Está atualmente em curso uma petição para que a questão dos títulos nacionais seja debatido na Assembleia da República. Já foram recolhidas mais de 2.000 das 4.000 assinaturas necessárias para a concretização dessa discussão.
Os méritos desta iniciativa são evidentes. A FPF promoveu, na década passada, um revisionismo inaceitável de forma a ir ao encontro dos interesses de um clube que se via na iminência de ser ultrapassado por outro na lista de mais títulos conquistados. Ao contrário do que essas pessoas dizem, o verdadeiro revisionismo aconteceu nessa altura, jogando-se para o lixo a memória daqueles que se sagraram campeões nacionais entre 1922 e 1938.
Carreguem aqui (LINK) e, em apenas 30 segundos do vosso tempo, contribuam para a reposição da verdade histórica dos títulos nacionais de futebol.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEityvZWS6pmopzPZbeayXJDmlT4oTPFs5cXJIKzH9tEyy-z-Jma0Xa3LrjueZH2HXsCnsoNNtrB1QLGFf6aW6VSpa8A-NF2xDSBSltWOUQZVKhyB0xILoswexLi1JQ7IZtoAdlycUoWl2Zk/s320/88237_1.jpg)
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República,
Exmas. Senhoras Deputadas,
Exmos. Senhores Deputados,
Em 2021, Portugal celebra 100 anos de campeonatos nacionais e por isso terão de haver 100 campeões. Actualmente, a Federação Portuguesa de Futebol não reconhece as 17 edições do Campeonato de Portugal (única prova nacional disputada entre 1922 e 1938) não respeitando assim a história dos Clubes e Jogadores que venceram dentro de campo, com as regras da altura e com o aplauso dos adversários.
A história centenária do futebol português não pode ser reescrita nem alterada, sendo que esta luta pela ‘verdade desportiva’ é em defesa da história de clubes como o SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, CF Os Belenenses, SC Olhanense, CS Marítimo e Carcavelinhos FC (hoje Atlético Clube de Portugal).
Porque razão estes Clubes têm razão? Basta ler os jornais das décadas de 1920 e 1930; basta ver como outros países europeus resolveram o mesmo problema (Alemanha, Itália e Holanda); basta ler as actas oficiais e outros documentos da Federação Portuguesa de Futebol; basta compreender os modelos competitivos das provas em questão…
O objectivo desta petição pública é obter as assinaturas necessárias para que este assunto seja discutido na Assembleia da República.
Mais informações em:
www.sporting.pt/averdade