domingo, 8 de abril de 2018

Crónica de um optimismo sustentado (@3295c_)

Novo texto do 3295C.



Não tenho a menor dúvida que o momento que se vive no Clube irá resolver-se a bem e pela vontade da maioria. Não será difícil pensar no Sporting em abstracto, retirando toda a estrutura que o gere e olhando numa perspectiva histórica, sem também a enquadrar com os dirigentes responsáveis à época.

O Clube sempre foi dos Sócios, pelo menos de todos aqueles que participam nas Assembleias Gerais, eleitorais, ordinárias ou extraordinárias. As últimas reuniões magnas têm demonstrado o quanto a família se preocupa com a vida do nosso Clube, que segue o seu caminho no que mais no interessa: o pulsar desportivo de todas as nossas equipas.

O futebol sempre como cabeça-de-cartaz, já se sabe. No entanto, no hóquei em patins, acabámos de marcar presença na final four da Liga Europeia, estando mais um título europeu em vista. Desde o início do ano, e ‘ainda’ só vamos no quarto mês, o Sporting já conquistou três títulos europeus, entre atletismo e goalball, e dezenas de títulos nacionais e taças, de atletismo, natação, goalball, futebol ou bilhar. Acabámos de passar a Páscoa em 14 torneios em todo o Mundo, com os meninos de verde e branco que amanhã estarão no relvado principal de Alvalade, como o Gelson Martins e o Rui Patrício, o nosso monstro das balizas, que em Madrid brilhou como a estrela que é. Entramos sempre para ganhar e nunca demonstramos ser inferiores a nenhuma das restantes equipas que nos defrontam. Em qualquer competição. Até naquela que é apontada como a maior do planeta na modalidade, com o melhor do Mundo a aparecer no hotel da nossa equipa, em Madrid, para um abraço de boa sorte.

Só fomos inferiores ao Atlético na finalização. A segunda parte não foi famosa, mas também não havia já William em campo, sendo que não sofremos golos. Não foi por sorte. Esta sorte deu realmente muito trabalho. Foi por Rui Patrício. Houve, realmente, vários erros individuais e ainda por cima de jogadores acima de qualquer suspeita. Alguém se lembra, num passado recente, de melhor dupla de centrais que tivemos a jogar de leão ao peito?

Custou-nos dois golos. Apenas e só. Estamos no intervalo e pelo que vi no primeiro tempo, agora em casa, há um golo a marcar cedo (se puder ser antes dos 23 segundos, melhor ainda) e uma eliminatória a disputar como se a nossa vida dependesse disso. Não é apenas o dinheiro que recebem ao final do mês: é o facto de jogarem por nós, que estamos lá por eles, porque estão com a nossa camisola vestida e a representá-la por nós. É por isso que é tão pesada. Ainda por cima com um Leão Rampante ao peito.

Não há, por isso, que temer o futuro. Bruno de Carvalho trouxe o Sporting até aqui e por muito que possa ter, melhor ou pior, defendido os interesses do Clube, continuará a fazê-lo até ao dia em que a maioria da família leonina decidir o contrário. Em local e tempo próprio.

Para os mais pessimistas, o cenário pode ser mais dantesco. 2-0 com o Atlético de Madrid – que joga hoje em casa do arqui-rival Real, do mesmo prodígio que nos visitou – é muito difícil de recuperar se não impossível. Que vamos entrar em campo frente ao Paços de Ferreira, em casa, com a cabeça no lado negro da lua e que ‘ai minha nossa Senhora do Livramento’.

Não sou pessimista. Acho que vai ser uma bela noite de futebol e com uma vitória folgada. Os Sportinguistas apoiam sempre as suas equipas. Assobios e críticas é sem a camisola vestida. Por isso é que todos têm de respeitar a camisola que vestem, sempre que o fazem. 

Terminando como comecei, vai tudo resolver-se a bem porque a vida do Clube sempre foi assim. Com maior ou menor dificuldade, nem sequer iremos sobreviver. Continuaremos tão grandes como os maiores do Mundo e, volto a dizê-lo, foi Bruno de Carvalho que o conseguiu e começou não do zero, mas de uma situação que não preciso recordar. Apontou o caminho em campanha e cumpriu. Colocou o Clube a fazer o que sempre lhe foi reconhecido – no auge de todo o seu ecletismo – e que, por razões que também não preciso recordar, nem sempre foi cumprido ao longo da nossa história.

