terça-feira, 22 de maio de 2018

Terrorismo comunicacional

Os inenarráveis acontecimentos de terça-feira passada que culminaram nas agressões a atletas do Sporting em pleno balneário colocaram o clube no centro de uma tempestade nunca vista no futebol português e causaram aquilo que é, neste momento, o maior risco a curto-prazo a que o clube está sujeito: a rescisão unilateral dos atletas.

Em relação a este tema, no entanto, há duas facetas diferentes a considerar: o aspeto mediático e o aspeto legal. Sobre o aspeto legal estamos a falar de águas nunca dantes navegadas. Poderá ser aquilo que aconteceu motivo suficiente para os jogadores rescindirem o contrato com o Sporting? Não sou jurista e não faço ideia de qual será a resposta para esta pergunta - e duvido que mesmo os maiores especialistas sobre direito do trabalho tenham posições totalmente vincadas em relação a este tema. Já deu para perceber, mesmo para os leigos, que é uma questão muito complicada e que qualquer decisão precipitada que se tome poderá ter consequências imprevisíveis.

Fonte: European Journalism Observatory
Depois há o aspeto mediático. Nem a queda do BES nem a prisão de Sócrates tiveram um impacto tão avassalador durante um período tão prolongado. Começou-se a falar em terrorismo. Comunicação social e poder político, cada qual com os seus motivos, uniram esforços para fazer disto um caso exemplar. Aí recai a primeira hipocrisia, pois no dia 17 de janeiro de 2018, cerca de 30 adeptos do V. Guimarães, alguns dos quais encapuzados, invadiram um treino no clube e agrediram jogadores (LINK).

Não quero com isto banalizar, atenuar ou desculpar o que aconteceu em Alcochete. Aceito que o mediatismo e dimensão do Sporting elevem a questão para outro patamar, mas se o que está aqui em causa é terrorismo... então como é que alguém explica que os acontecimentos de Guimarães, ocorridos apenas quatro meses antes, não tenham sido mais do que uma nota de rodapé nos noticiários da imprensa desportiva e não tenham despertado qualquer atenção da classe política?

Mas houve um outro tipo de aproveitamento. A sucessão de notícias a anunciar as rescisões tem sido qualquer coisas de surreal. Apesar de não ter havido qualquer tipo de consenso entre os especialistas de direito desportivo e direito de trabalho sobre a existência de bases irrefutáveis de rescisão, a última semana tem sido um desfile de parangonas a anunciar a catástrofe iminente.


Curiosamente ou talvez não, essa catástrofe iminente tem vindo a perder algum fulgor ao longo dos dias.

Há muito de wishful thinking na forma como as notícias têm sido dadas. Não quer dizer que não exista o risco de haver rescisões - é evidente que há -, mas é completamente óbvio que muitos jornalistas e comentadores decidiram atirar-se de cabeça para o pior cenário possível, em vez de avançarem para o cenário mais provável. Primeiro, o plantel iria rescindir de imediato de forma coletiva. Depois adiou-se a bomba para segunda-feira, primeiro dia útil após a final da Taça. A seguir já se dizia que as rescisões iriam aparecer durante a semana, e agora até já se fala no prazo de 30 dias que está previsto na lei.

Está mais que visto que o que interessa é manter em aberto a possibilidade das rescisões. A lógica e consistência dos argumentos utilizados pouco importa. Veja-se, por exemplo, a figura de Diamantino no Mais Tabaco de ontem:


Para além das argoladas nos argumentos utilizados - até mete dó -, Diamantino coloca em causa o caráter dos jogadores que queiram permanecer no Sporting? Mas estamos a brincar? Diamantino, um dos heróis de Saltillo e consagrado cartilheiro benfiquista, a mandar bitaites sobre o caráter de outros jogadores? Realmente é preciso descaramento.

Ao terrorismo consumado na Academia, muita da comunicação social decidiu responder com terrorismo comunicacional. Deixei alguns exemplos em cima, e poderia arranjar muitos mais. Até se chegou ao ponto de dizer que o Sporting se tinha "perdido" 20 milhões porque as ações tinham caído alguns cêntimos na sua cotação. Curiosamente, entretanto as ações da Sporting SAD aumentaram 30% e ninguém diz quanto é que o Sporting "ganhou" - nem têm que dizer, porque a SAD não fica nem melhor nem pior em função da cotação das suas ações.

