sexta-feira, 2 de março de 2018

Não é apenas corporativismo

Post de Nuno Saraiva no Facebook, publicado há pouco, a apontar para mais exemplos gritantes de tratamento diferenciado por parte da Comunicação Social quando o tema é Sporting ou Benfica. Vale a pena ler.



NOTÍCIAS DA CORPORAÇÃO

O corporativismo é isto. Ontem, o Sindicato dos Jogadores emitiu um comunicado em defesa da dignidade e da honra de Gelson Martins e repudiando o artigo execrável de Octávio Ribeiro no jornal Record. Os jornais, todos eles, não escreveram uma linha sobre o assunto. Deve ser a primeira vez na história que a Comunicação Social, no seu todo, ignora por completo um comunicado deste sindicato. E a razão só pode ser uma: o visado pelo repúdio é o director do Correio da Manhã.

É este o estado de manipulação lamentável a que chegámos.

Mas o pior é que, muito mais de 24 horas depois de o artigo xenófobo e racista ter sido publicado, continua o silêncio ensurdecedor das mais diversas entidades que tinham o dever de cidadania de se demarcarem e de repudiarem o escrito indigno. Os sempre diligentes Sindicato dos Jornalistas e CNID não abriram a boca; a ERC, que manipulada pela histeria colectiva aquando das declarações públicas do Presidente do Sporting CP não hesitou em vir a público arvorada em milícia de costumes, não deu até agora notícia de qualquer intervenção, apesar de não ser necessária queixa, optando desta vez por uma discrição discriminatória; o SOS Racismo ou os sindicatos de professores continuam a assobiar para o lado, como se este não fosse mais um exemplo de atropelo completo aos mais elementares princípios da ética, da deontologia e da civilização.

Outro exemplo: ontem, Luís Filipe Vieira esteve no Supremo Tribunal de Justiça acompanhado de agentes da PJ e de advogados. Foi, presumivelmente, um acto público que, curiosamente, só não foi ignorado por alguma Comunicação Social porque, à noite, dei a notícia investigada e confirmada na Sporting TV.

E digo que foi, presumivelmente, um acto público porque recuso a ideia de que se tenha tratado de uma visita de cortesia e não uma udiência ou uma inquirição, até porque Vieira esteve uma hora no Supremo e os advogados ficaram um dia inteiro. E a pergunta que se coloca é a seguinte: Que OCS está a investigar no sentido de saber o que realmente aconteceu? Ou será que quando se trata do presidente do benfica o melhor é não mexer para ver se passa despercebido? É que quando o alvo é o Presidente do Sporting CP a ordem é para soltar os cães.

Ainda esta semana, o Citius - portal da Justiça - sinalizou mais duas impugnações pedidas por Bruno de Carvalho no âmbito do contencioso que mantém com a Administração Fiscal e, imediatamente, choveram telefonemas de jornalistas. Vieira é levado à Justiça e toda a gente assobia para o lado. E depois admiram-se de falarmos em manipulação.

Uma coisa é certa e sabida, seja nestes dois exemplos ou noutros: pode demorar dias, semanas, meses ou, até, anos, mas tal como noutros casos - vouchers, emails, classificações e nomeações de árbitros, etc. - mais cedo ou mais tarde todos acabarão por dar, como sempre, razão ao Presidente do Sporting CP.



Eu acrescentaria apenas que isto não é só corporativismo. É corporativismo, falta de isenção e um péssimo serviço prestado a quem os vê, ouve ou lê.

14 comentários:

  1. A SECÇÃO DE CINEMA DO SECRETARIADO DA PROPAGANDA NACIONAL MANDA PUBLICAR PARA QUE SEJA LIDO O SEGUINTE:

    - O GRANDE LÍDER não pode ser fotografado a entrar num tribunal.
    - O GRANDE LÍDER só vai a um tribunal como ofendido.
    - O GRANDE LÍDER tem sempre a palavra, o tribunal toma notas e não pergunta.
    - O GRANDE LÍDER é escutado, e quando isso não é possível a obdiência impõe que seja lido.

    Viva o GRANDE LÍDER!

    Soltem os cães!

    https://youtu.be/aqdF2Uigfkw

    ResponderEliminar
  2. E depois querem esses "trambiliqueiros" que nos sujeitemos a uma comunicação social sem "rei nem roque" e que se esqueceu, definitivamente, do seu próprio Código deontológico.