O resto é o chamado l’air du temp, com a loucura – por vezes histeria – instalada nas redes sociais e que a televisão teletransporta para as suas imensas horas de emissão, muitas vezes alimentando mentes mais desprevenidas com notícias falsas que colam e provocam cegueira. Continuo a pensar pela minha cabeça e em momentos de grande agitação, o melhor é mesmo serenar e não retirar o foco do essencial: todos os fins-de-semana, milhares de atletas, dos mais pequenos aos maiores, entram em campo para ganhar, honrando o símbolo que representam. Sabiam que as sub-19 femininas, orientada pela Mariana Cabral, ainda não perdeu um só jogo desde que a equipa foi formada? Estamos a terminar a segunda época de existência. Nunca perderam. Não dá orgulho?

Viva o SPORTING!

23 comentários:

  1. Lamento, apresentar o que se passou sob qualquer espécie de normalidade é errado. A presidência de bdc tem os dias contados. Como adepto, desejo que a sucessão se faça de forma sensata e sem mais atropelos, mas duvido que assim seja.
    Os méritos de bdc existem, mas não justificam a postura inqualificável (não é de hoje), nem a falta de cor emocional que exige.
    Simplesmente, não serve mais para a presidência Ponto final. Parágrafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente concordo... sempre fui um apoiante do Bruno de Carvalho mas à limites para tudo. A mesma pessoa que tanto fez pelo clube é o mesmo que faz de tudo para o mandar abaixo! Concordo com as criticas que fez á equipa do jogo de madrid mas ele como presidente deve de o fazer em privado e, o 2º post do facebook a suspender os jogadores então é surreal!

      Eliminar
    2. Como assim? Ainda há poucas semanas servia...

      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Os croquetes julgam que a sua hora chegou. Cá estaremos nós para impedir que voltem a destruir o nosso grande amor. Logo à noite em grande firça a apoiar a nossa equipa.

    ResponderEliminar
  3. Inacreditável. A casa ardeu, mas já tá mais ou menos apagado podemos voltar a entrar. Sem telhado, ainda com fumo, mas já podemos ir para casa.

    Por andarmos a fingir ano após ano que não há problemas, ou que estão resolvidos, é que ficamos assim. Ano após ano.

    Sou pessimista? Sou. Foi o Sporting que me fez assim. Acreditar que isto vai passar, estão unidos e vão ganhar os jogos todos (uma boa noite de futebol frente ao Paços e vitória folgada... lol) ... acordem porra

    ResponderEliminar
  4. Sempre apoiei Bruno de Carvalho, mesmo quando ele se mostrou um pouco desarrazoado nas suas declarações ou decisões. Tem feito um trabalho notável (Recuperação financeira, trazer Jorge Jesus e a construção do pavilhão João Rocha, são quanto a mim, feitos fantásticos, digno de um pequeno gênio). No entanto o descalabro dos ultimos dias, revelaram uma personalidade egocentrica e desiquilibrada. A sua atitude foi desresponsável, pois mancha a marca SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, transformando-o não num SPORTING LISBON, mas sim num SPORTING DO LUMIAR, ou seja um clube irreconhecivel, pequenino como os pequenos da Europa. O adeptos não merecem isso, o Sporting não merece isso!

    O presidente acaba por demonstrar uma atitude hipócrita quando vem para a praça pública falar mal da família sportinguista (Coentrão, Coates ou Mathieu fazem parte desta família) quando bem há pouco tempo lamentou, berrou, chorou e fez chorar as pedras da calçada devido a virem para a praça pública informações que revelavam assuntos da sua vida privada, tanto profissionais como familiares.
    Se se desculpar publicamente, estará desculpado. No entanto, se não o fizer, Bruno de Carvalho não tem lugar no Sporting…não na qualidade de presidente.

    Nomes que me agradariam: Carlos Albuquerque ou Carlos Viera

    SL

    ResponderEliminar
  5. Ainda há ignorantes a defender essa aberração BdC... Enfim

    ResponderEliminar
  6. No caso do presidente actual, não continuar, e realmente ele próprio tornou a situação insustentável, não precisamos de croquetes, nem de candidatos vindos do exterior, com promessas de mundos e fundos, temos a solução dentro do clube, personalizada no carlos Albuquerque, diretor do futsal do clube há kargos anos, com o sucesso que se conhece, mas se chegar-mmos aí a eleições, para a presidência, teriamos de fazer uma vaga de fundo, para o convencer a candidatar-se. Se bem me lembro, pinto da costa, antes de ser presidente, tambem liderou uma secção amadora do fcp. Assim não se perderia tempo, com pessoas que não teem experiencia de dirigismo desportivo, e tempo é o que nós caressemos mais.