Podemos contar com uma coisa: este terrorismo comunicacional vai continuar nos próximos dias, pois se há coisa que estes encartados da verdade detestam é que o tempo não lhes dê razão. Aquilo que puderem fazer para consumar o que dizem ser inevitável, será feito.

31 comentários :

  1. A ideia, quanto a mim, é condicionar/manipular/instrumentalizar os jogadores, criar nestes a percepção de que é isso que todos esperam deles, de tal modo que eles próprios achem que não têm outra alternativa que não seja essa, e claro, os seus agentes, o presidente do sindicato de jogadores, alguns advogados abutres/hienas e os nossos rivais, agradecem!!Ora o veiculo condutor de toda esta manipulação é a CS é ela quem promove tudo isto de forma concertada, totalmente desonesta, vergonhosa execrável!!! ATÉ QUANDO...???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores já foram "informados" da JORNALIXEIRADA há muito tempo, erro gravíssimo se tal não tivesse acontecido, tanto mais que ninguém estranha que quem cobre o Sporting é a SPORTINGTV (os outros têm os minutinhos da praxe de direito à informação, ou têm mesmo que comprar imagens).

      É DEIXÁ-LOS GRUNHIR À VONTADE.. SIMPLESMENTE NÃO LHES DÊEM TEMPO DE ANTENA, Q GRUNHEM À VONTADE.

      AS TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE MASSAS, passa invariavelmente pela tríade PROVOCAÇÃO-REACÇÃO-SOLUÇÃO... por exemplo; lançam provocações em q há uma alta probabilidade de obter uma reacção num certo sentido (nem q seja tudo engendrado e baseado em falsas provas e factos), para depois oferecer a solução que se quer, q é sugerida de várias formas, até por agentes de Internet a postar em redes sociais pertinentes para a agenda em causa..

      Ora nós sabemos que A SOLUÇÃO É SEMPRE, verem-se livres de Bruno de Carvalho, não importa o quê..

      Se deixar-mos de REAGIR, não importa o quê, mesmo que apeteça muito, DEIXÁ-LOS GRUNHIR À VONTADE... só podemos estar a destruir a engrenagem, as provocações vão acabar.

      Eliminar
  2. Acredite, Mestre: só quando a reestruturação financeira acabar - e, consequentemente, a joint venture Holdimo/Escroquettes (assim mesmo: escroquettes) ficar a chuchar com quase 10% do capital da SAD - é que o Sporting poderá ter alguma paz, pois os elementos que efetivamente têm levado o clube ao caos permanente perderão praticamente a sua manobra de influência. E sublinho aqui o "alguma", porque já se sabe que "paz" e "Sporting" parecem ser conceitos que se autodesafiam.

    ResponderEliminar
  3. De facto, Diamantino continua a prestar um péssimo serviço a si próprio. Tem toda a razão Mestre! Falta de caráter? Falta de caráter é mentir, é faltar à palavra, é vender-se por meia dúzia de patacos. Tomar decisões difíceis, ainda que a contragosto, porque sabemos que no final do dia é a melhor decisão para nós e para a nossa família não é falta de caráter, é tomar decisões sem ser por impulso. Diamantino, como bom cartilheiro, está a encostar os jogadores do Sporting à parede e a dizer-lhes (partindo do principio que estes o ouvem) "vá, mostrem lá se têm carater ou não". Como é possível ser-se tão rasteiro? Abdicar do seu livre pensamento para vomitar o que outros o mandam dizer, isso sim sr. Diamantino, é falta de caráter.

    ResponderEliminar
  4. Por mim faria uma correcção, quando escreve isto:"comunicação social decidiu responder com terrorismo comunicacional" deveria escrever que já há muito tempo e em conjunto com os poderes instituídos (politico e desportivo) são os verdadeiros terroristas e responsáveis morais pelas agressões.

