhecer... você é do clube que inventa títulos (22000???)... que ganha títulos de campeão da vida... desfasado da realidade??? lol

      Os outros podem tentar mas agora com argumentos...

      Eliminar
    6. Argumentos, nuno mono? tu queres é conversa! se quisesses argumentos não te faltam leituras. Vai pró c@ralho nuno mono, que vergonha não tens nenhuma. E repito: nabo escondido com uma puta duma rama do tamanho do Cristo Rei a sair-te das nalgas e vens para aqui fazer de conta ... 'argumentos', escreve a melga ...

      Eliminar
    7. Nuno,

      "Quarta classe à noite e ser lampião não ajuda" e parece mesmo ser um argumento válido! Vila do Conde é pertencente ao distrito do Porto é verdade, já Santa Maria da Feira é pertencente ao distrito de Aveiro. 2+2 na vossa matemática dá quanto mesmo?

      Telefonemas da Africa do Sul e então? Ninguém aqui diz que ele não disse, simplesmente sabemos como se elege um presidente da liga e não será com certeza por telefone de apenas um dos votantes. Está a perceber? Um clube não consegue eleger um presidente da liga sozinho, pode é apoiar uma candidatura, perfeitamente normal numa democracia. O que não é normal numa democracia é os orgãos de poder e os seus constituintes passarem informação privilegiada à margem dos regulamentos que os regem a pedido de apenas um dos interessados.

      Inventa títulos? Oh Nuno vocês nem na data da vossa fundação são capazes de acertar e a versão que vos dão para comer pela testa é tão contraditória que só mesmo vocês para acreditarem nela. Os títulos a seu tento serão reconhecidos e será mais uma que o seu Orelhas terá que engolir.

      Nuno para a próxima responda me com algo mais que fantasia, não sou lampião, consigo pensar pela minha cabeça.

      Eliminar
  3. Vê lá se o artista não foi a correr preparar uma matéria sobre o publicado pelo "Jornal i"! E com direito a ilustrações (pois o analfabetismo funcional é uma realidade em Portugal) em que não falta a incontornável publicação do Bruno Miguel no sítio do costume (Facebook) numa de manter a carneirada alinhada! Zzzzzzzzz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se denunciamos o carnide é porque só pensamos no carnide e não discutimos assuntos do Sporting, se se discute uma "notícia" que versa sobre o Sporting é para manter a "carneirada alinhada". Em que é que ficamos???

      Eliminar
  4. Ri-me com a parte do "total disparate". heheh

    Ouvir o presidente do SCP admitir que colocou a pessoa que queria a presidir é um "total disparate" mas um e-mail do Pedro Guerra já é super credível. hehehe

    Uma coisa é certa, quando é preciso atacar outros para se defender é muito mau sinal. A vossa defesa passa a 100% no ataque ao Benfica, chega a meter pena. Se eu fosse sportinguista estaria bastante preocupado. heheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas com o teu clube não estás. A queda vai ser maior lampião.
      ehehe

      Eliminar
    2. He he he! a sério!!! He he he! :)

      Eliminar
  5. Jornal i? que vergonha isto

    Coitaditos não suportam ver JJ a ganhar títulos no SCP. A azia é tanta que esgotam as aspirinas nas farmácias.

    Também achei estranho uma notícia de capa a ocupar 70% do espaço de uma queixa sem pés nem cabeças. Misturam assuntos e alhos com bugalhos. Tentam meter o SCP no mesmo saco daqueles que estão sob suspeita de corrupção activa e passiva.

    Pode ser que saia o tiro pela culatra ao i.

    Triste também é ver o caracolinhos a chamar palhaço ao BdC? Que raio de país é este em que se critica a forma como se festeja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitaditos não suportam ver JJ a ganhar títulos no SCP. lol. Agora a taça da carica é um titulo valioso? Temos 7 dessas. quantas supertaças tem o RV... o dobro do jj no sporting! quantas taças da liga? nem sei... e a sério... quantos campeonatos? 2 vs BOLA! Estamos mesmo cheios de azia!