    ResponderEliminar
  7. Estou como muitos agradecido ao que BdC fez pelo SCP, no entanto o que se passou é inqualificável. Pôs em causa tudo e todos, na altura mais importante da época. Sempre o defendi, porque o bom sempre superou o mau, no entanto, isto que se passou não tem defesa. As acções do SCP vão baixar, a moral do plantel deve ter sido completamente destruída, já se ouve que alguns jogadores de peso querem sair, e pior que isso potenciais contratações podem não querer servir sob um presidente insano. BdC destruiu tudo o que construiu e acho que assim que acabar a época deve por o lugar à disposição e deixar mais uma vez os sócios decidir o futuro do clube

    ResponderEliminar
  8. Temos que começar a pensar na sucessão de bruno de carvalho, infelizmente, e digo infelizmente, porque acho que ele fez, o que muitos nunca fizeram, mas, depois de vários pedidks da parte dos sócios para que larasse com esta atracção pelo abismo, ele nunca levou issk em linha de conta. Por isso eu dou uma sugestão, em caso de haver eleições, deveriamos desafiar o carlos albuquerque, dirstor do futsal do sporting para se candidatar à presidência, seria uma boa maneira de não perder tempo com aventureiros e croquetes, vindos de fora, que nunca trouxeram nada de bom ao clube.

    ResponderEliminar
  9. Nao podemos continuar como se não tivesse acontecido nada. Somos leões, não avestruzes. Enterrar a cabeça na areia e pensar nas coisas que estão bem?
    O comunicado de ontem e claro quando afirma que até ao final da época nao haverá contestação ou crítica de parte a parte. Isto tem um nome, Paz podre, e quem não vê isto não percebe a dimensão do problema.
    E ha um ponto muito importante desta história. A caixa de Pandora abriu. Croquetes e brunistas podem juntar-se no ataque ao plantel, ao treinador e a tudo o que se mexer. Por outro lado o presidente perdeu crédito e o apoio incondicional de uma considerável fatia dos adeptos e sócios. Nada vomtsra a ser como antes .

    ResponderEliminar
  10. Depois digam que o BC não tem razão em chamara os jogadores do SPORTING "meninos mimados"
    O que diz o jornal espanhol AS:

    O 'As' não tem dúvidas de que a missão está cumprida
    O 'As' não tem dúvidas de que a missão está cumprida

    "O jogo para o Atlético começou no túnel. Bastava dar uma olhadela para o perceber. De um lado os jogadores do Sporting despreocupados, abraço aqui, palmada acolá, todos felizes. Do outro os 'rojiblancos', os da casa, dispostos como um exército, em fila, muito sérios e concentrados. Já estavam a jogar, a bola já rolava. Segundos depois marcavam o primeiro."
    AS

    ResponderEliminar
  11. Depois digam que o BC não tem razão em chamara os jogadores do SPORTING "meninos mimados"
    O que diz o jornal espanhol AS:
    "O jogo para o Atlético começou no túnel. Bastava dar uma olhadela para o perceber. De um lado os jogadores do Sporting despreocupados, abraço aqui, palmada acolá, todos felizes. Do outro os 'rojiblancos', os da casa, dispostos como um exército, em fila, muito sérios e concentrados. Já estavam a jogar, a bola já rolava. Segundos depois marcavam o primeiro."
    AS

    ResponderEliminar
  12. Espero que daqui para a frente BdC, de uma vez por todas aprenda a lição e passe a comunicar para o exterior de outro modo!! Dito isto, quero aqui reiterar o meu apoio a BdC que já toda a comunicação social (CMTV, TVI, SIC, BOLA, RECORD, ETC) aproveitou para dizer que o nosso presidente tem de sair...imaginem, como se tivéssemos voltado a um passado recente em que eram esses que decidiam o rumo do nosso clube! Esse tempo acabou! E é bom que os sportinguistas abram os olhos pois com todos os defeitos que BdC tem e que os tem, isso não invalida TUDO aquilo que fez pelo clube desde que chegou e convém lembrar como ele estava...na falência! Esta comunicação social não pode com BdC porque ele não tem medo de falar e põe em causa os poderes instituídos, a corrupção existente nos bastidores do futebol que durante anos e anos ajudou e muito a que nós não ganhassemos e eles têm medo disso. Tudo tem servido para por em causa BdC, com e sem razão... Os nossos rivais atacam BdC como nunca atacaram outro presidente, porquê? Porque o temem, porque o consideram muito inconveniente pois ele fala constantemente em assuntos que eles querem ver esquecidos e tudo fazem para que assim seja! SPORTINGUISTAS UNI-VOS!!!

