sábado, 1 de setembro de 2018

O fecho de mercado

OPERAÇÕES NO ÚLTIMO DIA DE MERCADO

1. Empréstimo de Matheus Pereira. É uma decisão incompreensível. Matheus esteve muito mal ao desabafar publicamente após ter ficado na bancada - uma falta de respeito para com os seus colegas, nomeadamente Raphinha e Jovane -, e voltou a perder razão com os tweets que escreveu após consumado o empréstimo (apagou-os pouco depois), mas isso não justifica que o Sporting desista imediatamente de integrar e trabalhar mentalmente o jogador de forma a tirar partido do seu enorme potencial, ainda mais tendo características importantes que não abundam no plantel. Peseiro optou pela solução fácil, o que demonstra falta de coragem. Cintra fez uma vontade que não devia ao treinador que escolheu, o que demonstra incompetência.

2. Empréstimo de Ryan Gauld e Pedro Delgado ao Farense. Não sei o que vão ganhar competindo na II Liga. Devia-se ter arranjado uma solução melhor para o desenvolvimento dos jogadores.

3. Empréstimo de Mattheus Oliveira ao V. Guimarães. O ideal seria a venda, considerando que muito dificilmente alguma vez será jogador para o Sporting. Ainda assim, é um bom destino para empréstimo.


PROBLEMAS QUE NÃO SE RESOLVERAM

1. Vamos atacar a época com Jefferson como lateral esquerdo titular. Não quisemos ou não conseguimos recuperar Fábio Coentrão, que acabou por assinar... pelo Rio Ave. Há quem diga que Coentrão nos pediu muito dinheiro, há quem diga que Peseiro recusou Coentrão por achar que Jefferson é melhor. No comments.

2. Não há substituto para Dost. Se o holandês não estiver disponível, sobra-nos Montero, Diaby e... Castaignos. A não ser que o novo reforço vindo da Bélgica surpreenda, poderemos ter aqui um enorme problema.

3. Enorme despesa com jogadores que poucas vezes serão opção. Petrovic, Misic, Douglas, Castaignos, Viviano/Salin/Renan, Bruno César, Bruno Paulista e Carlos Mané. Estão aqui pelo menos 10 milhões em salários que poderiam ter sido canalizados para reforços verdadeiramente úteis. A responsabilidade destas contratações não é da CG (excetuando a do 4º guarda-redes), mas houve muito tempo para resolver a maior parte destes dossiers. O que é que andaram a fazer este tempo todo?


O PLANTEL

GR: Viviano, Salin, Max, Renan
DD: Ristovski, Bruno Gaspar, Thierry Correia
DE: Jefferson, Lumor
DC: Coates, Mathieu, André Pinto, Marcelo, Douglas
MC: Petrovic, Battaglia, Misic, Gudelj, Sturaro, Wendel, Miguel Luís, Bruno Paulista
ME/EE: Raphinha, Acuña, Bruno César
MD/ED: Jovane, Nani, Elves Baldé
MO: Bruno Fernandes
PL: Dost, Montero, Diaby, Castaignos, Mané

Temos nos quadros um total de 34 jogadores contratados para a equipa principal ou promovidos das camadas jovens, dos quais 2 não deverão ser integrados nos trabalhos do plantel (Douglas e Bruno Paulista). Um número obviamente excessivo que, infelizmente, não oferece a qualidade necessária para algumas posições.

Temos um onze forte (lateral esquerdo à parte) mas as soluções de banco são insuficientes, principalmente ao nível ofensivo. Infelizmente, este último dia de mercado não só não resolveu os casos mais importantes, como ainda os agravou com a absurda cedência de Matheus Pereira.

Não temos qualidade suficiente para competir com Benfica e Porto pelo primeiro lugar. Infelizmente, também não temos vantagem ao nível da qualidade do treinador - pelo contrário. Para podermos ter alguma hipótese de lutar pelo título, teremos de ser inteligentes a definir as prioridades e a gerir os recursos que existem. Não poderemos pôr a carne toda no assador em todas as competições, caso contrário ficaremos prematuramente afastados daquilo que realmente interessa. Não comprámos alternativas, pelo que teremos de as saber criar com a matéria-prima que temos à disposição. Temos de jogar cada partida do campeonato como se de uma final se tratasse e aproveitar as restantes competições para indo dar muitos minutos de competição a quem possa vir a acrescentar valor.

É com estes que vamos à guerra, logo são estes que deveremos apoiar. Apesar de todas as frustrações que a vida do clube nos tem causado nos últimos meses, temos de as conseguir ultrapassar a bem do Sporting.

Neste momento, a única coisa que desejo é que, mais logo, se dê continuidade ao bom arranque de época com uma vitória sobre o Feirense. E depois sobre o Marítimo. E depois sobre o Braga. Não faz sentido viver o Sporting de outra forma.