      Como diz o bdc... vai ler o manual.

      Eliminar
  6. Os corruptos de Carnide pagam a quem for preciso para fazerem estes favores!

    Esse Afonso Melo e o I não vale o que o Orelhas paga para os sustentar mas enfim...(depois queixam-se que o dinheiro na Luz se evapora...)

    ResponderEliminar
  7. E quando "Bruno" fez campanha para a presidência do SCP, procurando com isso prejudicar o seu adversário nessa eleição? Também não é tráfico de influências? E o SCP anunciar o seu apoio ou não apoio a tal ou tal candidato ou órgão, não é tráfico de influências? E o camelo do Orelhas a dizer que o Sporting não ia ganhar nada, não é tráfico de influências? No país do "ninguém se deixa corromper por uns jantares", não está nada mal, não senhor...

    Já agora, depois do "que passou-se?", temos o "onde gabou-se" do artigo. Isto cá para mim é tráfico de influências gramatical.

    Aparentemente, o i e o seu avençado "por motivos políticos" não se coíbem de achar que em Portugal há pelo menos seis milhões de jumentos.

    ResponderEliminar
  8. Artigo cheio de nada a tentar ilibar e desculpar acções de uma pessoa que só tem trazido ódio e maldizer para o futebol português.

    Então agora as declarações em off do presidente do Sporting já não querem dizer nada, é um total disparate achar que não há tráfico de influências? Mas e-mails roubados e deturpados já são prova clara de corrupção e tráfico de influências? E os jornais? As noticias tendenciosas que saem nos jornais ligados ao Sporting e Porto, escritas por jornalistas com ligações claras a FCP e SCP, são tidas como certas e verdadeiras mas a do jornal i já é palha para burro comer? A manipular noticias andam Porto e Sporting já há muitos meses e só quando saem noticias relacionadas com o Sporting é que os sportinguistas ficam indignados? Há muito jornalismo de trampa em Portugal e muitos blogs de trampa também.

    Já agora, parabéns pela conquista daquela taça, que segundo vocês, não vale nada, não salva época nenhuma e que deveria ter sido extinta há muito. O vosso presidente fez uma bela figura nos festejos, os jogadores não sei, pois ninguém viu imagens deles.

    ResponderEliminar
  9. Artigo cheio de nada a tentar ilibar e desculpar acções de uma pessoa que só tem trazido ódio e maldizer para o futebol português.

    Então agora as declarações em off do presidente do Sporting já não querem dizer nada, é um total disparate achar que não há tráfico de influências? Mas e-mails roubados e deturpados já são prova clara de corrupção e tráfico de influências? E os jornais? As noticias tendenciosas que saem nos jornais ligados ao Sporting e Porto, escritas por jornalistas com ligações claras a FCP e SCP, são tidas como certas e verdadeiras mas a do jornal i já é palha para burro comer? A manipular noticias andam Porto e Sporting já há muitos meses e só quando saem noticias relacionadas com o Sporting é que os sportinguistas ficam indignados? Há muito jornalismo de trampa em Portugal e muitos blogs de trampa também.

    Já agora, parabéns pela conquista daquela taça, que segundo vocês, não vale nada, não salva época nenhuma e que deveria ter sido extinta há muito. O vosso presidente fez uma bela figura nos festejos, os jogadores não sei, pois ninguém viu imagens deles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É melhor tomares qualquer coisa para a azia lampião.

      Eliminar
    2. Conta lá à gente, que somos curiosos e gostamos de saber coisas, como é que sabes que foram deturpados? Bom, se sabes que foram deturpados, conheces a versão original -vá, conta lá à gente quem te oferece os gelados.

      O i é um jornal? Com jornalista(s) pago(s) pelo teu clube?...

      Sobre os festejos da Taça, se os procuraste no Marquês, enganaste-te -ou foste enganado...
      Mas é como dizes, os jogadores terão festejado mais em privado e o Presidente tê-lo-á feito para que a celebração pudesse chegar àqueles que juraram que nós não iríamos ganhar nada.
      Passámos a dar importância?... E não foi isso que ficou acordado entre a Direcção da Liga e as SAD dos 3 grandes?... Ai, ai, Bruno, que memória essa!...

