sexta-feira, 2 de março de 2018

Antevisão de uma derrota anunciada



OK, já percebemos. Esta noite vamos ao Dragão com o simples objetivo de perder por poucos. A opinião dos especialistas e dos não especialistas parece ser unânime: o Porto é muito mais forte, muito mais equipa, está a praticar um futebol muito superior ao do Sporting, arrasando tudo e todos que aparecem no seu caminho, e estará a jogar na sua casa. O Sporting, por sua vez, tem-se arrastado pelos relvados, naturais ou sintéticos, tapetes de luxo ou batatais, vendo-se grego para superar adversários de fundo da tabela, e, para piorar, desloca-se ao Porto sem as suas duas principais armas ofensivas.

Não sei até que ponto não seria melhor optar pela falta de comparência. Perante a diferença de nível entre as duas equipas, perder administrativamente por 3-0 não parece ser uma perspetiva muito má, e tem o bónus adicional de não nos sujeitarmos a novas lesões. Havendo ou não jogo, o que é certo é que a oficialização do afastamento do Sporting da luta pelo título será festejada por esse país fora. Não fosse o dia seguinte um sábado, e o IPDJ até poderia propor ao Governo que se declarasse o dia 3 de março como feriado nacional para que as celebrações pudessem decorrer pela noite dentro, nas imediações do estádio, nas ruas de norte a sul do país, nas redações dos jornais e nos estúdios de televisão.

Mesmo para alguns sportinguistas haverá motivos de regozijo: a oposição a Bruno de Carvalho poderá voltar a ter assunto que lhe interessa, após uma AG e resultados financeiros semestrais pouco interessantes; os haters de Jesus poderão cobrar finalmente - ao oitavo mês da época e após a conquista de um título - o afastamento de um dos objetivos do clube; os adeptos mais impacientes, aqueles que acharam normal assobiar Rafael Leão no seu 2º jogo pela equipa principal em Alvalade, sentir-se-ão duplamente legitimados para insultar e rebaixar os nossos jogadores - os mesmos que têm lutado invariavelmente até ao último minuto, em circunstâncias adversas causadas por arbitragens inqualificáveis, de cada jogo para alcançarem as vitórias que tanto desejamos. Poderão continuar a utilizá-los como saco de pancada para aliviar a frustração de não ganharmos um campeonato há quase 16 anos, apesar de nenhum deles ser responsável por esse longo período de seca.


Claro que pode haver quem, apesar de tudo, ainda tente lutar contra esta fatalidade. O apoio dos sportinguistas nos jogos fora tem sido incansável e incondicional, e amanhã voltarão a fazê-lo ruidosamente. Mesmo com as baixas no plantel, subirão ao relvado onze jogadores que teimarão em tentar trazer os três pontos para casa. É que se nós queremos ganhar sempre, eles também. Todos temos observado as reações de muitos dos nossos jogadores quando não conseguem o resultado pretendido: as lágrimas de Coentrão, a raiva de Bruno Fernandes e Acuña, a frustração à flor da pele de Mathieu - jogadores que, apesar de terem chegado este ano ao Sporting, percebem perfeitamente o que a conquista de um campeonato significa para nós -, não são reações de quem convive bem com o fracasso e será capaz de dormir tranquilamente nessa noite. Mais logo, quererão ganhar tanto quanto nós, e se --- perdão, QUANDO não o conseguirem, não terá sido por falta de empenho e vontade.

A todos aqueles que já ditaram o desfecho de logo, peço-vos apenas que não levem a mal se o Sporting cometer o desrespeito supremo de entrar em campo com a ambição de ganhar o jogo. Escusam de se indignar, pois a derrota que anunciaram será castigo suficiente. Ninguém estará a tentar tirar-vos a razão, pois é evidente que ir ao Dragão para ganhar será um exercício da mais pura ingenuidade: se por acaso o Sporting tivesse uma equipa que já tivesse dado provas, esta época, de ser capaz de defrontar algumas das melhores equipas do mundo de olhos nos olhos, se por acaso fosse uma equipa que, esta época, já tivesse conquistado um título em confronto direto com o adversário de logo, então talvez houvesse motivos legítimos para ambicionar a vitória.

28 comentários:

  1. Realmente, motivação não faltará ao Sporting para vencer o jogo.
    Os incentivos dos boicotados e sportingados não faltam.

    Quando todos nos dão por vencidos, Jesus terá o trabalho facilitado a puxar por jogadores com o perfil de Coentrão, Coates, Mathieu, Acuña, Patrício e outros.

    Do outro lado estará também uma equipa motivada mas, porra, eles têm Sérgio Oliveira, Herrera, Marega, Marcano, Filipe ou Octávio, verdadeiros cepos.

    Nós só temos que lhes mostrar que sabemos jogar futebol e vencer.

    Vamos lá jogar esta final e vencê-la!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felipe*
      Otávio*
      Pretendido pelo JJ*
      Titulares de caras no Sporting*

      Eliminar
    2. Não acho que sejam cepos...mas também não acho que o fcporco tão superior como querem passar. Temos que estar bastante concentrados e não falhar oportunidades.

      Eliminar
    3. João,

      Não abuses muito dela porque segundo os médicos os efeitos no sistema neurológico é muito grande. Parece-me que já tens parte dele afectado, peço-te que pares enquanto é tempo.