    ResponderEliminar
  13. Espero que daqui para a frente BdC, de uma vez por todas aprenda a lição e passe a comunicar para o exterior de outro modo!! Dito isto, quero aqui reiterar o meu apoio a BdC que já toda a comunicação social (CMTV, TVI, SIC, BOLA, RECORD, ETC) aproveitou para dizer que o nosso presidente tem de sair...imaginem, como se tivéssemos voltado a um passado recente em que eram esses que decidiam o rumo do nosso clube! Esse tempo acabou! E é bom que os sportinguistas abram os olhos pois com todos os defeitos que BdC tem e que os tem, isso não invalida TUDO aquilo que fez pelo clube desde que chegou e convém lembrar como ele estava...na falência! Esta comunicação social não pode com BdC porque ele não tem medo de falar e põe em causa os poderes instituídos, a corrupção existente nos bastidores do futebol que durante anos e anos ajudou e muito a que nós não ganhassemos e eles têm medo disso. Tudo tem servido para por em causa BdC, com e sem razão... Os nossos rivais atacam BdC como nunca atacaram outro presidente, porquê? Porque o temem, porque o consideram muito inconveniente pois ele fala constantemente em assuntos que eles querem ver esquecidos e tudo fazem para que assim seja! SPORTINGUISTAS UNI-VOS!!!

    ResponderEliminar
  14. Estou praticamente sempre de acordo com as suas análises. Com os seus posts anteriores sobre este tema também, a 100%, mas agora tenho de ser realista e dizer: em minha opinião BdC foi um Grande Presidente, mas já não tem condições para continuar à frente do Sporting

    ResponderEliminar
  15. Apesar do tremendo erro que foi a sua última intervenção no facebook, continuo a acreditar no nosso presidente!

    Por tudo o que fez até hoje, seria injusto não lhe darmos uma 2ª oportunidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SEGUNDA !!!!! VIESTE DE QUE PLANETA !!!! SE FOI DE MARTE TENS DESCULPA MAS SE VIVES AQUI SABES QUE A SEGUNDA JÁ BASOU NO CASO DOIEN ... FORA O RESTO.

      P.S.- O caps foi intencional para significar o espanto na minha cara pela expressão segunda oportunidade !!!

      Eliminar
  16. O Sporting nunca foi só dos que participam nas assembleias gerais. Esse deve ser o "Sporting é nosso" que este senhor clamou, o Sporting da guarda pretoriana que protege quem está na direcção (seja o apelido Lopes, Bettencourt ou Carvalho, desde que o negócio se mantenha...). O Sporting sempre foi dos adeptos! Já era meu com 5/6 anos assim como da minha avó que mesmo sem ser sócia me mostrou a diferença entre ser do Sporting ou de um dos nossos rivais.

    O peso da responsabilidade está na tua mão. Na tua e na daqueles que continuam a desculpar a incompetência com essas fake news que ele salvou o clube. E que acenam constantemente com o fantasma do regresso dos "croquetes".
    Continuem a desculpar a incompetência e vão ver quem é que pode acabar com o clube.
    Tu enfias a viola (e algo mais???) no bolso e desapareces da internet. Mas nós (verdadeiros adeptos) continuaremos cá.

    ResponderEliminar
  17. Temos uma solução para presidir o clube dentro de portas, o carlos albuquerque do futsal.

    ResponderEliminar
  18. Temos uma solução dentro do clube para presidente, o Carlos Albuquerque do futsal.

    ResponderEliminar
  19. Vocês realmente não tem remédio. Quantos actos já tem esta tragédia? Desses todos os jogadores fizeram UM. UM. Fizeram um comunicado, muito tempo depois de terem sido alvo do que foram, e não terem sido defendidos por nenhum "notavel", da bancada ou de blogs.

    Recuso-me a ir a procura do comunicado par reler, mas salvo erro nem diz uma única vez "presidente". Defendem-se. Dizem que são profissionais.

    E ainda andam nesta conversa do "não sabem como as coisas são?". Sabem, sabem. Sabem bem melhor que nós, que só ouvimos um lado da história. Do Martir BdC.

    Tenham juízo. Ou pelo menos algum pudor, nesta cegueira de se agarrarem a opção que tomaram.

    O presidente do SCP fez muito de bom neste anos. Isso é de elogiar. Quando faz mal, é de criticar. Sem desculpa esfarrapadas de "mas os outros responderam!"

    Até digo mais... muito "zen" estão a ser os jogadores! Desde o comunicado já levaram com processos, com rótulos de "meninos mimados", com insinuações cobardes que nem dão nome a quem acusam...

    E ainda bem - para eles - que foram solidários. Se só meia-dúzia tivesse mandado o comunicado e outros se encolhido... tinham ficado isolados, tinham sido impedidos de trabalhar e estavam a ser esquartejados em praça pública pelos "não-sportingados".

    ResponderEliminar