quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Doumbia, Viviano, dilema na baliza e um plantel por arrumar

A rescisão com Doumbia

Foi ontem oficializada a contratação de Doumbia pelo Girona. O avançado costa-marfinense rescindiu com o Sporting antes de assinar, o que significa que não receberemos qualquer verba pelo jogador.

Fico, no entanto, com a dúvida em relação ao prémio de assinatura que o Sporting se comprometeu a pagar ao jogador: 3 milhões no total a pagar ao longo de dois anos. Será que ficámos dispensados de pagar alguma parte desse valor? Poderá estar aqui a diferença entre um negócio aceitável e um não negócio.

Ainda assim, era fundamental livrar o clube da carga salarial do jogador - que cria uma grande folga para um eventual último reforço de ataque.


O caso Viviano


Não consigo entender a vontade que a Comissão de Gestão parece ter em mandar embora Viviano. É um guarda-redes que dá garantias pela experiência que tem. Saindo, supõe-se que a titularidade irá parar mais cedo ou mais tarde a Renan, que, aos 28 anos, apenas jogou regularmente em três épocas (Atlético Mineiro, São Paulo e Estoril). Mostrou valor na época passada, mas parece-me haver aqui algum risco em confiar uma época inteira a um guarda-redes com este historial.

Viviano pode ser um jogador com um salário elevado, mas o Sporting não poderá aspirar à vitória no campeonato sem um guarda-redes que dê segurança a toda a equipa durante uma época que será muito longa.


Dilema na baliza

Considerando a excelente exibição de Salin na Luz, suponho que fique adiada a titularidade de Renan. A meu ver, Peseiro fará o seguinte: Salin jogará contra o Feirense e, depois da pausa para as seleções, colocará Renan no jogo da Taça da Liga contra o Marítimo. Se tiver uma exibição positiva, o brasileiro agarrará a titularidade daí para a frente.


Um plantel por arrumar

É muito importante reduzir o plantel nos três dias de mercado que restam. Temos atualmente 32 jogadores, incluindo vários que ou não têm qualidade para representarem o Sporting ou que são claramente cartas fora do baralho para o treinador. Petrovic, Mattheus Oliveira, Jefferson, Castaignos, Carlos Mané, Bruno César e um guarda-redes (temos quatro de momento) têm de ser vendidos ou emprestados para tornar o grupo de trabalho gerível e aliviar ainda mais os custos com pessoal.  

Conseguindo colocar os jogadores acima referidos, ficaríamos com um plantel de 25 jogadores:

GR: Viviano/Salin; Renan; Max
DD: Ristovski / Bruno Gaspar
DE: Lumor / (fala-se de Coentrão)
DC: Coates / Mathieu / André Pinto / Marcelo
MC: Gudelj / Battaglia / Sturaro / Wendel / Misic 
MD: Matheus / Jovane
MO: Nani / Bruno Fernandes
ME: Raphinha / Acuña
PL: Dost / Montero / Diaby