quinta-feira, 22 de março de 2018

Como apaparicar um menino querido

Os emails divulgados no passado domingo pelo blogue Mercado de Benfica têm estado a ser partilhados um pouco por toda a parte nas redes sociais, e se há alguma conclusão que pode ser retirada do que se tem visto é: muita borla há naquele clube.

Começando por contextualizar: o arquivo de email que foi disponibilizado pelo Mercado de Benfica é de Ana Paula Godinho, responsável pelo protocolo do Benfica, nada mais nada menos do que uma das pessoas por quem passam os convites para jogos realizados no estádio da Luz. Num desses emails, referente à época 2010/11, pode ver-se o próprio Domingos Soares Oliveira a fazer uma estimativa das borlas providenciadas pelo Benfica em cada jogo:

(via página Facebook Papa Pinto da Costa)

Uma média de 5.000 borlas por jogo, valendo mais de 2 milhões de euros por ano, é dose. Mas, como se sabe, não existe em Portugal clube mais cortês do que o Benfica.

Desconheço se Domingos Soares Oliveira conseguiu reduzir o número de borlas desde 2010, mas a avaliar pelos emails que têm vindo a ser conhecidos ao longo dos últimos meses, suponho que haja uma margem imensa para continuar esse trabalho de redução.

Agora: observando a correria ao convite em jogos rotineiros do Benfica, não será difícil imaginar o que terá sido o trabalho do protocolo quando o Benfica se qualificou para a final da Liga Europa. Não deve ter sido fácil gerir a distribuição de uma quantidade (muito) mais limitada de lugares por uma clientela bastante vasta.

Sendo uma ocasião especial, o Benfica decidiu (como é natural) distribuir convites pelos órgãos sociais, comissão executiva, ex-presidentes e antigas glórias do clube, por altos funcionários da FPF, Liga, associações distritais de futebol, APAF, ANAF, ANTF, Sindicato de Jogadores, clubes da I e II Liga, alguns membros do Governo e das Câmaras de Lisboa e Seixal, e ainda por uma série de convidados do presidente onde se incluiam figuras públicas das mais diversas áreas da sociedade.

Para se ter uma noção da escassez de lugares, basta verem como foi atendido o pedido de bilhetes do presidente da Estradas de Portugal - que, para todos os efeitos, é uma empresa pública de relevo. Aqui está o pedido...

(via @OhFazFavor)

... e aqui a resposta de Domingos Soares de Oliveira:


Como se pode ver, não se andavam a distribuir bilhetes a qualquer um que o solicitasse. Como tal, acaba por ser estranho - ou talvez não - ver na lista de convites para a final de Amesterdão um determinado nome na categoria "Convidados do Presidente":

(via @OhFazFavor)

O convite incluia viagem de avião.


Recordo que este convite aparece pouco mais de um mês depois do famoso email de Nuno Cabral a Paulo Gonçalves onde expressava a sua ambição de se tornar um menino querido do Benfica. Nuno Cabral que, à data, era delegado da Liga, e que usava o seu cargo para obter e enviar informações para o Benfica, conforme revelou Francisco J. Marques no Porto Canal.

Um ano depois, quando o Benfica repetiu a presença na final da Liga Europa, em Turim, o nome de Nuno Cabral voltou a aparecer na lista de convidados do presidente.




Nuno Cabral continuava a ser delegado da Liga em maio de 2014 - só abandonaria a liga dois anos mais tarde.

Considerando os serviços prestados por Nuno Cabral, não é complicado perceber as motivações de quem lhe atribuiu estes convites. Não terá sido por caridade que lhe ofereceram dois bilhetes para finais europeias, uma viagem paga a Amesterdão e uma viagem paga a Turim.

Isto sim, é um menino querido bem apaparicado.

P.S.: quando andava à procura de elementos para este post, esqueci-me de anotar a fonte de algumas das imagens que aqui coloquei. Peço desculpa a essas páginas. Se por acaso conseguir reencontrar os locais de onde as retirei, colocarei de imediato aqui as fontes.