    Exemplos, aqui vão:
    Comunicação Social: Ainda no dia anterior assistimos a um comentador a crescer sobre outro e com ameaças de agressões físicas; As imagens dou Rui a voltar as costas na Madeira, BdC a atirar a braçadeira, Acuna a encher o peito sobre um adepto, foram transmitidas "ad nauseaum" dado a seu enorme interesse informativo/jornalístico que culminam nas descontextualizações que levam ao "foi chato" e "Brunos de Carvalho devem ser mortos..."
    Como para bons entendedores, meia palavra basta, fica este pequenino excerto retirado da wiki: "o martelar constante de determinadas afirmações é eficaz para produzir crenças, que gradativamente se consolidam no indivíduo e na sociedade"

    Governo e Justiça: Assiste impavidamente aos inúmeros actos de vandalismo e criminosos, são tantos que me dispenso de enumerar mas lembro somente que o assassino de um adepto foi libertado por questões processuais. A impunidade é sentimento dos criminosos que encontram no futebol um bom refugio.

    ResponderEliminar
  5. Bem vindo ao planeta Terra, Mestre. Para começar recomendo-lhe a leitura do significado do termo "click bait". Após isso pode pesquisar a relação entre a insistência em certos temas pela CS e o interesse nesses mesmos temas pela população em geral.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavas cá a fazer uma falta..

      Eliminar
    2. NÃO VÃO RESCINDIR POR UM SIMPLES FACTO... quem gere de forma global todas as transferências (lembram-se do caso Adrien), até dentro de países, através das respectivas federações, é a FIFA.

      E esta tem regras sagradas, quasi-religiosas, em que TODOS os contratos são bons e para cumprir (lembram-se do caso Doyen), a menos que estejam enfermos de coisas absoluta e completamente absurdas... e os prazos são mais q sagrados, são para cumprir ao segundo.

      Claro que qualquer jogador como cidadão pode tentar rescindir.. questões morais etc... mas se os 4 meses do Adrien, foram castigo quase insuportável, os jogadores que imaginem se a coisa durar anos...

      Eliminar
    3. Importas-te que eu te recomende ires pela direção da seta onde diz "foder"? Vai na volta, é mesmo isso que falta a ti e personagens como o rudolfo...

      Eliminar
  6. Patético os juízos de valor que a CS e adeptos fazem quando se indignam com críticas aos jogadores.
    Essa é boa. Muito boa. E depois virem comentadores para a TV a darem lições de moral. Que m$#&% de país é este?
    Mas jogadores e treinadores vivem num casulo?
    Todos podem criticar BdC e o inverso já não se aplica?

    Não disseram que o Bernardo Silva não vestia mais a camisola do slb?

    Então lá fora não criticam jogadores?
    Gatuso não criticou André Silva?
    Mourinho não critica os seus jogadores de vez em quando?

    Vão ver a garagem do Aves e a garagem de Alvalade e depois venham com lições de moral.

    Uma coisa é certa se os jogadores decidirem rescindir e foram jogar para Inglaterra, Itália ou Espanha cuidado porque lá fora a imprensa não perdoa e passa a vida a criticar os estrangeiros. Ronaldo que o diga. Lá fora a imprensa é pior da que a de cá. Lá fora não é um mar de rosas. A CS nacional passou a vida a elogiar o Renato não é? E hoje que é feito dele?

    Rescisões só com justa causa. E onde está ela? Uma crítica não é razão para rescindir. Se fosse assim desatava meio mundo a rescindir contratos. Quantos trabalhadores já não levaram nas orelhas do patrão? Já invocar rescisão pelo acto de terrorismo também é um caminho difícil, porque para isso é necessário provar quem esteve por trás do ataque.

    E ao contrário do que a CS faz-nos querer pensar (que foi BdC que planeou) se calhar o mentor pode ser alguém externo ao clube. É que dá muito jeito ir buscar jogadores de borla a alvalade depois de rescindirem não é? E todos sabemos quem tiraria proveito disso. Não acredito que os terroristas agiram sem contrapartida.

    -----------

    Mais hipócrita são as lições de moral contra a violência porque quando morreram 2 adeptos não houve toda esta onda de indignação.
    A CS faz-nos todos passar por uns parvinhos e imbecis.

