sábado, 30 de junho de 2018

As motivações de Cintra

Creio que todos estarão de acordo em como Bruno de Carvalho ofereceu um contrato sobrevalorizado a Mihajlovic. Ainda que esteja longe do valor que era pago a Jorge Jesus, um salário anual de 4 milhões euros brutos é excessivo face ao currículo do sérvio, e apenas se pode explicar pelo fraco poder negocial que o ex-presidente tinha: faltavam poucas semanas para o início da época, a situação de instabilidade extrema era mais que conhecida, e estava a dias de uma AG de destituição. Por todos os motivos e mais algum, Bruno de Carvalho tinha de arranjar rapidamente um treinador - e isso foi bem aproveitado por Mihajlovic.

Compreendo a posição de quem contestou a decisão de Bruno de Carvalho em fechar um compromisso que, com um grau elevado de probabilidade, poderia cair nos braços de uma outra direção. No entanto, uma vez tomada essa decisão, acho ainda mais discutível que Sousa Cintra tenha decidido terminar o contrato com Mihajlovic - ainda por cima utilizando um argumento quase ao nível do fato de Marco Silva -, por dois motivos:
  • A questão do treinador, melhor ou pior, era das poucas que estava tratada - o reforço do plantel era um assunto bem mais urgente;
  • Cintra partiu de um pressuposto errado de que seria relativamente simples arranjar um treinador melhor e mais barato. É que os problemas do plantel mantêm-se, a Comissão de Gestão de que faz parte também está a prazo, e a época está ainda mais próxima de começar - aumentando a urgência da resolução deste tema. O cenário de hoje pode ser bem diferente na cabeça de Sousa Cintra do que era há duas semanas, mas para um observador externo... a situação de incerteza e instabilidade há-de ser muito semelhante.

Se Cintra já tivesse um acordo apalavrado com outro treinador quando decidiu dispensar Mihajlovic, seria uma coisa. Mas sendo verdade o que tem sido reportado pela Comunicação Social, não havia ninguém de reserva pronto a assinar. Cintra anda a multiplicar-se em contactos, a bater a várias portas, mas as respostas não têm sido positivas. Só que o relógio não pára, e a pressão para resolver este problema vai aumentando a cada hora. 

Considerando o tempo que resta é o perfil dos nomes que têm sido referidos na imprensa, começo a simpatizar com uma ideia que rejeitava até há poucos dias, mas que, perante a conjuntura atual, me vai parecendo cada vez mais um mal menor: colocar a equipa na mão de um treinador interino que já faça parte dos quadros do Sporting, sem encargos imediatos, e passar a responsabilidade da contratação do treinador para o próximo presidente.

Cintra ainda tem dois dias pela frente para resolver o problema, mas fica a ideia de que a dispensa de Mihajlovic parece ter sido mal calculada. E isso leva-me a outra questão: considerando que Cintra tem andado a contactar treinadores que exigirão, no mínimo, salários tão elevados como aquele que o sérvio iria auferir, por que razão é que o decidiu mandar embora? Está visto que não é pelo dinheiro, duvido que seja pela duração do contrato (que treinador credenciado aceitará um contrato de um ano sem outro tipo de compensação?), e muito menos pelas suas qualidades técnicas - se há coisa que não podemos esperar de um homem que dispensou Bobby Robson com a equipa em primeiro lugar, é bom senso na avaliação das competências de um treinador. 

Para mim, a resposta é esta: Sousa Cintra mandou embora Mihajlovic porque quer deixar nestes 2 meses a marca que não conseguiu deixar nos anos em que foi presidente. Quer ser recordado como um presidente que fez o Sporting campeão, e sabe que esta é a última oportunidade que tem para o conseguir. 

Se for isso que o está a motivar e que o levou a tomar a decisão que tomou, alguém lhe deveria dizer que não foi para isso que foi nomeado para a Comissão de Gestão e para a SAD.

30 comentários:

  1. Mestre, não me venham com historias que um Miguel Cardoso (ex-Rio Ave) ou Luis Castro (ex-Chaves), que entretanto já subiram na carreira, não tinham assinado na hora pelo Sporting. Acessiveis financeiramente, competentes e com boa liderança de jogadores.

