terça-feira, 21 de agosto de 2018

A minha opinião sobre cada uma das sete candidaturas

Há um mês, fiz um apanhado dos prós e contras das oito candidaturas que então existiam (LINK). Desde essa altura houve duas desistências (Carlos Vieira e Zeferino Boal), uma candidatura recusada (Bruno de Carvalho) e duas novas candidaturas (José Maria Ricciardi e Rui Jorge Rego), apresentaram-se listas e programas, multiplicaram-se as entrevistas e começaram os debates. A apenas duas semanas e meia das eleições, deixo aquilo que penso das sete candidaturas que vão a votos no próximo dia 8.





JOÃO BENEDITO

Assenta a diferenciação da sua candidatura na experiência desportiva dos elementos que compõem a sua equipa. Sendo verdade que o conhecimento do balneário é uma mais-valia, também se pode alegar que o balneário de uma equipa de futebol é uma coisa bem diferente dos das modalidades de alta competição. A aposta em André Cruz levanta-me algumas dúvidas pelos anos de afastamento do futebol português e por não ter experiência relevante no cargo que lhe foi proposto. Ao invés, acho fantástica a inclusão de Schmeichel para as relações internacionais.

Gosto da ênfase colocada por João Benedito no objetivo de implementar uma cultura vencedora no balneário que não se compadece com desculpas por fatores externos, e tem demonstrado conhecer bem os diversos dossiers - como se demonstra pelo discurso (correto) de desdramatização da situação financeira. Benedito é bom orador, tem carisma, mas gostava de o ver mais assertivo no confrontação dos seus adversários - essa assertividade será fundamental se quiser ter sucesso em alguns dos desafios mais bicudos que terá pela frente caso seja eleito presidente. Se não conseguir pôr Varandas em sentido, irá conseguir fazê-lo com Vieira ou Pinto da Costa?



JOSÉ MARIA RICCIARDI

Totalidade das propostas do programa de Ricciardi na componente Sócios
A sua campanha resume-se a declarar-se como única solução para um problema de uma magnitude que o próprio tem interesse em empolar. Diz que o tempo não está para estagiários, mas parece ter-se esquecido de que fez parte dos corpos dirigentes da dinastia que ia forçando o Sporting a fechar as portas. Por falar em estagiários, quem olhar para o seu programa fica com a certeza de que terá sido elaborado por um recém-licenciado, tal é a pobreza e escassez de propostas para o clube.

Parece estar convencido de que o facto de estar vivo quando o Sporting venceu a Taça das Taças lhe dá capacidades adicionais ao nível do futebol. Esteve muito bem ao escolher José Eduardo para comandar o futebol: falamos de um dos sportinguistas com mais provas dadas na arte de fazer um treinador sentir-se indesejado num clube - arte a que, olhando para o potencial desta lista, terão de recorrer com demasiada frequência.

Podíamos ainda falar na ética demonstrada ao ir pescar elementos do Conselho de Gestão para a sua lista, mas não temos tempo.



PEDRO MADEIRA RODRIGUES

Aprendeu com os erros cometidos na campanha anterior e está a tirar algum proveito dessa experiência, estando bastante mais seguro no discurso e na forma como apresenta as suas propostas. Infelizmente para Madeira Rodrigues, há um obstáculo que é inultrapassável: a sua péssima campanha em 2017 ainda está demasiado fresca na memória dos sportinguistas.

Há a questão adicional de estar a colocar demasiadas fichas numa má ideia que lhe pode rebentar nas mãos: querer substituir Peseiro por Ranieri poderá ser um enorme problema caso a época do Sporting arranque bem (sei que é muito improvável, mas imagine-se que Peseiro vence o Benfica e Feirense nas próximas duas jornadas; como se justificaria então a sua saída?) e, pior ainda, caso Ranieri assine por outro clube entretanto (fala-se que o Bordéus está interessado nos seus serviços).