    ResponderEliminar
  7. Tradução: "um jogador com carácter cagava no contrato que tinha com o Sporting e vinha para o benfica de borla"

    Aquilo por lá não está fácil, para um cartilheiro vir fazer um apelo em plena tv

    ResponderEliminar
  8. terrorismo comunicacional
    linchamento público
    manipulação mediática
    bullying constante
    trolling constante (procurar inflamar e desestabilizar)
    frases descontextualizadas inseridas em cenários completamente distintos
    associar acontecimentos a pessoas

    basicamente é isto que define o espectáculo que temos assistido

    e não, não me venham dizer que a CS não tem nada a ver com isto.
    porque é que estão a fazer isto contra BdC? cada um que pare um pouco e pense

    ResponderEliminar
  9. https://pt.wikipedia.org/wiki/Trol_(internet)

    ResponderEliminar
  10. Este Diamantino realmente não tem caráter, este lambe botas, troglodita, vesgueta,Diamantino, todos nos vimos que és cartilheiro palhaço, a fazer perguntas ao teu dono, lembram - se do Carrilho, 2 ou 3 dias depois de assinar pelo Benfica, dizia Diamantino, já chegaram ofertas ao benfica de 30 milhões pelo Carrilho, Ha gente realmente sem carácter Diamantino e tu és uma delas.

    ResponderEliminar
  11. Este Diamantino realmente não tem caráter, este lambe botas, troglodita, vesgueta,Diamantino, todos nos vimos que és cartilheiro palhaço, a fazer perguntas ao teu dono, lembram - se do Carrilho, 2 ou 3 dias depois de assinar pelo Benfica, dizia Diamantino, já chegaram ofertas ao benfica de 30 milhões pelo Carrilho, Ha gente realmente sem carácter Diamantino e tu és uma delas.

    ResponderEliminar
  12. Só mais una coisa, para aqueles retardados que foram a Alcochete, palermas com tantos enorgumes para molhar, estes patetas vão molhar os nossos.

    ResponderEliminar
  13. Vi q fizeste uma ou outra alteração. Pensaste por ti. É bem. Classe e nível é isto.

    ResponderEliminar
  14. Terrorismo comunicacional - parte 1
    Este terrorismo comunicacional vai continuar, e o Sporting e seus representantes deviam seguir em resposta determinadas linhas de forca de actuação. Falo dos representantes do Sporting que não foram absorvidos pelo sistema toupeiral e correspondente estado lampionico. (pois muitas vezes defendem tudo menos o Sporting). Não confundir Sportinguistas com os encartilhados, seja por avença, seja por não se querem meter em problemas por falarem aquilo que supostamente não lhes é devido...(assim estilo Toni do Benfica que se atreveu a dizer que as mãos do Pizzi eraam penalties. Onde está Tony?) Vamos a exemplos. Falo de questoes muito concretas, (não boas intencoes teoricas).
    . Seria interessante fazer um paralelo deste caso com a morte do Sportinguista Picini.
    - . Está o Sporting a pagar os advogados destes 23 elementos. Claro que não. Qual a razão porque o Benfica paga os custos de advogados do suposto acusado ? Porque paga o Benfica os custos de advocacia de um assassino horrivel (que nem sequer foi um acidente)? Fez a CmTv alguma investigação séria sobre isto. Se não, ainda vai a tempo.
    - Lembrar as afirmaçoes do Baganha, e Ministro do Desporto em relação ás claques não legalizadas do Benfica. .Relativizando, mostrando indiferenca, criando um clima de impunidade em relação aos muitos incidentes que ocorreram no pais inteiro. Porque nãao se aplica a já existente lei aprovada? Porque não nos lenbra a Cmtv estas e outras declaraçoes??? (será que é porque aqui já entrava o nome da marca Benfica...?)
    - Historial de violencia das claques. Não seria interessante apresentar a estatisca da psp. Onde o Benfica tem a claque (que não existe) mais violenta do pais. Seguida do Sporting e por ultimo Porto. (pois é, la teriam que por o nome da marca Benfica numa noticia que tem o exclusivo do Sporting)
    - Onde estava a CmTv quando um grupo de Sportinguistas num Sporting Benfica algures no passado recente (desculpem mas não tenho tempo para procurar dados precisos) foi horrivelmente ameacado pelas claques benfiquistas. Havia provas, evidencias muito bem mostradas na Sporting Tv. Porque não se interessaram? Eles que cheiram o sangue como hienas, deviam estar todos constipados nessa altura. Porque não fizer um apanhado sobre historias de violencia de todas as claques. (incluindo a que não existe). Nõ fizeram porque assim o bruno de Carvalho e o sporting perdia o exclusivo versus Vieira /Benfica
    - As afirmaçoes do Presidente do Benfica “o que estavam a fazer aqui a esta hora da noite”, não são uma provocação para o chamado clima de ódio.??? Ou seja, quem estiver na luz partir de certas horas, arrisca-se a levar “porrada”. Isto é normal ??? Quantas vezes passou a CmTv estas declaraçoes? Pois é. seria uma chaatice terem de abrir as portas a reportagens sobre o Vieira e sua Prosegur guarda pretoriana.
    - Não dizia o primeiro ministro no momento que o Benfica estava sob fogo cerrado, que so gostava do futebol que se joga dentros das 4 linhas.(algo assim). Seria bom lembrar a opinião publica desta lamentavel apatia. E agora já se interessou pelo jogo fora das 4 linhas?. Se sim, seria uma boa ocasião para voltar a falar com o primeiro ministro.