    Mihailovic? Scolari? Jesus? Não brinquem com os sócios do Sporting!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PM, tenho dúvidas sobre se o Miguel Cardoso não será demasiado idealista para ser treinador do Sporting. Acho bem que tente implementar as ideias que tem, mas não a qualquer custo. Há situações em que temos de ser mais pragmáticos. O Luís Castro tem feito também um bom trabalho, mas convém não esquecer que as coisas no Porto não lhe correram bem.

      Scolari é brincadeira, o ciclo de Jesus acabou, Mihajlovic era, de todos esses nomes era para mim o mais seguiro(não quer dizer que haja outros que sejam melhores, claro).

      Eliminar
    2. PM pá!.. o q o Sporting precisa é de um treinador disciplinador, e habituado a 60 e mais jogos por época, sem se estar a queixar constantemente... neste último aspecto o Mihajlovic até era melhor que o Jasus, que lhe faltou na carreira uma(s) temporada(s) numa equipa de topo da Europa onde 60 jogos ou mais, é coisa q já fazem há mais de 30 anos. (dimensão física e aprender a rodar -> plantel tem de estar preparado mentalmente, em especial estrelas q pensam que vão jogar sempre quando não estiverem de canadianas).

      Para mim a desculpa é ainda pior que a da gravata do Marco Silva, é um absoluto contra-senso, pois Mihajlovic não pode impor nada, duvido E MUITO que o tenha feito de modo finca pé qualquer alteração, tanto para mais q centros de estágio e jogos de preparação não são marcados por treinador nenhum do mundo, são marcados por direcções, pois envolvem pagamentos, caches variados e até transmissões televisivas. E pro bem e pro MAL quem manda é o Sousa Cintra, ia para estágio quando o Zé do tremoço quisesse e ponto final parágrafo. Se se tivesse recusado ai sim, despedido na hora e no sitio exacto onde estava... mas não foi isso o que o Zé do Tramoço explicou, nem de perto..

      Muito sinceramente, vocês estão a ver o Sousa Cintra PERCEBER ALGUMA COISINHA de estágios e pré-epocas, e preparação de planteis, como eles são feitos nos últimos 10 anos, e em especial nos últimos 3 anos quando muita coisa mudou??? (para mim é zerinho absoluto... e muito pior do que se fosse há 5 anos atrás).

      Eliminar
  2. Mestre,

    A única estupidez efetuada são as eleições a 8 de setembro. Vai ser tudo decidido por uma CG que não tenho confiança nas suas ações.
    Espero muito bem que tomem o minimo de decisões possiveis.
    A próxima direção é que irá estar legitimada pelos sócios.
    Robson tinha sido eliminado pelo Casino Salzburgo de forma humilhante e com sinais de quebra no campeonato. Em 93 não havia a condescendência que há agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 8 de setembro parece-me uma boa data para permitir preparar a época em condições, partindo da base que já existia. Nunca pensei que se atrevessem a reiniciar um processo de contratação de treinador...

      Eliminar
  3. Até posso perceber que Sousa Cintra não quisesse ficar com o Mihajlovic. Aliás, esse erro nem se puderia imputar a Sousa Cintra, pois foi um BdC já em desespero a fazer aquele tipo de contrato inflacionadissimo com um treinador extrangeiro que tinha um CV modesto.

    E a opção mais lógica seria colocar Inácio como interino. Ele que até conhecia já alguns dos dossiers que a SAD estava a gerir, treinador campeão, tendo até conquistado um titulo recentemente com o Moreirense.

    Mas não, é preferivel andar a levar com portas na cara de gajos como o Carvalhal ou Rui Faria, e andarmos a falar agora de novo em Scolari ou até considerar um "desterrado" Paul Le Guen.
    Ridiculo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já me constou que foi bater à porta de outros treinadores internacionais (de qualidade duvidosa) que pediram valores exorbitantes...

      Eliminar
  4. 3 anos de contrato a um gajo que não presta para alem de ter as ideias e a moral baralhadas, um perfil e valores que nada têm a ver com os valores do Sporting !!! Foi mais uma armadilha do Brunocas bem mandado embora. O Mestre odeia mesmo o Sousa Cintra, Mestre o 6-3, magoei a mão e parti uma porta :D, doeu a todos mas já passou.