    ResponderEliminar
  3. Não é apenas corporativismo! É muito mais do que isso! É o "Projecto Roquete" renascido. É evidente que estão preparados para entregar 3 pontos ao FCP porque já que não podem, que seja o FCP a tentar impedir o penta para o Benfica!
    Notícia que interessa aos Sportinguistas é o porquê da desistência da luta pelo título!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é que mandou este rabolho vir oferecer o rabo para aqui ?

      Eliminar
    2. e o que é que um mouthpiece do estado lampiâmico sabe, do que interessa aos sportinguistas?

      Eliminar
  4. E sobre a possível compra de resultados do 1º classificado, adversário de hoje? NADA? Só falta perderem de propósito como o Estoril... mas vocês fazem o serviço de graça..

    ResponderEliminar
  5. Diferença de tratamento foi a despenalização escandalosa do Petrovic. Então e o Coates, vai levar amarelo e falhar o jogo? Óbvio que não.

    Vergonha!!!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Enquanto isso, o lampião que assassinou a sangue frio o adepto leonino Marco Ficini vai ser libertado. Mas que país é este?

    ResponderEliminar
  7. Isto é tão absurdo que até se torna repetitivo bater na mesma tecla...

    O jornalismo esta decadente, isto já nem é jornalismo, é 'jornalixo', é o estado degradante em que chegou a comunicação social, vou aqui colocar um cenário hipotético...

    Vamos imaginar que o texto de ontem não é escrito pelo Octávio Ribeiro, mas um texto escrito pelo presidente do Sporting no facebook a respeito de um jogador do Benfica ou do Porto.

    Qual seria a reacção da comunicação social, entidades reguladoras e inclusivamente da justiça?

    Se a comunicação social bastou uma sugestão aos sócios para não comprarem jornais de o apelidarem de ditador e de atentar contra a liberdade de imprensa, nem quero imaginar o que não aconteceria se por ventura o autor daquele texto tem sido o presidente do Sporting...

    mas... como foi um Jornalista e o alvo foi um jogador do Sporting, nem uma linha, nem uma critica, nada... ZERO.

    Isto só acontece porque a classe está num estado tal, que actuam da forma mais hipócrita e menos profissional possível, desde que isso sirva os interesses editoriais daqueles que se aproveitam dos espaço jornalístico como arma de comunicação...

    Isto passa-se sem qualquer pudor ou vergonha, mais razão acabam por dar aqueles que querem boicote e falência do seu negócio.

    ResponderEliminar
  8. Porquê só concentrar no benfica. O jornal O Jogo ou o JN noticiaram alguma coisa? E ninguém fala no facto do Ministério Público se ter insurgido contra um procurador seu por ter pedido a absolvição de Pinto da Costa. Isto é inédito. Como é que um procurador, contra o Ministério Público, que o tutela, pede a absolvisão de um reu? Fomos comidos de cebolada pelo porto - essa é a dura verdade da nossa estratégia no caso dos mails.

    ResponderEliminar
  9. Quando se fala em ditadura, no nosso subconsciente associamos, tortura e dor física. O mesmo se passa com a inquisição. Contudo se atroz, não é essa para mim a única vertente ou a mais marcante.
    Por menos visível, mas mais devastadora e de campo de acção mais generalizado, estas duas realidades tinham como objectivo supremo atingir-nos o cérebro, condicionar ou ferir a nossa dignidade humana.
    Claro, que não sou (ou penso não ser) cretino ao ponto de comparar o que se passa hoje, com a comunicação social à ditadura e inquisição. Não, não é isso, mas lá que há laivos na forma que a maioria da comunicação social se comporta lá isso...

    ResponderEliminar
  10. É este o mesmo Saraiva quem nem uma linha escreveu no FB a falar sobre o penalti não assinalado? Está o SCp assim tão de 4 que não pode dizer nada que belisque a Santa Aliança com o Papa do Norte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário à lampião! Este post de Nuno Saraiva foi antes do jogo com o FCP. Após o jogo, postou no seu facebook a criticar a arbitragem. Lampiões chamam-nos calimeros ... mas vêm para aqui fazer estas figuras parvas!!

      Eliminar