quinta-feira, 22 de março de 2018

O Instituto dos Profissionais Das Borlas

A edição de hoje do Record - a primeira após a saída de Nuno Farinha do jornal - chama a atenção para as cunhas metidas por elementos do IPDJ para ver jogos do Benfica:




O artigo é esclarecedor. Refere, e bem, a quantidade de pedidos feitos por pessoas que trabalham para o instituto que tem a responsabilidade de regular a atividade dos clubes de futebol enquanto promotores de espetáculos desportivos - com especial incidência para o comportamento e controlo das claques.

É impossível não se ficar com uma certa comichão quando se vê o presidente do IPDJ a pedinchar bilhetes e, mais tarde, andar a dizer que os adeptos do Benfica não têm sido um problema para o IPDJ e para a polícia - quando toda a gente sabe que são recorrentes as situações de indisciplina e caos que vão semeando nos estádios de futebol e nas suas imediações. Claques ilegais que, como todos sabem, recebem apoio ilegal do próprio Benfica, desde o logístico - cedência de instalações, aluguer de carrinhas e pagamento de combustível para deslocações a outros estádios - até no pagamento a advogados para defesa de elementos desses grupos de adeptos em processos criminais que nada têm a ver com o clube - sobre isso, podem recordar o caso no post que escrevi há um mês (LINK).

É o mesmo instituto que colocou um processo ao Sporting por prestar apoio a claques ilegais por ter permitido a entrada de uma faixa dos Diabos Vermelhos num dérbi, e é o mesmo instituto que fecha os olhos aos cânticos benfiquistas que celebram a morte de Rui Mendes no Jamor, enquanto colocam processos às claques de Sporting e Porto quando fazem números semelhantes.


O Sr. Dr. João Bibe fazia muito gosto

Mas a comichão passa a náusea se olharmos para a forma desavergonhada como estas pessoas do IPDJ se fazem ao convite. Ora vejam:

(via @OhFazFavor)

Os bilhetes pedidos eram para a família da diretora financeira do IPDJ, para o Benfica - Newcastle, disputado em abril de 2013. Dois dias depois, foi feita uma adenda ao pedido:


Como seria de esperar num clube tão cortez, os bons ofícios solicitados foram disponibilizados.


O Sr. Dr. João Bibe era, na altura, vice-presidente do IPDJ, com uma apetência comprovada de abuso do cargo para proveito pessoal, conforme se pode ver nesta notícia do jornal i de 2012:

Fonte: Jornal i

O Sr. Dr. João Bibe abandonou o IPDJ em janeiro de 2014, sendo, atualmente, vogal do Conselho Fiscal da RTP. É extraordinário como é que um indivíduo com este currículo continua a desempenhar funções desta natureza em empresas públicas.


De IPDJ para IPDB: o Instituto dos Profissionais Das Borlas

No arquivo de emails disponibilizado pelo blogue Mercado de Benfica, podem encontrar-se inúmeros pedidos de bilhetes por parte do IPDJ. De todos os emails que vi por aí, o mais revelador da bandalheira que por ali vai, é este que poderão ver a seguir. Vejam bem se isto não é uma pouca vergonha:

(via @OhFazFavor)

O filho de 12 anos de uma vogal da administração de um outro instituto gostou tanto de ir à bola, que de imediato a secretária de administração do IPDJ teve de pedinchar convites para outro jogo. Isto é andar a brincar com os recursos públicos. De certeza que não é para isto que o Estado lhes paga.

Para terem uma ideia melhor da cultura de solicitação de borla que se instalou no IPDJ, aqui ficam mais alguns exemplos.

Convite para o Senhor Presidente para a Eusébio Cup:


Seis convites para um Benfica - Rio Ave...


... com direito a encore para mais dois:


Mais um convite para o Sr. Presidente, para o Camarote Presidencial...


... e mais seis em nome do Dr. João Bibe:


Cunha para o Senhor Secretário de Estado:


Bilhetes e viagens, anyone?


E mais um especial favor e atenção para terminar:


Isto, obviamente, vai muito para além do cumprimento dos deveres destes indivíduos enquanto responsáveis do IPDJ. Usaram o cargo para obter bilhetes para si e para outras pessoas, não se coibindo de solicitar, em alguns casos, lugares para o Camarote Presidencial. Infelizmente, a inação do IPDJ no que diz respeito ao Benfica não deixa ninguém descansado quanto à não existência de contrapartidas pelos bons ofíciospreciosas colaborações e especiais favores e atenção que foram solicitando ao longo de todos estes anos.