    ResponderEliminar
  15. Terrorismo comunicacional - parte 2
    Engenharia social, em que se procura relativizar, esconder, omitir noticias negativas do estado lampionico, em contraste com o destacar, das noticias negativas do Sporting.
    Violencia = Sporting. Causa da violencia = dirigentes desportivos logo Bruno de Carvalho.
    E nestes pontos concordo com Bruno de Carvalho. Está muito mal defendido pelo painel Sportinguista. (Mas, ele proprio várias vezes criou situaçoes em que colocou os Sportinguistas em desgate e em dificuldades escusadas !!!)

    Enfim. A regra é: quando se falam negatividades mencionar só o Sporting. Os cartilheiros sabem estas regras basicas de comunicação. Reparem que sempre que o Pedro Guerra era atacado com algo Benfiquista, mudava logo o assunto para falar algo semelhante ou inventado do Sporting.
    O que interessa é o tempo, e como se usa o mesmo. Criar associaçoes mentais de acordo com uma estrategia mais ampla. O presidente do sporting nunca percebeu isso, e alimentou questoes desnecessarias em que o nome do sporting aparecia associado com problemas, negatividade, violencia, crise, desagragação, polémica etc etc.
    Igulmente muitos dos debates do canal do Sporting (muito mais pesados do que universo Porto).. Refilamos, gritamos, ficamos indignados com as toupeiras etc etc. E sem saber, somos presas da mesma armadilhas.(Mandela dizia que perdoava os que lhe fizeram mal, para não ficar preso nesss pessoas). Não estou de todo a querer colocar um pendor moralista ou paternal ou muito menos de perdão nestas afirmações, o que eu quero dizer é que mas não podemos estar refens dos representantes chungas das toupeiras (digo toupeiras não benfiquistas).
    Perdemos demasiado tempo com os amigos das toupeiras tipo este André Fartura, ou o Padre Bras. (Fast forward ate chegar ao Pedro Sousa). Ou então, alguem que me sintetize os melhores momentos, (como faz este site, obrigado) e temos um excelente momento de humor. Daria um excelente programa de humor na Sporting Tv. “o cartilheiro da semana é ...??

    A identidade do Sporting tem de ser juventude, luta pela verdade desportiva, não somos elitistas mas somos mais que um clube popularucho, de cartilheiros avencados. Temos de apostar numa imagem de acordo com uma realidade positiva que nos une.

    O humor permite resolver num golpe toda esta cilada. Não é assim Nuno Saraiva? Genial quando iniciava o programa Verde no Branco desejando as Boas noites ao gabinete de crise do Benfica....

    Logo Sporting = humor = indiferenca ao gabinte de crise = Nuno Saraiva
    E tudo é mais positivo.

    ResponderEliminar
  16. "«Jogadores poderão pagar indemnizações muito elevadas»

    Luís Natário, antigo membro da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, eleito nas listas de Bruno de Carvalho, faz votos para que os jogadores não avancem com processos tendentes às rescisões unilaterais de contrato.