    Viva o Sporting !!! Força Futsal !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não odeio o Sousa Cintra, longe disso. Não teve sucesso quando foi presidente, mas sempre lhe reconheci amor ao clube.

      Eliminar
    2. Aquando do Leonardo jardim mais o lampião que está no Everton e corrido já de aluno clubes tu dizias o mesmo para depois lhe bateres palmas.
      Diz lá 1 treinador que BdeC não tivesse acertado? Pelo menos pela maioria
      Eram bem aceites. Pois o Brunocas como tu lhe chamas , vai fazer com que tu e outros como tu o desejem de volta e não há-de demorar muito para isso.
      Quanto ao perfil e personalidade diria que (pelo menos na tua ideia) a CMTV é que agora escolhe os perfis dos treinadores e o aconselhamento para a contratação deles pelo Sporting.
      Acho que com a escolha do grupo do Reumático estamos a ir na direcção certa... SL

      Eliminar
    3. Sousa Sintra, (bom presidente para o Sporting ...da Covilhã) simbiose perfeita entre a devoção e a incompetência

      Eliminar
  5. Diz que Segunda apresenta, portanto é esperar.
    Falam em 4 nomes, Carvalhal, Rui Faria, Sá Pinto e Couceiro.
    Carvalhal já disse que não ia treinar ninguém até Outubro ou lá o que é.
    De resto, desde que não seja o Couceiro...

    ResponderEliminar
  6. Parece me que o MdC fala de forma mais simpática relativamente às argoladas da Comissão de Gestão do que as Argoladas da antiga direcção. Não digo que é uma diferença óbvia, mas fico com essa ideia no ar.

    Jamais esquecerei o assalto realizado e o destruir da vida da ex direcção.

    ResponderEliminar
  7. E porque não convencer o Rui Jorge? Paulo Sousa deve ser demasiado caro.

    ResponderEliminar
  8. Com que então Sousa Cintra não está lá para fazer do Sporting campeão? Estou esclarecido. O brunismo está cada vez mais patético.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Efectivamente, o Sousa Cintra está lá para garantir que o próximo presidente eleito "recebe" um Sporting em condições. Com as mesmas restrições de alguem que toma conta da casa de um amigo ausente por um longo período.

      Eliminar
  9. Para mim importa saber quais os custos e o impacto que vamos ter com todos estes actos de gestão "pouco" correntes...

    Esta gente só lá vai estar 2 meses e parecem estar a tomar decisões como se tivessem sido eleitos para um mandato.

    Esta personagem sem cérebro que dá pelo nome de Sousa Cintra, já nos habituou no passado a fazer muita merda e nada me surpreende naquilo que já fez e no que virá a fazer nestes 2 meses.

    É natural que esteja a levar muitas negas nos seus contactos e o mínimo que se poderia pedir era ter resguardado Inácio para solução de recurso...mas isso seria pedir demasiado a alguém que nunca percebeu nada de futebol.

    ResponderEliminar
  10. Os brunistas não perceberam ainda que os sócios do Sporting despediram BdC por justa causa. Alguma vez o clube tem que ficar vinculado ao que um presidente despedido pelos sócios fez, só porque fez? Nem por sombras. A SAD tem a obrigação de preparar uma equipe para lutar pelo título. Há um outro clube na segunda circular que os brunistas poderão apoiar ou ao que poderão aderir, se não gostam do Sporting.

    ResponderEliminar
  11. Até concordo contigo que Sousa Cintra cometeu um erro idiota ao dispensar Robson, mas não me parece justo criticá-lo por dispensar Mihajlovic, contratado em desespero de causa, com outro ordenado à JJ. Será que criticaste assim BdC quando cometeu outra asneira, ainda por cima baseada em pressupostos artificialmente criados, quando despediu Marco Silva para contratar o 'Doutor do Povo' made in A Bola?
    PS. Parece-me que nem o M. Cardoso nem o L. Castro estariam à altura da responsabilidade.

    ResponderEliminar
  12. Mestre, não posso estar mais de acordo e já o disse noutro espaço o quanto esta situação do treinador me repugna.