Garantiu investidores que estão disponíveis para ajudarem o Sporting a financiar-se com taxas de juro mais reduzidas, revelando que poderão estar interessados em fazer parte da estrutura acionista da SAD a médio prazo. Nesta fase, parece-me ser um caso claro de estar a colocar-se o carro à frente dos bois.



FREDERICO VARANDAS

Foi o primeiro a anunciar a sua candidatura, ainda antes da AG de destituição (o que para mim é um ponto a favor, apesar de haver bastantes sportinguistas que pensam de forma diferente), agregou um leque de apoiantes muito amplo, puxou alguns pesos pesados para as suas listas (sendo Rogério Alves o elemento de maior notoriedade) e foi o primeiro a fechar a sua equipa. Do ponto de vista de competências financeiras e empresariais, parece-me estar muito bem rodeado. Do ponto de vista desportivo tenho dúvidas: nem Beto nem Hugo Viana têm capacidade comprovada em experiências anteriores para serem uma aposta segura para o Sporting. Ainda assim, tenho achado bastante interessantes as ideias de Varandas para o futebol.

Tem procurado confrontar os seus adversários com algumas das suas escolhas, apesar de nem sempre executar bem esses ataques por não ser um bom orador - apesar de se notar que está a melhorar nessa vertente.

Tem estado na frente em praticamente tudo nesta campanha, resta saber se ficará na frente no momento que realmente interessa: a contagem dos votos. O facto de Varandas se ter rodeado de notáveis com um passado muito discutível no clube faz lembrar a estratégia de Godinho Lopes, havendo (legítimas) dúvidas sobre se terá capacidade para manter satisfeitos tantos egos e para os controlar caso a sua presidência tenha períodos mais complicados.




RUI JORGE REGO

Partiu com o handicap de ser um desconhecido e de ter entrado tarde na corrida, mas não facilitou a sua própria vida nas primeiras apresentações de ideias da sua candidatura. Em primeiro lugar, propõe um presidente da SAD profissional, o que acaba por reduzi-lo a si próprio a uma espécie de rainha de Inglaterra - já que a força motriz do Sporting está muito concentrada no futebol. Piorou ao anunciar o benfiquista Paulo Lopo para seu presidente da SAD - negou o benfiquismo de Lopo no debate a sete, mas há demasiadas evidências que não podem ser ignoradas. Em segundo lugar, diz ter investidores que ajudarão o Sporting no reforço da equipa de futebol, funcionando como uma espécie de fundo que depois partilhará as mais-valias de futuras vendas.

Apresentou, posteriormente, o seu ás de trunfo: o ex-internacional brasileiro Roberto Carlos, para liderar o futebol do Sporting. É, indiscutivelmente, uma figura maior do futebol mundial, mas, tirando a sua experiência como jogador, não há nada que indique que seja o homem certo para o cargo.

Ninguém pode acusar Rui Jorge Rego de não se tentar diferenciar dos seus oponentes. Infelizmente, está a tentar diferenciar-se recorrendo a um nome (Lopo) e a uma estratégia (fundos) que gerarão mais aversão do que simpatia.



DIAS FERREIRA

Figura quase omnipresente nas últimas três décadas da vida do Sporting, Dias Ferreira decidiu mais uma vez candidatar-se à presidência do clube. É inegável a experiência que tem no dirigismo e o conhecimento que tem ao nível dos corredores do edifício do futebol português, mas não parece ter nada para apresentar que não sejam algumas ideias avulsas e a sua própria disponibilidade para exercer o cargo.



FERNANDO TAVARES PEREIRA

Foi dos primeiros candidatos a avançar, mas pouco fez para se dar a conhecer ao grande público - abdicou, inclusivamente, de comparecer nos debates a dois. Tem méritos empresariais indiscutíveis e nota-se que sabe do que fala quando o tema é as finanças do Sporting, mas também se percebe facilmente a sua falta de experiência do ponto de vista desportivo. Continuando assim, dificilmente conseguirá evitar uma votação pouco significativa.