quinta-feira, 22 de março de 2018

Como apaparicar um menino querido

Os emails divulgados no passado domingo pelo blogue Mercado de Benfica têm estado a ser partilhados um pouco por toda a parte nas redes sociais, e se há alguma conclusão que pode ser retirada do que se tem visto é: muita borla há naquele clube.

Começando por contextualizar: o arquivo de email que foi disponibilizado pelo Mercado de Benfica é de Ana Paula Godinho, responsável pelo protocolo do Benfica, nada mais nada menos do que uma das pessoas por quem passam os convites para jogos realizados no estádio da Luz. Num desses emails, referente à época 2010/11, pode ver-se o próprio Domingos Soares Oliveira a fazer uma estimativa das borlas providenciadas pelo Benfica em cada jogo:

(via página Facebook Papa Pinto da Costa)

Uma média de 5.000 borlas por jogo, valendo mais de 2 milhões de euros por ano, é dose. Mas, como se sabe, não existe em Portugal clube mais cortês do que o Benfica.

Desconheço se Domingos Soares Oliveira conseguiu reduzir o número de borlas desde 2010, mas a avaliar pelos emails que têm vindo a ser conhecidos ao longo dos últimos meses, suponho que haja uma margem imensa para continuar esse trabalho de redução.

Agora: observando a correria ao convite em jogos rotineiros do Benfica, não será difícil imaginar o que terá sido o trabalho do protocolo quando o Benfica se qualificou para a final da Liga Europa. Não deve ter sido fácil gerir a distribuição de uma quantidade (muito) mais limitada de lugares por uma clientela bastante vasta.

Sendo uma ocasião especial, o Benfica decidiu (como é natural) distribuir convites pelos órgãos sociais, comissão executiva, ex-presidentes e antigas glórias do clube, por altos funcionários da FPF, Liga, associações distritais de futebol, APAF, ANAF, ANTF, Sindicato de Jogadores, clubes da I e II Liga, alguns membros do Governo e das Câmaras de Lisboa e Seixal, e ainda por uma série de convidados do presidente onde se incluiam figuras públicas das mais diversas áreas da sociedade.

Para se ter uma noção da escassez de lugares, basta verem como foi atendido o pedido de bilhetes do presidente da Estradas de Portugal - que, para todos os efeitos, é uma empresa pública de relevo. Aqui está o pedido...

(via @OhFazFavor)

... e aqui a resposta de Domingos Soares de Oliveira:


Como se pode ver, não se andavam a distribuir bilhetes a qualquer um que o solicitasse. Como tal, acaba por ser estranho - ou talvez não - ver na lista de convites para a final de Amesterdão um determinado nome na categoria "Convidados do Presidente":

(via @OhFazFavor)

O convite incluia viagem de avião.


Recordo que este convite aparece pouco mais de um mês depois do famoso email de Nuno Cabral a Paulo Gonçalves onde expressava a sua ambição de se tornar um menino querido do Benfica. Nuno Cabral que, à data, era delegado da Liga, e que usava o seu cargo para obter e enviar informações para o Benfica, conforme revelou Francisco J. Marques no Porto Canal.

Um ano depois, quando o Benfica repetiu a presença na final da Liga Europa, em Turim, o nome de Nuno Cabral voltou a aparecer na lista de convidados do presidente.




Nuno Cabral continuava a ser delegado da Liga em maio de 2014 - só abandonaria a liga dois anos mais tarde.

Considerando os serviços prestados por Nuno Cabral, não é complicado perceber as motivações de quem lhe atribuiu estes convites. Não terá sido por caridade que lhe ofereceram dois bilhetes para finais europeias, uma viagem paga a Amesterdão e uma viagem paga a Turim.

Isto sim, é um menino querido bem apaparicado.

P.S.: quando andava à procura de elementos para este post, esqueci-me de anotar a fonte de algumas das imagens que aqui coloquei. Peço desculpa a essas páginas. Se por acaso conseguir reencontrar os locais de onde as retirei, colocarei de imediato aqui as fontes.

39 comentários:

  1. O Benfica faz o que quiser com os seus bilhetes, e o grande crime que aqui devemos apontar é a obtenção ilícita destes dados.
    /fim de sarcasmo
    Agora a sério.... que nojo, que fedor...

    ResponderEliminar
  2. E o Presidente e o Ministro do Arzebeijão ? O Presi tem negócios imobiliários em Baku ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais os convites para as embaixadas. Há mails em que o Vieira diz aos funcionários para irem insistindo com os convites até aceitarem.

      Eliminar
    2. Pois, deve ser um belo saca rolhas de negócios.

      Eliminar
    3. Azerbaijão é uma ligação ao Atlético de Madrid (Mendes?) O Atletico foi durante anos patrocinado pelo Estado do Azerbaijao (patrocinador principal das camisolas

      Eliminar
  3. Gosto muito da parte em que o DSO comunica que todos os camarotes podem ser vendidos (ou permutados por serviços prestados). É da minha vista ou está aqui uma evidência de um pagamento em géneros aos vários meninos queridos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica usa muito a técnica das permutas, inclusivé para patrocínios.

      Eliminar
  4. Nada como um banho de FACTOS para "lavar" esses espíritos carnidenses...
    LOOLLLL
    Tráfico de Influências ao nível de sempre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando mete duas viagens e bilhetes para finais da Liga Europa, diria que já estamos um pouco além do tráfico de influências.

      Eliminar
  5. Quando é que alguém com responsabilidade sobre os cargos desempenhados(formalmente) por este "menino querido", vem clarificar toda esta vergonha?