    Então despede-se um treinador sem se saber o que vale?
    E agora quem quer vir sabendo que na 4ª jornada vai sair pois qualquer canditado irá apresentar o seu treinador??
    estamos de volta a 2012 é??
    Cintra ainda teve o desplante de dizer que a razão foi ele ter feito o SCP perder 300 mil euros, quantos milhões vai Cintra fazer perder com este despedimento(porque Mihajlovic vai querer indeminização) e com a contratação de outro que duvido ser mais barato??

    Vamos perdoar os 70% pois eles realmente não sabem o que fizeram...

    ResponderEliminar
  13. Ou muito me engano ou o treinador vai ser o Sá Pinto! Que foi despachado depois de ter perdido a final contra a Academica. O treinador está a ser negociado com a oposição mais forte a ganhar eleições por isso querem trazer de volta o JJ..

    ResponderEliminar
  14. Esta "comissão de gestão" não pode e não deve continuar a tomar decisões para as quais não está mandatada. Neste momento, em relação ao treinador só pode tomar uma atitude, usar quem já está dentro da estrutura, se Inácio recusou, avança Luís Martins, parece-me mais do que óbvio!!!

    ResponderEliminar
  15. Venha quem vier, é indiferente. Com esta tropa, nunca mais ganhamos nada!

    ResponderEliminar
  16. Caro mestre,

    A marca que também bdC não deixou. Prometeu 4 em 5 ou ia-se embora. A próxima época dificilmente será para recordar como uma muito positiva. Tivémos várias épocas onde as condições foram perto do ótimo e não fomos campeões, dificilmente será a próxima.

    Muitos têm dificuldade em perceber que mais de 2/3 dos sócios votaram SPORTING!

    Abraço,

    (tricampeões em futsal)

    Pedro

    ResponderEliminar
  17. Mestre, aqui o problema é o seguinte, duvido que o Cintra tenha influência sobre alguma coisa, pois "eles" preocuparam-se foi em meter alguém com um certo carisma a dar a cara, mas que fizesse o que lhe mandassem. O Cintra nesta idade avançada já não tem a vitalidade de trabalhar a este nível.

    O problema vai ser na eleições se as pessoas votarem num candidato controlado pelo Ricciardi. Aí é que podemos começar a rezar pela nossa sad

    ResponderEliminar
  18. Artista, por favor!!! Aquele treinador ou qualquer outro que venha para o scp ganhar mais de 1M por época é ridiculo. Mas são Mourinhos? Zidanes? Guardiolas? Ancelottis? Não, ou seja não há razão para pagar o ordenado ridiculo que se anda a pagar aos treinadores começando pelo nosso ex-treinador num dos maiores erros do Sporting no primeiro mandato do Bruno.

    Um treinador que foi 3 vezes campeão nacional com vouchers e essas merdas merece vir po scp ganhar 5 6M? E é preciso parar com esta merda, se o sporting está com problemas de dinheiro não pode andar a oferecer contratos milionários a Zé-ninguéns nem sequer aos jogadores das modalidades como o Ricardinho (mas esse aí já engolia). É que estes gajos não ganharam nada! Fdx até o FS fez mais em ano e meio que esses paneleiros todos em todas as carreiras de treinador deles

    Em relação às alternativas que ele tenta, apenas Rui Faria me interessa, Sá Pinto n é treinador, Couceiro já se percebeu que é uma merda, Carvalhal é o Couceiro ao quadrado. Até Augusto Inácio parece uma solução plausivel olhando para esses nomes. Mas para mim o melhor treinador seria Lito Vidigal (pelo menos era garantido que não perdias pontos a jogar contra as equipas dele, que é o normal época após época). Mas agora gastar 4M num treinador, como disse 1M e já estaríamos a abusar da sorte! Este ano não há champions! E metade do património rescindiu.

    Claro que o Sousa está a defender tb o seu vasto leque de contactos e atentar dar um ponto de partida para a próxima direção mas acho que não o deveria fazer, entretanto a péssima situação que o bruno nos deixou tem facilitado a recusa por parte da maioria (graças a deus).
    para mim o maior erro é não haver eleições dentro de duas semanas!

    ResponderEliminar