    «Apelo para que todos os jogadores reflitam e deixem passar este momento. Esta situação das rescisões é muito complexa do ponto de vista legal, do ponto de vista da prova. Se os jogadores partirem, eventualmente, para rescisões elas poderão não vir a ser efetuadas e eles poderão vir a pagar indemnizações muito elevadas», alertou, citado pelo site da Rádio Renascença.

    A bem dos superiores interesses do clube, considera Luís Natário que «o ideal seria Bruno de Carvalho dar uma grande demonstração de sportinguismo e pôr o seu lugar à disposição.»"

    ResponderEliminar
  17. Para mim esta é a verdadeira razão para quem gosta efectivamente do Sporting e seu sucesso não faça o que a CS quer e dê um xuto no rabo a BdC.

    Até as coisas serenarem e aparecer algum projeto viável, acompanhado de um grupo de trabalho de excelente qualidade, não basta ser mediano, pois existem muitos interesses internos e externos a quererem sabotar o Sporting. Existe muita gente, com poder que tem estado a fazer de tudo para minar isto tudo.

    Com o passar do tempo até começo a desconfiar do caso de terrorismo e de corrupção que nos colaram com cuspo barato. O que à partida era mais que óbvio (ter sido encomendado pelo BdC, já no caso da corrupção sempre tive as minhas dúvidas), agora acho crucial que as coisas sejam clarificadas.

    BdC por acaso até tem alguns dos defeitos que a CS lhe mete e podia e devia ter feito melhor em algumas situações, a forma de comunicar é uma que acho que poucos percebem como é que ele ainda não percebeu que esta postura aguerrida e de confronto contra tudo e todos (desta maneira aguerrida, porque é preciso combater esta corja que existe na sociedade, e não é só futebol) só nos vai trazer mais crises. Estou certo que depois desta estar resolvida, se estiver, vai aparecer outra. Talvez criada pela CS, talvez potenciada por BdC, o que seja. Esta postura de batalhar contra tudo e todos ao mesmo tempo, se por um lado nos meteu onde estamos (Obra desta dirção, pavilhão, unica equipa portuguesa a investir no futebol, modalidades, crescimento global do clube, etc.) por outro já sabemos que a próxima crise está ai à beira, mesmo antes da actual estar sequer controlada.

    No contexto actual, primeiro é preciso encontrar uma equipa de trabalho. Depois já sabemos que se defenderem intransigentemente o Sporting as sanguessugas do passado vão atacar. Se tiverem o azar de ter sucesso, provavelmente os lampiões vão contra atacar, ou o Porto, se conseguirem voltar a montar o que eles também sabem montar bem.



    ResponderEliminar
  18. Mas o Diamantino disse alguma mentira?
    Jogador com carácter nunca ficará se Bruno ficar. Acrescento orgulho ao carácter.
    Nem Jesus, o verdadeiro, nos tempos de hoje daria a outra face.

    ResponderEliminar
  19. Caracter diz o Diamantino: https://www.jn.pt/desporto/interior/diamantino-miranda-expulso-de-mocambique-3471679.html

    ResponderEliminar
  20. O Dementino, o mesmo que disse que, confusões em finais de taças de Portugal, apenas o jogo onde morreu um adepto do Sporting.

    DEMENTE-INO

    ResponderEliminar
  21. Se é necessário festa na pocilga, podemos sempre contar com o porco Diamantino e outros fedorentos como ele. Como o algodão , não engana. Adoro a forma como fala de um tipo de "carácter" ( ou falta dele ???), sendo algo de enaltecer. Por mim, esse comentário chega para o caracterizar correctamente.

    ResponderEliminar
  22. Lançam supostos rumores como noticia e depois dão os desmentido como noticia. Um nojo fomentado por idiotas sem escrúpulos e pelo acima mencionado clickbait. Eu já deixei de seguir o Record e a Bola. Um nojo.

    ResponderEliminar
  23. O ditado é antigo "Quem semeia ventos colhe tempestades".

    ResponderEliminar
  24. Excelente artigo de opinião do observador,
    https://observador.pt/opiniao/futebol-afinal-era-tudo-verdade/

    ResponderEliminar