      Eliminar
  2. Posto isto acho que não vamos receber nenhuma transferência esta semana de "dividas" antigas?? Não seria melhor negociar um valente bonus para a equipa, já que vamos perder ao menos os jogadores forravam a carteira com umas notas valentes.

    ResponderEliminar
  3. Ovacao de pe', Mestre. E' isto mesmo! O nivel de intoxicacao na comunicacao social esta' estratosferico, mas estamos ca', Vivos! SPOOOORTTINNGG!

    ResponderEliminar
  4. é esse o meu pensamento...

    - para todo este lixo que circula em televisões e jornais, a derrota é certa e tanto que nem vale a pena jogar.

    eu acho exactamente o contrário. Vamos ganhar e por mais de 1 golo de diferença. O heroi do jogo vai ser o Doumbia.

    ResponderEliminar
  5. ...ou se por acaso estando no seu pior já tivesse sido derrotado pelos adversários directos...

    ResponderEliminar
  6. Fantastico Mister...ao nivel do melhor que ja' o vi escrever!
    Estamos pois, os dois a torcer, para que nao soframos uma goleada...
    SL

    ResponderEliminar
  7. Calma mdc... Hoje o Sporting tem mais 14M ;) de adeptos.

    Já teve conhecimento das notícias de pagamentos do Porto ao Estoril? Para quem sempre aderiu com tanta convicção aos e-mails... Deve ser algo do gênero... Benfica paga opção de compra = corrupção... Porto paga uma "dívida" que não aparece em RC a 1 semana do jogo e marca 3 em 45m = não passa nada. Especialmente numa semana em que até jogam contra (será que jogam contra?) o porto... Ou será que vocês só se interessam mesmo pelo Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Jotinha 1904, estás enganada.
      Resposta: SÓ INTERESSAM AS DÚVIDAS SOBRE O BENFICA, as dos vossos aliados e as vossas ignoram.

      Eliminar
    2. Não rena estúpida: são TODOS corruptos. LIXO.

      Eliminar
    3. Querida J1904, já te interrogaste porque é que o MdC não faz posts sobre assuntos polémicos dos vossos aliados? Já não os faz sobre o Sporting porque não pode ou não o deixam, mas não os fazer sobre os vossos aliados dá muito nas vistas.

      Eliminar
  8. Não se iluda, Mestre. Sporting sem Gelson, sem Bas Dost e com JJ não tem a mínima hipótese.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. enquanto a bola for redonda há sempre hipótese, mesmo quando inclinam o campo! O Sporting vai entrar com 11... e desde que seja um jogo honesto perder não é vergonha, para nenhuma das equipas.

      Eliminar
    2. Preparem já as faixas, pode ser que tenham uma surpresa como tiveram há uns anos.

      Eliminar
    3. É nas adversidades e nas derrotas antecipadamente sentenciadas que eu mais gosto de ganhar e vai-me dar um prazer especial segunda feira esfregar-lho na cara!

      Eliminar
  9. Artur Soares Dias (tripeiro,anda em casa de robe oferecido pelo FCP)- árbitro

    Manuel Mota (Lampião dos sete costados, sempre que apita o SCP faz questão de fazer publicidade durante 90min e ganha "clientela" na rede de talhos que possui)- VAR

    2 equipas portuguesas na champions para o ano.Muito dinheiro e prestigio em jogo.
    Será muito mais fácil colocar o SCP já longe da corrida pelo titulo.

    Não tenham duvidas,o sistema preparou tudo ao pormenor.
    Os jogadores do SCP se querem ganhar têm que ter muito sacrificio e dar tudo por tudo!
    Vão ter que ser leões em campo,contra tudo e contra tudos,têm que entrar com essa mentalidade.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Fantastico texto! Ui se o Sporting ganhar.... vão ficar calados ou vem dizer que o Porto tambem estava desfalcado?

    ResponderEliminar
  11. Falando por mim estou desconfiado com o jogo de logo. Tenho a certeza que vai ser equilibrado. Nao somos assim tao favoritos

    ResponderEliminar
  12. Realisticamente o sporting não tem qualquer hipótese. Ainda por cima sem os lesionados e castigados (kas ti gadu em crioulo) com o vírus e com JJ sem vírus é derrota certa.
    Mas vou torcer pelo empate dado que não consigo torcer pela vossa vitória.

    ResponderEliminar
  13. Eu penso que a empatar tem de ser com golos e portanto se temos de marcar podemos perfeitamente ganhar. Agora vamos ver se os nossos se mostram seguros do que são capazes e cá estaremos para os apoiar e aplaudir seja na vitória ou na derrota (toc, toc toc na madeira eheh) assim até estou algo confiante pois os nossos jogadores têm visto jogo após jogo a quererem fazer-nos o enterro e a verdade é que estamos vivos pois eles se nem sempre bem têm-se empenhado ao máximo pela conquista dos 3 pontos até ao último segundo. Bem haja Mestre e boa sorte para todos os leões. SL

    ResponderEliminar
  14. Não é preciso inventar. Mais logo aplicamos a receita grega (Olympiacos) e depois é vê-los todos felizes... Sporting Sempre.

    ResponderEliminar
  15. O que que eu me ri com este post!
    E os avençados ainda são pagos pela organização criminosa para ler tamanha qualidade de escrita!

    ResponderEliminar