      Eliminar
  10. monte de esterco é o que fica depois de se limpar o traseiro com um jornal

    "o scp não vai ganhar nada" ahahah

    se calhar é mais ao contrário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for dia da crónica do Farinha aproveita para lavar os vidros!lol

      SL

      Eliminar
  11. Num jornal colocam a notícia assim: "Bruno de Carvalho está a ser investigado por tráfico de influências".

    Omitiram a palavra "suspeita" antes da frase "tráfico de influência".

    Bem tentam mas o saco dos suspeitos de corrupção não é o mesmo.

    ResponderEliminar
  12. Ai o rapazote ficou muito ofendido com uma denúncia anónima!
    Pois para conhecimento do rapazote, também muito esterco azul-esverdeado já fez denúncias anónimas infundadas sobre o Benfica, mas o DIAP tem que investigar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e vamos ver quantas é que são infundadas.

      Eliminar
    2. Conana, é mais fácil ver uma galinha a bailar...
      Doidas, doidas, doidas andam as galinhas, p'ra meter o ovo(?) lá no buraquinho...

      Eliminar
  13. «ninguém foi constituído arguido, o que é sinónimo de que nenhum indício forte terá sido encontrado até ao momento - ao contrário do que se passa com outros clubes.»

    Era bom esclarecer quais são os outros clubes que foram constituídos arguidos em casos de corrupção ou tráfico de influências?
    Só se for o clube dos quinhentinhos ou o clube cujo vice presidente mandava fazer depósitos na conta de árbitros e corromper instituições públicas para obter dados confidenciais de árbitros. Dois clubes que, certamente por mero acaso, estão bem unidos na campanha de terrorismo comunicacional em curso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que timing perfeito.
      Quem não corrompe não é boa gente ou algo do género, certo? :)
      O kadhafi segue a linha de presidentes ladrões que são atraídos para o poleiro do clube mais corrupto de Portugal.

      Eliminar
  14. Isto é só mais uma notícia para desviar as atenções das buscas ao gabinete de um pedinte de bilhetes para jogos do SLB...

    ResponderEliminar
  15. Ó Brunocas do SLB se se trata "de uma pessoa que só tem trazido ódio e maldizer para o futebol português", o que tens a dizer do teu presidente? O que é que ele trouxe de bom aos portugueses? Adivinha lá? Pagarem as dívidas dele e montar um esquema para minar a podridão do futebol e da comunicação social portuguesa?. Como diria o filho de um, "esta já cá canta", mas sem empurrões, pelo contrário..

    ResponderEliminar
  16. Também há quem diga que colocou o Trump (esse, o verdadeiro) no poder, e é verdade, o que não invalida que tenha sido eleito democraticamente. É possível fazer lobby em função de um candidato, e sabemos que o Proença era apoiado pelo Sporting e Porto. Comparar esta "colocação" com os e-mails, vouchers e, agora, viciação de resultados, não é gelados na testa, é meter as testas dos candeeiros todos no polo norte.

    ResponderEliminar
  17. 1º dizia: "o scp não vai ganhar nada"
    agora dizem os adeptos: "só ganham este título"
    há-de chegar até ouvir isto: "só ganham estes 2"

    olhó IMI palerma

    ResponderEliminar
  18. O Bruno Miguel é estrela na manchete do "Jornal i", hoje e... não há mais emails do Benfica?!? Como dizia o vosso aliado Chico Espeto Marques, o melhor ainda está apara vir! Não é que está mesmo? Se quiserem saber o quê, mando informações por email... (100 ironias)

    ResponderEliminar
  19. Notícia para entreter a lampionada. O cerco está a apertar há que distrair os "14 milhões"...

    Coitado do PRESIDENTE, ter de aturar esta gentalha, ou melhor este ESTERCO DE GENTE!

    ResponderEliminar
  20. "O leão não se preocupa com a opinião dos carneiros"

    ResponderEliminar