    Estarei enganado se disser "Nunca"?

    É a vergonha total!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está uma boa questão. Seria interessante, por exemplo, ouvir Fontelas Gomes acerca do motivo que o levou a barrar a entrada do Nuno Cabral para os observadores de árbitros.

      Eliminar
  6. Isto é a forma de ter os árbitros na mão usada hoje em dia pelo rival.

    Antes era com "Fruta", agora não é preciso isso. Controla-se as classificações dos árbitros e assim se escolhem os que ficam na 1ª categoria.
    Hoje em dia um árbitro ganha muito bem, bem acima do português de classe média-alta. São rendimentos consideráveis e são só para alguns.

    Desta forma, remuneram-se os árbitros previamente escolhidos e o retorno é a ajuda nos jogos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ferreira Nunes e o Vítor Pereira trabalharam bem.

      Eliminar
    2. Também dizem que o Capela trabalha bem, não concorda? heheh

      Eliminar
    3. O Capela? aquele senhor que uma vez roubou 3 penalties ao Sporting na Luz e que esteve depois dois anos sem apitar jogos do Sporting por causa disso?

      Eliminar
    4. É preciso um benfiquista ter uma grande lata (pleonasmo?) para falar no Capela depois do lendário jogo do "limpinho, limpinho" em 12/13. Com ou sem hehes pelo meio. És um grande anormal, é o que és.

      Eliminar
  7. Qual é a conclusão disto? Tem algum mal? Não. heheh

    Apenas que o Benfica mesmo com as borlas fatura mais que Porto e Sporting juntos.

    E vamos acreditar que tal não acontece nos outros clubes... Que ideia parva seria... heheh

    #ChorãoParaAVida

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatura o quê? :D

      Já agora, ajuda ler todo o post e não ficar apenas pela primeira imagem...

      Eliminar
    2. Sim eu li e continuo a não ver nada, mas já agora também podia responder à questão: acredita que nos outros clubes, nomeadamente o seu, não acontecem borlas? Não seja inocente. heheh

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Nem mais. Fatura o quê? Ser das dívidas mais altas da Europa?

      Mostra que acontece no Sporting.
      Mostra email's.
      Mostra telefonemas.
      É que atirar para o ar e desconversar é fácil, mostrares algum tipo de suporte às tuas acusações é que é difícil.

      #PapoilasCorruptasComOrgulho

      Eliminar
    4. Achas que ele lia alguma coisa... vem cá ler as gordas, mete uma merda qualquer e vai de frosques para não ver o que escreve. Porque se o fizesse ainda se engasgava.

      Eliminar
    5. Borlas dá o Novo Banco (leia-se, investidor fantasma) com um "empréstimo" com juros a 1%, até que surja um tio (Ricciardi) ou um Sobrinho (dono, para já, de 30% da SAD do Sporting)para dar caminho aos dinheiros lavados sob a denominação de "reestruturação financeira", esta comandada pelo Mestre da Gestão (9 empresas + 1 fundação pró galheiro não é para qualquer um):-)

      Eliminar
    6. Saraiva, avençado: se não percebes a razão pela qual o Sporting tem melhor crédito que o benfica...

      Eliminar
  8. Realmente, quem é este ministro? Será nome de código?
    Há aqui muitos nomes para a PJ investigar...

    ResponderEliminar
  9. Gostava de saber também se há borlas no porto e no Sporting, qual a quantidade e os beneficiários.
    Ficava bem ao Bruno de Carvalho publicar um post sobre o assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andas a dormir oh bilhas! Então a extinção do Conselho Leonino, para além de visar acabar com um "orgão" meramente consultivo sem relevância prática, visa também acabar com as regalias que os mesmo Conselheiros tinham por inerência ao cargo.

      É que nem falamos de um post, falamos de uma medida concreta.

      Ficava bem não voltares aqui, és só um pateta alegre deliciado com o seu gelado.

      Eliminar
    2. E sobre as borlas no teu clube corrupto, nada a dizer?
      E se forem 2K no Porto ou Sporting, 5K "já não é tão mau"?

      Relativizar é uma boa forma de tapar o Sol com a peneira...

      Eliminar
  10. Porra! Gastam mais em borlas do que em vouchers o que me leva a crer que os árbitros, delegados e observadores o fazem mais por amor à camisola do que dirigentes e toupeiras:D

    ResponderEliminar
  11. Mestre, mas isto não prova corrupção nenhuma! O Nuno Cabral nunca beneficiou desportivamente o benfica! É perfeitamente normal que um delegado da liga seja bem tratado, melhor ainda do que qualquer director de empresa pública.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em delegados da liga... hoje saiu uma coisa interessante sobre a pressão a que estão sujeitos no estádio da Luz.

      Eliminar
  12. Só demonstra que realmente não há nada a apontar.
    Se são oferecidos tantos convites... como querem provar que os convites são pagamento por algo? O Feirense ofereceu 1000 lugares... e?
    A EP tem o que a ver com desporto para receber convites? Para eventos que eu organizo convido quem eu queira! Daí o nome... convite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Feirense ofereceu 1000 bilhetes no jogo que coincidia com a data do seu centenário. O Benfica não oferecia o quintúplo das borlas de 100 em 100 anos, era de 15 em 15 dias.

      Para além disso, nem todas as borlas são convites para a zona VIP. Essas são só para os amigos especiais.

      Eliminar
    2. EP? Obras públicas, aquilo pelo que o Orelhas se lambe todo.

      Eliminar
  13. Mestre,

    Mas alguém se vende por borlas (bilhetes), camisolas ou vouchers?

    ResponderEliminar