segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A venda de Doumbia

Seydou Doumbia foi contratado no início da época passada à Roma. Vinha de uma boa época na Suiça e parecia ser uma excelente alternativa a Dost, podendo eventualmente até jogar em dupla com holandês. Veio inicialmente por empréstimo, com uma opção de compra que seria exercida pouco tempo depois. Custou 3,5 milhões, aos quais se juntaram 0,7 milhões de comissão e um prémio de assinatura de 3 milhões a pagar ao longo de dois anos. No total, o investimento do Sporting foi de 7,2 milhões de euros, ficando o jogador, ao que se diz, a auferir um salário algures entre os 3 e 4 milhões de euros em cada um dos três anos de contrato. Sendo verdade o salário, isso faria de Doumbia um dos jogadores mais bem pagos do plantel.

Infelizmente, o jogador não conseguiu corresponder em campo às expetativas criadas com a sua contratação. Começou bem, marcando dois golos importantíssimos contra o Steaua e contra o Olympiacos, mas depois disso foi perdendo gradualmente influência na equipa. Acabaria a época como 4ª opção para Jesus, marcando um total de 8 golos: para além dos golos na Liga dos Campeões, fez o 3-1 em Astana, bisou no 6-0 ao União da Madeira para a Taça da Liga e marcou 3 contra o Vilaverdense para a Taça.

Como atenuantes, deve referir-se a utilização espaçada que Jesus lhe foi dando (mal calçou no campeonato) e o "azar" de lhe terem anulado um par de golos limpos (o golo que o VAR lhe anulou contra o Feirense foi o maior escândalo do ano), mas o que é facto é que, aos 30 anos (segundo o que diz o seu BI), já perdeu a aceleração e velocidade que o distinguiam, sobrando apenas um ponta-de-lança banal que não tem lugar no Sporting.

Poderão alegar que não foram poucos golos considerando a sua utilização, mas um ponta-de-lança que custou e recebe ao nível de Doumbia tem a obrigação, nas competições nacionais, de render muito mais. Há que pensar também no custo de oportunidade que foi gastar este dinheiro todo que, se bem aplicado, poderia ter ajudado o Sporting a obter outros resultados na época passada.

Sendo um ponta-de-lança banal e caro, a ter de receber entre 6 e 8 milhões nos dois anos de contrato que lhe restavam, a saída tornava-se obrigatória. Recuperar o valor investido era simplesmente irrealista face à época que realizou.

Segundo as notícias, o Sporting estará em vias de vender Doumbia ao Bursaspor por 1 milhão de euros. Não sendo a venda que todos gostaríamos que fosse, acaba por ser uma boa notícia - no sentido em que é o negócio possível e livra o Sporting de um dos seus salários mais elevados, aumentando a margem orçamental que temos para contratar um suplente/concorrente para Dost que efetivamente faça a diferença.

Mesmo não tendo tido o rendimento que desejávamos, Doumbia foi um bom profissional que fez um bom balneário. Merece melhor sorte nesta nova fase da sua carreira.

P.S.: para quem diz que foi "mais um mau negócio da CG" e que uma venda destas não aconteceria com Bruno de Carvalho, convém relembrar que:

1. O mau negócio aconteceu na contratação, já que o jogador esteve longe de justificar os 7,2 milhões investidos e o salário que auferia. Não foi a CG que contratou o jogador.

2. Convém lembrar que Bruno de Carvalho, quando chegou ao Sporting, fez (e muito bem) inúmeras vendas, cedências e empréstimos por valores irrisórios de jogadores caros, independentemente do seu valor desportivo (Schaars, Arias, Viola, Labyad, Jeffren, Gelson Fernandes, Miguel Lopes, Rinaudo ou Onyewu). Por vezes é melhor aceitar algumas perdas do que manter entulho caro no clube.

Critique-se a CG quando houver motivos para isso (e tem havido muitos). Neste caso, estarão apenas a fazer aquilo que tem mesmo de ser feito.