segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Ideias principais do debate de ontem

Achei interessante o debate a sete que ontem teve lugar na Sporting TV. Sendo um modelo pouco adequado para uma apresentação profunda de ideias, temia que fosse um desperdício de tempo mas, felizmente, a maior parte dos candidatos conseguiu passar de uma forma genérica aquilo que pretendem para o Sporting.

Deixo de seguida algumas das ideias principais que os candidatos transmitiram. Amanhã darei a minha opinião atual sobre as diferentes candidaturas.

João Benedito

Quer um único capitão que faça parte das tomadas de decisão da estrutura como núcleo duro. Quer implementar uma cultura em que não se arranjem desculpas externas em caso de insucesso. Diz que o sucesso desportivo é o melhor motor para a resolução da questão financeira, referindo que não há qualquer necessidade de recorrer a investidores.


José Maria Ricciardi 

Diz que os dois ex-CG's ficaram livres do compromisso de não se juntarem a nenhuma lista a partir do momento em que se demitiram (yeah, right?). Considera que o motivo principal de o Sporting ter ganho tão pouco nas últimas quatro décadas e a falta de liderança - e diz que nem Varandas nem Benedito têm essa capacidade de liderança - problema que o próprio diz poder resolver.


Pedro Madeira Rodrigues 

Centra demasiado o discurso na figura do treinador, o que é particularmente perigoso numa altura em que se fala na possibilidade de Ranieri assinar pelo Bordéus. Diz que os investidores que arranjou emprestarão o dinheiro necessário ao Sporting com uma taxa de juro inferior à dos empréstimos obrigacionistas - podendo, no futuro, entrar no capital da SAD.


Frederico Varandas

Foi o mais agressivo dos candidatos a colocar em causa ideias e nomes das outras listas. Discorda de Benedito no perfil do capitão, dizendo que devem ser vários jogadores em função dos subgrupos que existem num balneário, e devem ser jogadores que costumam jogar. Em resposta às acusações de Ricciardi de que o tempo não é para estagiários, diz que, num clube desportivo, amador é quem quer presidir sem perceber nada de desporto.


Rui Jorge Rego

Foi buscar Roberto Carlos porque diz que falta hábito de vitória ao Sporting. Falou no impacto mediático de ter recrutado Roberto Carlos para a sua equipa, mas exagerou quando tentou fazer passar a ideia de que isso, por si só, trará receitas para o Sporting. Negou o (evidente) benfiquismo de Paulo Lopo. Não detalhou como funcionará a participação dos seus investidores na contratação de jogadores. Diz que não se deve contar com futuras mais-valias de vendas de jogadores no momento de definir o orçamento de futebol. Quer passar a formação do futebol para o clube para que o clube passe a ter receitas iniciais de direitos de formação.


Dias Ferreira

Bem a apontar a falta de ética de Ricciardi ao trazer Gurita e Cavalleri para a sua lista. Propõe a criação de uma nova academia para a formação na zona de Lisboa (o futebol sénior mantém-se em Alcochete). Vai criar o cargo de team manager dedicado exclusivamente aos jogadores emprestados. Criticou (e bem) a entrada de investidores. Perdeu a maior parte do seu tempo a entrar em picardias com outros candidatos.


Fernando Tavares Pereira

Acabou por usar grande parte do seu tempo a apresentar-se, tentando passar a ideia de que se pode equiparar o Sporting ao grupo empresarial que detém e dizendo que já levou o clube da sua aldeia aos campeonatos nacionais. Não se ouviu qualquer ideia do ponto de vista desportivo. Esteve bem ao dizer que o Sporting não tem necessidade de recorrer a investidores, pois existem condições para resolver os problemas com meios próprios. Disse (e bem) que as modalidades não dão tanto prejuízo quanto se pensa. Promete limpeza total ao nível da formação. Revelou que não vai participar em nenhum debate a dois (!).